Jovens
ADÁGIO
Sidney Santos
Aos poetas jovens e poetas moças
Nos escritos à debruçar
Aos poemas lúcidos e poesias loucas
Salve o livre pensar
A dúvida, o mundo move
O tempo passará
Mas o dito permanece, pois à alma comove
Não teríamos ciência sem jovens pesquisadores. Mesmo os gigantes um dia foram jovens, aprendendo ABC.
Os privilégios dos idosos são em função dos filhos, dos netos, bisnetos e dos jovens. Portanto respeitar os idosos é preciso.
A saída dos jovens rurais não implica uma crise da reprodução social da família rural e, respectivamente, da unidade de produção.
As organizações inteligentes e estratégicas contratam jovens com origem rural, justamente, porque carregam consigo competências humanas fundamentais para o sucesso como a garra, vontade, dedicação, esforço, resiliência e persistência.
Os jovens falam da morte como de um evento exterior; uma vez atingidos em cheio pela doença, eles perderão todas as ilusões de sua juventude.
“O mundo, que antes abrigava os jovens e os fracos, agora está zangado com eles. Não protege mais os fracos ou jovens. O mundo se tornou hostil a tudo que é novo. O novo precisa ser estimulado porque o futuro ainda não está escrito, mas apenas a lápis, as linhas ainda a serem preenchidas, as decisões a serem tomadas. O passado é o seu guia, mas o novo é a esperança de um novo dia”
Quando sonhei com o futuro, pude ver alguns sorrisos de jovens que não têm motivo nenhum para sorrir. Sei que eu e você reclamamos de coisas bobas. Enquanto isso, há famílias que clamam para que não venha água do céu, assim, não tem nenhum risco de abalar a estrutura de uma casa que é feita de madeira e que tem alguns detalhes do acabamento com papelão.
Temos uma geração de jovens idiotas discutindo com os próximos idiotas jovens.
Nota: Artigo publicado no jornal "Gazeta do Povo" em 12 de julho de 2021.
...Mais
"Houve um tempo em que os jovens ouviam ótimas músicas, havia bons programas na televisão, filmes agradáveis no cinema, amigos leais, diversão sadia nas discotecas ou nos bailinhos!... O que foi que aconteceu?!"
Os mais jovens tinham um tipo estranho de resiliência: impermeáveis a algumas coisas, mas completamente abertos e vulneráveis a praticamente tudo o mais.
Hoje em dia vejo que os jovens namoram por necessidades sem sentimentos verdadeiros. As vezes necessidade de apenas postar em redes sociais pra mostrar que também tem caso românticos e ser casal bonito.
Se reserve mais, ta conhecendo a pessoa agora e logo ficam postando suas intimidade em rede sociais. Namorar é comprometimento e não só postagens que só mostram o lado bom que muitas vezes não é verdade.
Jovens com mentes limitadas e incapazes de mudarem; É isso que eles pensam de si mesmos.
Mentes tomadas pela dor e sofrimento que são fruto de uma mágoa e vidas infelizes.
Completos por dinheiro, beleza e amigos, mas vazios de atenção, saúde mental e alegria.
Pensamentos que para uns são apenas drama, para eles são o caminho daquilo que eles chamariam de felicidade. Onde os problemas somem e eles conseguem sorrir para o mundo, que fora perdido.
Não é culpa da educação, não é por ser mau-agradecido, é por ser uma doença que ninguém é capaz de escolher. É por ser vazio e ninguém perceber.