Justiça
A justiça é uma arma. Ela pode ser usado para causar danos, mas não pode proteger ou salvar outras pessoas.
(Osamu Dazai)
O CAMINHO DO GUERREIRO
Os 7 Pilares do Bushidô
GI – JUSTIÇA
Você deve acreditar que a justiça não é algo que é praticado pelos outros, mas algo que você respeita e segue todos os dias.
YUU – CORAGEM
Ficar escondido não é a melhor maneira de encarar a vida. Mas ser corajoso não é ser um idiota. Você deve ter inteligência e cautela.
JIN – COMPAIXÃO
Um samurai treina arduamente para fazer o bem: amor, amizade e solidariedade. Ajude seus colegas em todas as oportunidades que houver.
REI – RESPEITO
O samurai não tem nenhuma razão para ser cruel. Não há necessidade de provar a sua força. Um homem é respeitado não só por sua coragem, mas também pela forma como trata o outro o seu redor.
MAKOTO – HONESTIDADE
Mentir é um ato covarde e desonroso. Quando um samurai diz que vai fazer algo, é como se já tivesse feito. Sua palavra, sua honra.
MEIYO – HONRA
O verdadeiro samurai só tem um juiz de sua honra: ele mesmo. As escolhas que você faz e como você trabalha para obtê-las são um reflexo de quem você realmente é.
CHUU – LEALDADE
Um samurai é leal àqueles que estão sob seus cuidados. Seu dever e proteger, cuidar e respeitar. A origem da palavra samurai vem de "servir" em japonês.
Eu a favor da verdade, não importa quem a diz. Eu sou a favor da justiça, não importa quem é a favor ou contra.
Nós somos apenas homens, atraídos para agir em nome da vingança que julgamos ser a justiça, gerando mais vingança... Forjando o primeiro elo da cadeia de ódio.
Agora você vem a mim e diz 'Don Corleone, faça justiça', mas você não pede com respeito. Você não oferece sua amizade. Você nem sequer pensar em me chamar de Padrinho.
Mas, assim como o homem civilizado é o melhor de todos os animais, aquele que não conhece a
justiça e as leis é o pior de todos.
O amor supera a justiça.
Justiça é dar ao outro o que é dele,
Amor é dar ao outro o que é meu.
Nota: Adaptação de um trecho da Carta Encíclica Caritas in Veritate do Sumo Pontífice Bento XVI sobre o Desenvolvimento Humano Integral na Caridade e na Verdade, em 29 de Junho de 2009.
...MaisCom o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.
A imprensa publica, mas tudo indica que a justiça não lê!
Diz que é cega, mais o lado dos colegas ela sempre vê!
Nós somos apenas simples pessoas movidas pela vingança em nome da justiça. Mas se a vingança é chamada de justiça, então dessa justiça irá nascer ainda mais vingança... e então se toma uma corrente de ódio.