Jogral de Natal: textos para celebrar em comunidade

Dá gosto ouvir todas essas pessoas boazinhas falando, de graça dão n conselhos para a vida. O Natal transforma as pessoas, agora não tem como não acreditar. Que todo dia possamos dar e receber presentes de amor e amizade. Feliz Natal a vocês pessoas boas e conselheiras!

Inserida por rosarosaly

Natal, a poesia é Jesus!

Natal, comemoração cristã no mundo
Muitos festejam sem saber o sentido
A poesia natalina é Jesus o amor profundo
Que faz rimas para afagar o iludido

Natal, muitos exploram esse dia
Tudo festa, tudo é alegria e
Tornam se puramente comerciais
Perdendo o significado dos versos espirituais

Nada contra os festejos, os presentes,
Famílias unidas, reconciliações e as reflexões,
Mas se Jesus não for lembrado
E não for o centro, são sonetos de ilusões

Jesus veio ao mundo não foi para julgar
Ele chegou com o propósito de nos salvar
Como seria bom se o Natal fosse continuamente
Para que muitos mudassem sua estrofe e a mente

Comemorar o Natal sem lembrar de Jesus
No meio de comes, bebes, mimos e folia
Seria semelhante ir assistir a uma orquestra
E chegando lá não tivesse a sinfonia. Elias Torres

Inserida por EliasTorres

Comemorar o Natal sem lembrar de Jesus
No meio de comes, bebes, mimos e folia
Seria semelhante ir assistir a uma orquestra
E chegando lá não tivesse a sinfonia. Elias Torres

Inserida por EliasTorres

Um grande propz aos meus manos,
e também aos meus inimigos,
Desejo a todos um bom Natal,
Cheio de armonia,neste dia especial.

Inserida por TiagoSuil

Chegamos à véspera de Natal! Hoje cumpre-se a tradição familiar unida à mesa com batatas e bacalhau e muitas iguarias. Será que todos têm família? E os que têm família, será que podem estar reunidos à farta mesa? Natal também é momento de reflexão, pensem nisto. A todos, feliz Natal!

Inserida por soaraujo

Natal do Senhor
Raul Teixeira

Senhor, A Tua voz é o som perfeito que me embala o ser, e que me faz ouvir o murmúrio tranquilizante dos astros. O Teu olhar é como o brilho solar, que me aquece a alma fria, marcada pelo desalento e pela desesperança, nessa dura marcha para a elevação. As Tuas mãos representam para mim o divino apoio, amparo que me impede de tombar, fragilizado como estou, nos rumos em que me vejo, ante a necessidade de subir. As Tuas pegadas indicam-me as trilhas por onde devo me orientar nessa ausência de bússola moral com o entorpecimento da ética, quando desejo ir ao encontro de Deus. As Tuas instruções, Jesus Nazareno, mapeiam para mim o território da paz, ensejando-me clareza para que saiba onde me encontro e como estou, para que não me perca nessa ingente procura dos campos de amor e das fontes de paz. Os Teus silêncios falam-me bem alto a respeito de tudo o que devo aprender e operar nos recônditos de minha alma, aprendendo tanto a falar quanto a calar, sempre atuando na construção do mundo rico de fraternidade que almejamos. Agora, quando me ponho a meditar sobre tudo isso, meu Senhor, desejo exalçar o Teu nome, por toda a minha omissão dos milênios afora, embora a Tua paciente e dúlcida presença junto a mim. Já é Natal na Terra, Jesus! E porque é o Teu Natal, busco em Tua luz desfazer as minhas sombras; procuro em Tua assistência superar minhas variadas necessidades; quero no Teu exemplo de trabalho atender os meus deveres. Porque é o Teu Natal, anseio por achar na Tua força a coragem de superar os meus limites; desejo ver na Tua entrega total a Deus o reforço para minha fidelidade ao bem e, na Tua auto-doação à vida, anelo tornar-me um servidor; no culto do dever que Te trouxe ao mundo, quero honrar o meu trabalho. No Teu Natal, que esparge claros jorros de amor sobre o planeta, quero abrigar-Te no imo do meu coração convertido numa lapa bem simples, para que possas nascer em mim, crescer em mim e atuar por mim. E, na magia do Natal, vibro para que minhas ações permitam que o Teu formoso Reino logo mais possa alojar-se aqui, no mundo, e que cheio de júbilo na alma eu possa dizer que Te amo, que Te busco e que Te quero seguir, apesar da simplicidade dos meus gestos e do pouco que tenho para dar-Te, meu doce Amigo, meu Senhor.

