Judas
Jesus era tão parecido com seus discípulos, que a única forma que Judas Iscariotes encontrou de entregá-lo foi sinalizando com um beijo. Autoridade e respeito não vêem de destaque, vêem do convívio.
Inteligência e Sabedoria
Pedro era explosivo, mas não era perigoso. O perigo estava em Judas, que abraçava e beijava.
O demônio que entrou em Judas Iscariotes não tirou a consciência dele, e foi logo ganhar dinheiro com o nome de Jesus.
Adão e Eva fracassaram no Éden; Saul fracassou no trono; Judas fracassou tendo o melhor mestre. Já Davi venceu sendo o menor; Daniel não se contaminou no palácio; José não caiu com a mulher de Potifar e Jesus venceu no deserto. Não tem nada a ver com o ambiente ou com as circunstâncias, mas com nossa intimidade com Deus.
Lidar com o Pedro explosivo é tranquilo. O problema é saber identificar o judas, pois, ele é calmo, amigo, sorridente, aquele que abraça e com um beijo trai.
Todo traidor, não importa em que área da vida e as circunstâncias, é discípulo de Judas. Pode ver o mestre realizar os grandes milagres, fazer maravilhas e ter as maiores experiências com Deus, mas por fim, enforca-se, usando as cordas dos desejos e vontades.
O destino trágico de Judas não se deu devido ao que ele fez à Jesus, mas ao que ele fez ao próprio coração. Por ter endurecido seu coração ele foi consumido pela culpa, quando poderia ter sido transformado pelo arrependimento.
A MÃE DE JUDAS
QUANDO EM PEQUENO O EVANGELHO EU LIA,
DIZIA PARA MIM MESMO: NÃO TE ILUDAS,
TALVEZ MAIOR QUE A DOR DE MARIA
TENHA SIDO O SOFRER DA MÃE DE JUDAS.
QUE DESTINO CRUEL, QUE SOFRIMENTO,
QUE DURAS PENAS E QUE SORTE AVARA,
VER UM FILHO SUJEITO A TAL TORMENTO,
UM FILHO QUE EM CRIANÇA AMAMENTARA.
MARIA VÊ JESUS CRUCIFICADO,
CONCEDENDO PERDÃO À TURBA INTEIRA.
A OUTRA MÃE VÊ JUDAS ENFORCADO
COM SUAS PRÓPRIAS MÃOS, NUMA FIGUEIRA.
ALGUÉM PERGUNTA: ANTE TRISTEZAS TANTAS,
QUAL DAS DUAS NA TERRA SOFREU MAIS?
E A AMPLIDÃO RESPONDE:
AMBAS SÃO SANTAS,
NO SOFRIMENTO AS MÃES SÃO SEMPRE IGUAIS.
Essa interpretação de judas é simples, serve para todos que se julgam pastores ou padres que cuidam de suas ovelhas ou fieis, ambos tosquiam, ou seja, roubam suas ovelhas ou fieis, porque elas não conseguem enxergar os diabos que se põem em sua frente, eles se aproveitam da fé alheia para o ato de roubar descaradamente.
Cristo não aboliu a diferença entre o que Marta estava fazendo e o que Judas fez; Ele só falou que essa diferença é pequena se você comparar com uma outra coisa. Você pode fazer um monte de coisas boas, mas isso não vai te libertar. Uma hora essas coisas boas te serão tiradas; uma hora tudo de bom que você fez será tomado. Ele não falou que Marta era uma pessoa ruim, ou que estava fazendo algo errado; Ele só falou: “isso que você está fazendo é bom, mas vai acabar. E aí, o que será de você?"