Jogral de Natal: textos para celebrar em comunidade
DESTA VEZ EU NÃO VOU DESEJAR UM FELIZ NATAL
E UM PRÓSPERO ANO NOVO A NINGUÉM.
(Teorilang)
Você que caluniou alguém, ofendeu outros, e ignorou a quem você poderia ajudar.
Você que roubou, matou ou feriu alguém ou abortou seu próprio filho indefeso.
Você que negou aquele prato de comida e até água a algum pedinte com fome.
Você que com ambição desmedida, explorou seus subordinados, com salários indignos.
Você que com sua arrogância sempre maltratou e menosprezou os menos privilegiados.
Você, que mesmo tendo condições, sempre negou apoio aos mais necessitados.
Você que fez do seu racismo e discriminações sua bandeira miserável de vida.
Você que vive culpando os outros pelas suas próprias derrotas e incompetência.
Você que nunca doou sangue, e nem declarou sua doação de órgãos apos morte.
Você que costuma usar de falsidades e mentiras para se fazer ser o que nunca foi.
Você que nunca perdoou aquele amigo seu por um simples deslize da parte dele.
Você que fez de seus ressentimentos, uma vida amarga, infeliz e contagiante.
Você que simplesmente ignora a presença de um Ser superior ao seu lado.
Se este “VOCÊ” acima, superar tais atitudes, não precisará de nenhum voto de feliz natal e nem tampouco de um ano melhor, pois já fizeste o suficiente para merecê-los.
PRESENÇA DE NATAL
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Você trouxe fogueira quase santa,
E no fundo queimou, mas com leveza;
Uma voz que a garganta não explica,
Mas expõe a beleza deste mundo...
Sua grande paixão verteu de leve,
Uma clave de sol de aurora mansa,
Que me deu esperança e fez sonhar
Sem aquele temor de anoitecer...
É verdade que a vida impôs limite,
Cerceou a versão da eternidade,
Pra deixar a visão do paraíso...
Guardarei a profunda recompensa;
Você trouxe a presença mais bonita
Que um afeto sincero tem pra dar...
Natal é a lembrança
O natal já vem chegando
e com ele, vamos nós inspirando
a muito amor poder sorver
de todos aqueles que em
nosso senhor consegue crer.
São muitos, os olhares brilhantes.
Corações e sonhos pulsantes
Todos felizes por acreditar
que o nosso senhor, veio nos salvar.
Natal é a lembrança
de que amar o próximo é a direção
para a nossa salvação.
12/12/13
Feliz Natal
Queria que não se espantasse com tamanha antecedência, tampouco com os votos e felicitações que agora desejo a Você e a todos os seus...
É que, empós ser acometido por um mal, cujo tratamento não dá para postergar - em razão dos possíveis efeitos e sequelas geralmente advindas do negligenciamento - e sem poder mensurar quanto tempo será necessário à obtenção do pleno restabelecimento da minha saúde, resolvi, considerando o sincero sentimento que une nós dois, antecipar-me ao período festivo, para que datas tão importante não possam passar em branco...
Por isso, quero aqui lhe desejar, do fundo do coração,um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO e que, no ano que se aproxima, POSSA ALCANÇAR SUAS ASPIRAÇÕES e CONCRETIZAR OS SEUS SONHOS.
Que DEUS lhe proteja e possa lhe fazer muito feliz...
Não reúna a família somente no natal, mas sempre que possível, não celebre apenas o ano novo, mas cada dia, cada amanhecer.
CELEBRE A VIDA!
Noite de Natal, noite farta e feliz para uns e noite carente e triste para outros. Precisamos antes enxergar que a fartura de Jesus era o seu amor ao próximo e a sua felicidade com o alimento recebido de outras pessoas
“... Natal tempo de Amor e Paz!...
Mais eu quero carinho o ano todo. Todo não só no natal.
Afinal pra dar amor não tem tempo, a qualquer hora é hora de se dar.”
Feliz Natal!!!