Inserida por Celiagarciapinheiro

Porque hoje é Natal e as ruas continuam cheias de crianças perdidas, inocências roubadas !
Porque hoje é Natal e milhões de famílias continuam sem comida, sem morada.
Porque hoje é Natal há mesas fartas outras sem nada.
Porque hoje é Natal famílias reunidas peru na mesa, vinho...e outras no frio sem teto sem casa.
Porque hoje é Natal e Papai Noel se esqueceu das favelas, dos negros das senzalas.
Porque hoje é Natal e filhos são jogados na rua nas madrugadas.
Porque hoje é Natal e centenas de jovens adolescentes estão sendo mortos, torturados.
Porque hoje é Natal e nos orfanatos meninos tristes esquecidos.
Porque hoje é Natal e centenas de pais choram a dor da saudade o frio do
do abandono.
Poque hoje é Natal e famílias inteiras estão nos lixões
Porque hoje é Natal e pessoas catam sobras das mansões
Porque hoje é Natal e os rios continuam sendo envenenados.
Porque hoje é Natal e mulheres sendo espancadas.
Porque hoje é Natal o Menino Deus chora por ter sido abandonado.
Porque hoje é Natal e não fazemos nada para mudar essa história
Feliz Natal
Porque é Natal !

Inserida por LeoniaTeixeira

AGORA É NATAL

Agora é Natal.
Todos fraternos
Felizes se abraçam
E Esquecem do mal
Porque é Natal.
Renovam esperanças
Se tornam crianças
Menina de tranças
Face angelical.
A noite é singela
Tão linda e tão bela
Presentes na ceia
Porque é Natal.

Inserida por Josearimateiadasilva

O Natal...
Aquela data onde é possível, rever os distantes, enxergar fé nos não crentes e duvidar da sinceridade no receber de alguns presentes. Se emocionar com palavras nem sempre ditas, ou ações dificilmente vistas, aquele abraço que retoma uma amizade, aquele beijo que mostra a verdade, o olhar para demonstrar paixão ou aquela ação comunitária buscando inspirar a compaixão. Para as crianças a magia do Papai Noel, para alguns adultos a possibilidade de ver um ensaio de ano novo em relação a queima de fogos no céu. Aos religiosos ou antirreligiosos, independentemente de religião, um motivo maior existirá, para comemorar ou simplesmente criticar. O natal, uma época para refletir como costumas agir, uma maneira de observar, o que ou quem realmente esta acostumado a valorizar, o momento de amar, ou tentar entender o porque possui ou encontrou motivos para odiar, é o momento onde ouve aquele “ei psiu” de quem durante o ano todo, você praticamente não existiu. É o momento de aprender, compartilhar, partilhar, viver, querer, desejar, sonhar ou simplesmente dormir após a meia noite e no outro dia, como se nada tivesse acontecido, tarde poder acordar.

Inserida por leolms

tava pensando aqui que o natal já não é como antes, alias desde 2009 qndo conheci a verdade por tras das pessoas, seria melhor ter ficado naquela fase dos 11 anos quando tudo que fazia era mera bobagem de uma crianca que nao entende os prazeres do mundo.

