Julgar o Próximo
Julgar seu próximo por seus erros é fácil. Difícil é revelar os ocultamentos das nossas inúmeras irresponsabilidades.
,, Cuidado ao Julgar o Próximo . Pois a ignorância passará e será revelado o Conhecimento sobre todas as Coisas... Aí Todos ficarão absortos de Ver o seu Ser , refletido na imagem do Outro "
"Só julga o próximo quem quer ocultar os próprios defeitos. Quem reconhece seus desvios não julga; observa, compreende e silencia, pois sabe que também não é perfeito."
Se te julgarem e tiverem razão por não respeitares o próximo, corrige-te. Se não tiverem razão, não entregue a tua paz.
"Se cada um se preocupasse um pouco mais consigo mesmo, certamente a preocupação com o outro tomaria um rumo diferente, porque é a partir de nós mesmos que passamos a compreender melhor o outro. Mas se não nos compreendemos como vamos fazer isto? Se nos julgamos, nos culpamos, nos maltratamos, não nos perdoando e portando-nos como carrascos, como vamos proceder com o nosso próximo? Como vamos enxergar o outro permanecendo indiferentes a nós mesmos?"
O ato de julgar e condenar o próximo estão presentes nos fracos que se dizem donos da verdade, a capacidade de enxergar além dos defeitos, percebendo as virtudes das pessoas são características que somente os sábios têm.
Não julgue a dor do seu próximo, para você pode ser até boba e insignificante, mas pra quem está sofrendo é o mundo que desaba sem piedade.
Empatia é um ótimo remédio, então tome e se humanize perante tais situações.
Lembre-se: A dor não é sua, então respeite quem sofre.
Um dos caminhos à sabedoria encontra-se na prática de ouvir o próximo verdadeiramente. Nunca julgar... isso nunca, pois cria-se muros e não pontes... Ouvir verdadeiramente também é capaz de criar laços de amizade indestrutíveis.
O motivo do nosso empenho em julgar bem o próximo é que temos medo de nós mesmos: a base do otimismo é puro receio.
(O retrato de Dorian Gray)
O julgamento de Deus começou! A era do amor egoísta acabou e entramos na era do amor altruísta, a era do SERVIR ao próximo com amor.
Não desmereça a dor alheia, não a julgue, não reforce a dor do outro com suas verdades, ninguém precisa de lição de moral quando está triste, precisa de AMOR... Só e somente!
Antes de julgar, conheça, estude, trabalhe, forneça auxílio, e se mesmo assim ainda for julgado, ame sempre!