—By Coelhinha
Respeitem o Natal, dia especial para as crianças, que ainda vivem o momento mais belo da vida, a inocência... Uma magia sem fim... Pois então, viva o Papai Noel!
O NATAL DA MINHA INFÂNCIA...
Minha avó gostava de ler,
Ao final da festa de natal, chamava os netos,
E a cada um dava um livro, investindo no que iam ser!
Não imaginava, que dentre todos havia um neto
Que devorava as páginas, sem perguntar nem ter
O porquê dizer, do seu amigo, que no Natal ia ter!
Este encontrava na palavra escrita o querer
Foi achar um dia a razão do viver!
Esta criança sou eu,
Que agora estou a escrever,
E o meu encontro com Deus
Deu-se nas páginas que me por lê-la
Desde a mais tenra idade, sem saber
Do rumo que a vida iria ter
E que escritor iria ser
E esta estória de Natal iria escrever!
Natal
Natal, tempo de renovação,
tempo de esperança.
Natal é vida nova,
é vida de Cristo em nós.
Natal é Cristo que vem.
É tempo de refletir
e abrir-se para receber a graça
que vem do céu.
Vem, senhor Jesus!
Neste Natal eu não quero presente de valor,
Quero o amor como valor presente na gente!
Guria da Poesia Gaúcha
Neste Natal eu não quero presente de valor,
Eu quero gente com valor de amor presente!
Guria da Poesia Gaúcha
Muitas vezes não sabemos o que dar de presente de Natal para as pessoas que amamos, passamos por inúmeras vitrines com os olhares perdidos na dúvida do que mais agradaria a quem tanto prezamos.
Paulo coelho nos conta uma lenda medieval que diz que no país que hoje conhecemos como Áustria, a família Burkhard – composta de um homem, uma mulher, e um menino – costumavam animar as feiras de natal recitando poesias, cantando baladas de antigos trovadores, e fazendo malabarismos para divertir as pessoas. Evidente que nunca sobrava dinheiro para comprar presentes, mas o homem sempre dizia a seu filho:
- Você sabe por que a sacola de Papai Noel não se esvazia nunca, embora haja tantas crianças neste mundo? Porque embora ela esteja cheia de brinquedos, às vezes existem coisas mais importantes para serem entregues, os chamados “presentes invisíveis”. Em um lar dividido, ele procura trazer harmonia e paz na noite mais santa da cristandade. Onde falta amor, ele deposita uma semente de fé no coração das crianças. Onde o futuro parece negro e incerto, ele traz esperança. No nosso caso, quando Papai Noel vem nos visitar, no dia seguinte estamos todos contentes de continuarmos vivos e fazendo nosso trabalho, que é de alegrar as pessoas. Jamais esqueça isso.
O tempo passou, o menino transformou-se em rapaz, e certo dia a família passou diante da imponente abadia de Melk, que acabara de ser construída. O jovem pela primeira vez manifestou sua vocação escondida, que era tornar-se padre. A família entendeu e respeitou o desejo do filho. Bateram na porta do convento, foram acolhidos com amor pelos monges, que aceitaram o jovem Buckhard como noviço.
Chegou a véspera do natal. E justamente naquele dia, um milagre especial aconteceu em Melk: Nossa Senhora, levando o menino Jesus nos braços, resolveu descer à Terra para visitar o mosteiro.
Orgulhosos, todos os padres fizeram uma grande fila, e cada um postava-se diante da Vigem, procurando homenagear a Mãe e o Filho.
No último lugar da fila o jovem Buckhard aguardava ansioso. Seus pais eram pessoas simples, e tudo que lhe haviam ensinado era atirar bolas para cima e fazer alguns malabarismos.
Quando chegou sua vez, os outros padres quiseram encerrar as homenagens, porque o antigo malabarista não tinha nada de importante para dizer, e podia desmoralizar a imagem do convento. Entretanto, no fundo do seu coração, também ele sentia uma imensa necessidade de dar alguma coisa de si para Jesus e a Virgem.