Inserida por WeetBr

O problema do natal

Natal.. época do ano em que as pessoas ficam mais sensíveis e gentis umas com os outras, promovem praticas de bom convívio e procuram passar o tempo com as pessoas que amam. Confraternizando.
Apesar da grande carga positiva presente neste dia, sempre vamos perceber que está data não está completa por algum motivo. Seja por viagens que podem ser tanto físicas, onde nossos entes queridos estão distantes gerando sensação de impotência ou viagens que distanciaram corações causando sentimento de vazio. Até viagens mais distantes e profundas que são que transcendem as barreiras da vida cl trazendo aquele sentimento de saudade e impotência sobre a balança da vida. É inevitável, somos sabotados pelo Id, nosso subconsciente, que acaba ofuscando as coisas boas da vida e acaba manchando nosso coração com gotículas de tristeza.
Por isso.. Desejo a todos os meus familiares e pessoas que amo que hoje estão fazendo ou ja fizeram suas "viagens" um feliz natal e dizer que sinto falta de todos e que amo a todos.. Desejo a todos os meus amigos e pessoas que fizeram parte da minha própria viagem e que se fizeram presentes nesta data, felicidades, saúde e acima de tudo deixar meu muito obrigado por ter de alguma maneira feito despontar um sorriso no meu rosto.
Desejo a todas as pessoas sem exceção.. a força necessária para seguir em frente, já que natal é isso, lembrar que apesar de nem tudo ser do jeito que planejamos, saber que fazemos todos parte de um grande projeto e que cabe a cada um de nós descobrir a nossa função. Lembrar que nós somos detentores da grande dádiva da vida, que nos permite ter sempre a chance de fazer um amanhã melhor,
Chance de sermos felizes e quem sabe fazer alguém feliz. E pra concluir compartilho um segredo contado a um certo príncipe por uma esperta raposa: "só se enxerga bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"
Um excelente natal a todos os meus amigos de hoje e aos de amanhã também

Inserida por felipefdantas

Então é NATAL? época do ano de juntar a familia e fazer aquela comida, e em todos os momentos da vida eu sempre me pergunto...
cade o papai noel?.

Inserida por DanielKIIFernandes

NATAL - Feliz Natal e mais um ano que foi. Que venha o próximo!
Acredito que Natal são todos os dias, por tradição e criação das antigas mídias foi criado um dia simbólico para esta festa de final de ano. Talvez o objetivo maior, fosse um dia para refletir a vida, pensar no que deixamos de fazer durante todo o ano que passou e aproveitar a data para solidarizar-se com os que sofrem, seja por doenças físicas, mentais e mesmo sociais, mas na verdade, como sempre vai prevalecer o poder maior do vil metal, verdadeiro deus dos dirigentes deste mundo, religiosos políticos, ou não, este tornou-se o dia do consumismo, vestir a melhor roupa, beber o melhor vinho e estragar a carne do peru que foi sacrificado em nome da gula; morre o peru e a missa ainda é do galo, que já está na panela.
É, portanto, chegada a hora dos abraços demagogos, dos falsos perdões e terminamos, enfim, transformando esta data em mais uma frustração para os menos favorecidos.
Hoje venho aqui, não só repetir o jargão feliz natal, e sim torcer que todos os dias sejam sempre de mais realizações, menos sofrimento, e muita paz, também, enquanto estivermos neste verdadeiro andar de cima, pois o de baixo, tranquilamente, nos aguarda, enquanto caminhamos, lentamente, nesta infindável fila do imensurável corredor coletivo do esquecimento total, neste fim de jogo, quando todas as lembranças, bons e maus sentimentos serão finalmente deletados e dormiremos eternamente, sem sequer lembrar que um dia existimos.
É o bônus final da vida que nos dá como grande e merecido descanso a benfazeja e desejada morte.
No entanto o clima não permite que você fique omisso, pois poderá ser tratado como esquisito e afinal se desejamos que todos os dias sejam de felicidades, por que não o Natal? Aqui, desde já, deixamos registrados nossos pensamentos e nossos votos de uma memorável festa de confraternização geral para este evento que se tornou um grande marcador de épocas, botões finalizador e inicial de nova contagem para mais um ano de diversos séculos, milênios e, quiçá bilhões de anos de luz ou não. Só o futuro saberá.
Que siga o marcador implacável do eterno, sequencial e infindável tempo.

Inserida por ELIERRE47

Mensagem de Natal ao Pais que já se foram
Meus queridos pais.
Sempre procuro agir com honestidade, perseverança, bondade, respeito, caridade e amor, entre outras virtudes, que me foram transmitidas por vocês desde o meu nascimento e que, da mesma forma, venho transmitindo aos que me são próximos.
Não podemos estar juntos hoje, como eu gostaria, mas rogo ao Pai Celestial, em cuja morada se encontram, permitir que o Espírito de Natal de Jesus reúna novamente nossos corações durante um breve espaço de tempo, necessário para que eu possa agradecer-lhes e novamente sentir, no meu íntimo, seus abraços carinhosos, reconfortantes, repletos de amor.
Obrigado meus Pais.
FELIZ NATAL !

