Julgamento
“A certeza é que a espada da justiça é divina, do ser humano a mão do julgamento sem martelo.”
Giovane Silva Santos
As pessoas sempre olharão para nós, seja em forma de julgamento, ou admiração, independente da forma que estamos, sempre terá alguém nos observando, então,vamos fazer o possível, para que todos os olhares atraídos, sejam de admiração, e que aqueles de julgamento, se transforme com o passar do tempo...
Catadores do Smithsonian
Deus trará todo trabalho para julgamento, incluindo todas as coisas secretas, sejam boas ou más. - Eclesiastes 12:14
A convenção democrata acabou. Todos os delegados foram para casa. Mas, em uma área de armazenamento obscura no Museu Nacional de História Americana da Smithsonian Institution, os momentos estavam sendo preservados. Dois historiadores do Smithsonian haviam se misturado à multidão do Madison Square Garden, recolhendo recordações que evocarão o espírito da convenção por muitos anos: confetes, lembranças, faixas, sinais artesanais, lembranças de Mylar.
Aqueles que trabalham para preservar o espírito do passado estão envolvidos em uma atividade divina. Eles nos lembram que tudo é significativo. Tudo!
Mas muitas vezes esquecemos disso. Corpos envelhecidos, mudanças de circunstâncias e todos os tipos de perdas nos fazem pensar se algo realmente importa. Qual é o ponto se perdermos tudo no final?
Salomão também se perguntou sobre isso. Por um tempo ele pensou que tudo estava destinado a se tornar inútil e esquecido. Mas quando ele voltou a si e se lembrou de seu Criador, ele viu que tudo é significativo, seja para o bem ou para o mal. Deus julgará todo ato e motivo (Ec 12:14).
Salomão concluiu: “Teme a Deus e guarda os seus mandamentos, porque isto é todo o dever do homem” (v.13 KJV). A única maneira de encontrar satisfação é obedecendo a Deus.
Deus governa como soberano em seu trono,
julga grande e pequeno;
E todos os que desprezarem o seu domínio,
debaixo da sua vara, cairão. —DJD
Tudo na vida tem um significado eterno - para o bem ou para o mal. Mart DeHaan
Nunca permiti que o barulho do julgamento alheio viesse silenciar as minhas atitudes;
Sempre tive a coragem de acertar ou até mesmo errar sem me importar com as consequências;
E de alguma forma sempre fui feliz em priorizar o que realmente é importante para mim... O resto é secundário;
Não leve em julgamento um mentiroso, A mentira é uma arma poderosa e também traiçoeira e quem sabe usá-la não terá problemas e quem não sabe... A verdade mostra no pior momento.
Acusando-me com o olhar
Sempre me senti acuada com olhar de julgamento, qualquer sinal de sintonia e desconfiança já me tira do sério, não vivo para agradar ninguém, mas amo retribuir com agrado quem eu amo e me faz bem.
Às vezes me sinto conectada, como se alguém fizesse aparecer à ideia dentro de mim, um mistério inexplicável, é raro eu pensar “minha nossa!”, mas me surpreendo sempre que isso acontece.
Descobri que algum lugar dentro de mim, um poço de maturidade. Já tenho 52 anos, já vivi tempo suficiente para me espiritualizar, deixar de acreditar em amuleto da sorte, aprender a perdoar o passado.
A escolha é óbvia até para uma retardada, a gente pensa isso depois que o click encaixa na nossa cabeça. Precisei examinar todo o meu subconsciente com cada detalhezinho.
Como eu posso explicar que durante anos eu não tenha pensado por dentro, nem uma vez sequer. Andava cheia de ilusões, só pensava em riqueza, descartava qualquer vida de voluntária.
E daí? Pensava eu, o mundo me cobrava respostas concretas e eu justificava que aquilo era para tirar o foco dos meus sonhos. No fundo, eu sabia que o meu destino não era o que planejei.
Não pude levar avante o discurso e a insensibilidade dos meus atos e palavras, meu caráter íntegro veio de fábrica, acompanhados de procrastinação e a minha habilidade em esconder minhas preferências mais simples.
Nesse campo propício dos altos sonhos, era preciso focar na própria vida e esconder a frustração de que ia passar a vida sem ser útil ao mundo. Viver é um milagre! Eu precisava ser grata!
Por meses, lutei de forma inapropriada para não enxergar as dificuldades além das minhas não reais necessidades. Eu vivia para impressionar os outros. Dizia que me amava, mas estava sempre tentando ser aceita até por quem não tenho intimidade.
Minha vida de não rica e de não apreciar tudo o que tenho me levou a ser julgada o tempo todo, era Deus que não pode dar asas a cobra. Poderia ter bem mais do que tenho se não decidisse compartilhar, mas a minha maior poupança é diminuir uma gota do oceano chamada: desigualdade social.
Acusar um cidadão de crimes, sem bases fundamentadas, é mau, leva-lo a julgamento por suspeitas e sem indícios nem qualquer facto provado, é obsceno.
Julgamento é diferente de juízo: julgamento é o ato de julgar (ação); juízo é capacidade para julgar (discernimento).
Ou seja, o cristão pode julgar fatos, comportamentos, atitudes etc., avaliando-os e tomando decisões acerca deles, mas não tem a capacidade de Deus para emitir juízo de absolvição ou de condenação.
“Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais (1 Co 5:11).
É Deus quem julga a todos. Mas ele nos dá autoridade para ”agir” em certas demandas. (1 Tm 2:7) Está escrito!!! Mas é mister fazê-lo mediante a sabedoria de Deus. (Cl 4:5)
“Afinal de contas eu não tenho o direito de julgar os que não são cristãos. Deus os julgará. Mas será que vocês não devem julgar os seus irmãos na fé? Como dizem as Escrituras Sagradas: “Expulsem esse malfeitor do meio de vocês”” (1 Co 5:12-13)
Contra os falsos profetas:
“Os falsos profetas e sonhadores que tentarem desviá-los devem ser executados, pois incentivaram a rebelião contra o SENHOR, seu Deus, que os libertou da escravidão e os tirou da terra do Egito. Uma vez que eles tentaram desviá-los do caminho que o SENHOR, seu Deus, ordenou que seguissem, vocês terão de executá-los. Desse modo, vocês eliminarão o mal do seu meio”
(Dt 13:5).
Esses estão dentro da Igreja do Senhor com aparência de servos fiéis, mas o seu interior é uma mentira, pois fazem mal aos servos que, de fato, são fiéis a Deus.
Poema do espelho!!!!
Passamos uma vida, se justificando por julgamento alheio....se perdendo e se transformando naquilo que foi idéia de alguem. Não se descontrua, por um instante de neurose de um terceiro!!!! Encontrem-se no seu pseudocaos uma organização diferente... Permitam-se o nu no espelho da própria existência...
Senhor,
livrai-me do achismo, do preconceito, da maldade, do julgamento e do egoísmo.
Assim seja!
Graças a Deus!
Anna L. Ramos
20/07/2018
Sobre o Não-julgamento.
Uma das tarefas mais difíceis a se realizar pela programação social da mente humana. Meditemos.
Todas as sentenças se utilizam de um julgamento, onde se colocam as culpas e acusações para justificar as condenações e penas, sejam elas, prisão perpétua ou pena de morte. Então, qual é a acusação do nascituro para que possa condena-lo a morte?
Nunca conheceremos a unidade de uma pessoa o suficiente para formar um julgamento final sobre ela, mesmo porque, não passamos por todas as circunstâncias que a vida poderá nos impor para conhecermos objetivamente a nós mesmos.