Envergonhado, sentindo o olhar reprovador dos seus irmãos, ele tirou algumas laranjas do bolso e começou a jogá-las para cima e segurá-las com as mãos, criando um belo círculo no ar, igual ao que costumava fazer quando ele e sua família caminhavam pelas feiras da região.
Foi só neste instante que o Menino Jesus começou a bater palmas de alegria no colo de Nossa Senhora. E foi para ele que a Virgem estendeu os braços, deixando que segurasse um pouco a criança, que não parava de sorrir.
Medite sobre essa lenda e procure dentre de si mesmo, em meio às sua virtudes e qualidades únicas o tesouro da Luz interior, sua Essência Divina sabe qual é o melhor presente.
Feliz Natal
“Na época do Natal, há fortes vibrações da Consciência Crística no ar, disse o Mestre. Aqueles que estiverem sintonizados, por meio de sua devoção e da meditação científica praticada profundamente, receberão as vibrações divinas.
É da máxima importância espiritual para todo homem, qualquer que seja sua religião, que ele experimente em seu interior, esse nascimento do Cristo universal.
O cosmos é o corpo do Cristo. Presente n’Ele, em toda parte, está a Consciência Crística. Quando puder fechar os olhos e, pela meditação, expandir sua percepção até que sinta o universo inteiro como seu próprio corpo, Cristo terá nascido dentro de você. Todas as nuvens da ignorância serão dispersadas, quando você contemplar, por trás da escuridão dos olhos fechados, a divina luz cósmica.
Cristo deve ser adorado em verdade: primeiro em espírito, por meio da meditação, e, em seguida, na forma, percebendo sua presença até mesmo no mundo material.
Você deve meditar no verdadeiro significado da vinda de Cristo e sentir a consciência dele atraída ao seu interior pelo ímã da devoção. Esse é o verdadeiro propósito do Natal.”
Não deixe escapar por entre os dedos da falta de tempo esta bela oportunidade de se beneficiar das vibrações sutis que envolvem o planeta nesta época.
Comece desde já, e não deixe para o próximo Natal: não espere mais um ano para receber a Paz e a Luz em sua vida.
Sejamos como as luzes da árvore de Natal; iluminando caminhos, aquecendo corações e confortando almas.
Que o espírito natalino esteja presente não só hoje, mas todos os dias da vossa existência.
Um Natal especial merece o amor como o presente
Principal e oferece a paz, essencial, que te faz capaz
Para o renascimento dos teus melhores sentimentos!
Guria da Poesia Gaúcha
vo faze assim entao: "Não quero muito para o Natal. Há apenas uma coisa que eu preciso. Eu não me importo com os presentes debaixo da árvore de Natal. Montando a árvore de natal, eu vi em cada bola um remontar, em cada adereço uma esperança, em cada lâmpada um caminho novo a seguir renovando as esperanças, e na estrela do alto um guia em novos caminhos. Essa árvore, por mais que seja bela, se vista por este ângulo, estará ainda mais bela por sua missão. Enfim, eu só quero você para a minha própria. Mais do que você jamais poderia saber, fazer o meu desejo se tornar realidade. Tudo que eu quero para o Natal é o seu afeto"
Natal
Então é Natal e o que você não fez?
Será que se sentiu como eu, a bola da vez?
Será que seu jeito espontâneo te trouxe algum dano?
Ou será talvez, que diferente de mim, deixou verdades por contar,
promessas por cumprir, momentos por repartir, atos pra se envergonhar?
Será que aproveitou bem seu tempo,
ou usou e abusou do momento
do outro?
Será que levou alegrias,
ou suas atitudes foram mesquinhas?
Será que fez história que mereça ser contada e ficar na memória,
em glória? Ou apenas foi indiferente, inconsistente e cantou vitória?
Será que fez tanto mal a ponto de se sentir bem?
Será que fez tanto bem a ponto de fazer feliz alguém?
Será que alguma consciência você teve ou tem?
Ou será que brincar com o sentimento do outro,
fez parte do jogo também?
Então é Natal e vejo as pessoas em alegre expectativa,
como a espera de um novo brinquedo, de uma nova saída.