Inserida por MarcosAlvesdeAndrade

Bang Bang de final de ano.

Vem com a sidra e a rabanada
Chega e traz pra mim
O Chester do Natal requentado
Que eu to sem dindin
Aham, aham, aham...
Aham, aham, aham...

(Bang) O ano tá acabando para você
Sem dinheiro pra sobreviver
O arroz do Natal terá que multiplicar
Vai misturar
Então tem, a farofa e um salpicão
E o Tender não acabou não
Mas se quiser, tem que requentar
E desinfetar

E pra situação piorar
Tem a tia pra jantar
Que vem feliz perguntar, se você tá
namorando.

E não pode faltar
O tio que adora a sidra
Fazendo piadinha com o pavê
De morango

Vem com a sidra e a rabanada
Chega e traz pra mim
O Chester do Natal requentado
Que eu to sem dindin
Aham, aham, aham...
Aham, aham, aham...
Bruno Fernandes Barcellos

Inserida por brunobarcellos

Enfim estamos a um passo do Natal. Eu aqui pensando como será essa noite. Feliz. Triste ou igual a muitas outras datas comemorativas. Mais não importa. Desejo apenas que seja abençoada. Pois tenho minha abençoada família. Meus poucos e verdadeiros amigos. Que não iram esquecer de mim. E tenho saúde. Pra comemorar. Espero. Que Deus continue abençoando Eu. Você. E nossas vidas e a de tantos outros. Que como nós temos bons momentos e motivos pra agradecer nosso bom Deus. Eu sou um eterno apaixonado pela vida, pelos momentos que ela reservou, pelos acontecimentos, pela música e pela minha familia e amados amigos. Os desejo de coração. UM FELIZ NATAL......

Inserida por AldoSantos

Que o espírito do Natal esteja presente em todos os dias do novo ano.

Inserida por mestrearievlis

A lua corria bela
eu andava coxo, junto das emoções
A lua vinha tão linda, no dia de natal
e eu só lembrava o nome dela
a amada de voz singela
que beijou meu corpo e meu copo, um dia
Gritei o nome dela
para a lua
para os carros sendo lavados
para o mato da rua
para o meu coração já desgraçado
Gritei o nome dela
e só soou no tom de ais
A lua corria bela
buscando a luz dos desiguais
Ah, esse nome que a lua
que busca a luz dos desiguais
Esse nome que não sai da boca dos meus pais
ainda soa aqui
ainda perdura entrei meus ais
Esse nome, que sabe a sombra dos desiguais
sabe que aqui soa como meus ais
ainda perdura aqui
ainda existe aqui
ainda brande entre meus medos madrugueiros
ainda soa no meu peito, o dia inteiro
ainda queima como faísca, ao sair da boca
ainda faz-me choro, com o cheiro na roupa
Ah, se o amor padece, velho amigo
espero que a vida me traga algum abrigo
Ah, se o amor perdura, meu amigo
espero que ele doa menos, mas que aconteça comigo
A lua corre bela
buscando a sombra dos desiguais
Eu busco a voz singela
nos cigarros, na bebida, na viela
eu sinto o nome dela
entre meus ais
Eu sinto o beijo dela
iluminando estes meus ais
Eu sou a vida eterna
escura, doente, fraterna
que dói a saudade dos parecidos demais.

Inserida por kevinmartins6

Que o Espírito de Natal continue presente neste último fim de semana do ano que se finda e perdure durante todo o ano que vai iniciar, renovando nossas forças a cada amanhecer.

Inserida por MarcosAlvesdeAndrade

Um ano possui 365 dias e inúmeros feriados, dentre eles cabe a destacar o Natal, onde é comemorado em diversos lugares do mundo. Aqui sempre me pergunto se a história cíclica já pregada pelos gregos a muitos anos atrás ainda se faz presente em nossos dias? Portanto percebo a cada instante que a história além de possuir uma variada corrente de pensamento, também está permeada pela objetividade e pela subjetividade daqueles que a tentam transcrever para um papel.

Inserida por RicardoMoura