Jovens
MINHA FRASE 0530
Muitas caras jovens que vejo em perfis na Internet não são de caras jovens... São de coroas!
Na nossa infância tentamos descubri porque seremos jovens, como jovens tentamos descubri porque temos infância?
Os maiores aventureiros morreram velhos, mantendo seus corações cada vez mais jovens. Esse me parece ser o segredo de uma boa vida, e é exatamente assim que mantemos acessa uma uma boa fogueira.
“- Desejo tudo de bom para você, minha querida (...) - O que moças jovens fazem? - ... Vá beber até cair com esse dinheiro.
- Beber até cair?
- Não, não até ficar inconsciente, mas um pouco...como é mesmo o nome daqueles drinks vermelhos e lindos? Ah, e vá dançar. Sorria. Divirta-se. Esqueça esse rapaz. Tchau.”
“(...) não queria me ver cercada de jovens recém-casados. Preferia muito mais universitários traficantes.”
Estes jovens (os Shministim) ousaram protagonizar o que muitos de nós esquecemos que somos capazes de produzir:um mundo diferente. Ao dizerem não àestupidez e à violênciaque dilaceram o povo palestino, eles mostraram que por mais que se tente minar com as utopias sinceras e os sonhos, ambas estarão sempre inscritos nas linhas de nossos horizontes. Enquanto houver quem diga não e se recuse a participar inerte destes teatros cotidianos de falsidades e imundices, a esperança brotará fértil nos caminhos do presente e, apesar das pedras e das perdas no meio do caminho, o sol brilhará dissipando as escuridões que pairam sobre estes dias tão sombrios
Seus pais, seu avós, seus tios... Também já foram jovens um dia...
É possível que eles tenham cometido muitos erros... Mas isso não seria muito moral falar.
Então deixem eles falarem de você mesmo.
Os jovens sentem orgulho em terem tempo de ser estúpidos,
Os maduros sentem frustração por terem perdido tanto tempo sendo estúpido.
Cidade pequena, onde a vida passa desacelerada, onde só há crianças e senhores, os jovens saem para ganhar a vida e voltam quando velhos, para perdê-la em paz.
- Eu esperei muito tempo por esse dia, sua partida em busca de algo melhor. Você, leve e linda, cheirosa e meiga, não merece ficar estagnada em algo sem mobilidade nenhuma como esta cidade soturna.
- Mas papai, não vai dar. Como vou deixar o senhor aqui? Acho melhor eu rejeitar esta proposta de emprego. Não consigo meu pai, não consigo. Venha comigo, por favor?
- Deixe-me aqui, esse lugar já faz parte de mim filha. Seu querido paizinho já está muito velhinho para essas aventuras.
O Sol do entardecer batia em seus olhos em pranto. Mariano irredutível com um abraço sussurra em seus ouvidos.
- Querida, você precisa ir. Venha meu bebê sente-se aqui.
E uma pausa, um silencio lutuoso fica no ar.
- Sabe filha, não se preocupe comigo, aqui é minha terra, mas não é a sua. Não tenho vontade de partir, já vivi tudo que tinha que ser vivido. Você é jovem ainda, sua alma está inquieta agora, e isso é ótimo. Seu velho vai ficar bem aqui, ta bom? Agora vaia logo antes que escureça. Leve com você isto.
Mariano tira do bolso uma bússola, velha e quebrada.
- Olha minha querida, quando eu saí de casa meu pai me deu esta bússola me disse que ela me indicaria o caminho da felicidade. Leve com você. É tudo que eu tenho de mais valioso.
Ela olha aquela bússola surrada pela vida, olha para o pai como se esperasse que ele falasse mais alguma coisa. Ele captando no ar responde.
- Valioso aos olhos do coração minha filha, é o que importa. O coração.
Quando jovens, devemos buscar por novas paisagens, conquistas e desafios físicos, mais velhos, devemos aprender a contemplar, partilhar, e buscar por novos horizontes, principalmente espirituais, sem o que, as conquistas da juventude terão sido em vão.
Quantos jovens estão morrendo nós países arabés, simplesmente para terem mais justiça, liberdade, liberdade de falar,expressar, ouvir..
O que é liberdade para quem não a tem? o que é ter que se calar, pra não morrer muitas vezes, o que é essa busca da liberdade intão?
Thiago 11/03/2012
E nossa cultura, também mantém os jovens alienados, presos a uma realidade televisiva, escravos do livre-arbítrio pré determinado, portanto inexistente. Pensamos que estamos livres mas vivemos aquilo que foi determinado para nós, não de uma forma Divina, mas por nossos governantes, pela sociedade mesmo que não percebamos.
Temos a liberdade de comprar a roupa que quisermos, mas alguém a escolheu para estar na vitrine, para estar na moda, e certamente não foi você, certo?
Fazemos parte da sociedade ou apenas nos arrastamos por ela?
Acreditamos naquilo que nos é passado, porém sabemos muito bem que as pessoas falam apenas o que querem, muitas vezes complementando ou modificando a realidade. Será que as notícias que passam na tv, aconteceram mesmo da forma descrita?
Será possível inverter essa tendência? E pergunto ainda: Será possível acordarmos?
Engana-se quem diz que os jovens de hoje não tem nada na cabeça. Hoje existem tantas coisas que ocupam nossos pensamentos que não temos mais os pensamentos vazios que nos faziam pensar de verdade, se preocupar em preencher oque estava vazio em nossas vidas.
Porque nós jovens, deveríamos perder tempo querendo agradar vocês adultos?! Acho que agente tem é que correr atrás do que agente quer, dos nosso sonhos, não viver fazendo o que os "adultos" querem que agente faça! Tem que fazer o que gosta, o que quer... o que tem prazer de fazer (desde que seja correto.).
Acho maior bobagem, aqueles pais que quando os filhos são pequenos dizem, ah! meu filho vai ser MÉDICO! Estão tomando decisões pelos filhos, querendo viver por eles... Isso não existe. Super proteção, só leva ao jovem a ser ou revoltado ao extremo, ou mimado demais! Saber que tem uma pessoa alí te protegendo, e que ela não vai te deixar cair, mais e quando aquela super-proteção morrer?! a mãe, ou o pai no caso! E aí? Ninguém vai te segurar, você tem que aprender a dar os seus próprios passos, fazer o que quer... Cair, levantar e dizer : eu aprendi com isso! Com meu erro, eu aprendi isso e aquilo também... E sei que isso não é bom pra mim. Mais agora, eu sei que sou forte o suficiente, pra cair e levantar! Sem a ajuda de ninguém.
Então vocês que são "pais" eu entendo, a preocupação... Mais vocês não podem privar seus filhos do mundo, ele veio ao mundo e ele precisa aprender como o mundo é, tem coisas boas e ruins! Agente nunca pode viver a vida de um filho, agente pode cuidar, proteger, ensinar! Se ele seguir algo errado, foi escolha dele. E a vida é assim, cada um faz suas escolhas!
Jovens, arrisquem-se, vivam, se aventurem, descubram o sabor de viver, aprendam com seus erros, não se deixem ser dominados por ninguém! Faça o que você quer fazer, procure a profissão que você gosta. Jamais deixem tomar decisões por você! Você é o futuro do mundo, do país! Não se deixe virar um adulto frustrado.
Dois jovens sem saber o que realmente querem...
Mal sabem eles que além do querer, existe um mundo lá fora...
Eles apenas querem um ao outro...