Eu nada espero, apenas quero dar os beijos que soube guardar,
e que vou embrulhar em muito carinho.
Entre perdas, enganos e ganhos sobrevivi e não me deixei levar pela maldade,
não me dobrei as pressões da sociedade
que cobra atitudes hipócritas, sobriedades e disfarces sem sentido.
Será que de algo você se sente arrependido?
Ou será que se sente perdido, abstraído de tudo, entediado,
precisando ser sacudido e remexido, pra acordar e
ser capaz de fazer a diferença, de despertar alguma crença
em alguém que precise ser amado? Em qualquer ser?
Talvez um dia você consiga se olhar no espelho sem tremer, sem temer o que vê.
Desejo que você (que eu não sei quem é porque não me dirijo a ninguém em especial),
pare e pense só no bem e ignore o mal, até mesmo aquele que você foi capaz de fazer ou receber.
Talvez assim as notícias nos jornais sejam mais amenas,
as pessoas se sintam mais serenas, mais seguras, talvez diminuam as amarguras e
sejam mais solidárias, menos solitárias, menos medrosas, menos covardes.
Que sejam queimadas nas fogueiras as vaidades, as falsas virtudes,
os exageros das hierarquias, as manipuladas e frágeis anarquias,
o monstro horrível da ambição. E então?
Então é Natal, final de ano e o que você não fez?
Saberá ser mais cortês ou continuará pisando em quem nunca, nenhum mal lhe fez?
Saberá reinventar sua vida, não provocar mais ferida,
ou continuará sendo mais um sonâmbulo na multidão?
Será uma serpente disposto a tentar a sorte, dando um bote certeiro na presa indefesa?
Ou será verdade, idoneidade, pureza?
Que tal romper a prisão
da mente e seguir em frente disposto a não mais calar
tudo de bom que deve existir em você, embora poucos consigam enxergar?
Então é Natal, mas é apenas mais uma data.
De qualquer jeito,
que qualquer vida seja farta,
livre de aperto e plena de satisfação.
Até mesmo a sua (seja lá você quem for)
Talvez apenas um alguém vazio de tudo,
inclusive de amor.
Então é Natal e o que você não fez?
O que você fez?
Quer trocar de lugar comigo e se sentir
ao menos por agora e sem demora,
a bola da vez?
Se pudesse eu passava o Natal e Ano Novo em jejum apenas,somente para não ficar no meio da fofoca e luxuria de disperdicio, concordo com o consumismo mas não com o disperdicio inivitavel.
Que se muitos me acharem ingrato mas ingrato ou não vou continuar sendo generoso pois assim mais há até chegar toda ingratidão ou gratidão pouca diante a generosidade,...; porque não faço as coisas por gratidão,galardão e graduação social politica mas faço para esvaziar meu orgulho e encher meu espirito de humildade para o natal e esse é um processo até o Natal e não no Natal e quem provará isso será no ultimo Natal e Primeiro Natal no dia chegado ao Ceú.
Que se veja que mais que palavras seja viva sua generosidade em suas sabidorias já por já a seja há se e´ é.
Que neste natal possamos adentrar profundamente nos corações das pessoas
Ofertando um sentimento verdadeiro e desinteressado,sentimento esse que se transforme em uma ponte levando o melhor de si
Que os nossos interesses não sejam apenas o consumismo e sim uma troca de abraços e gestos de amor que nos alimentem
Que os presentes sejam os laços familiares,de amizade,de conforto,carinho,saúde,paz,luz e de uma palavra que expresse o amor.
__Eliani Borges.
- Relacionados
- Poesias de Natal evangélicas para celebrar Cristo e renovar a fé
- 18 poemas famosos de Natal de escritores conhecidos
- Poemas de Natal com Jesus para celebrar o Seu nascimento
- Versos de Natal que encantam com palavras
- Frases de Natal para renovar a esperança em cada coração
- Mensagens de Natal emocionantes que celebram o recomeço e o renascimento
- Pensamentos de Natal para refletir e celebrar esta época de luz