Jogador
A VIDA É UM DESAFIO
QUER VENCER?
SEJA UM EXCELENTE JOGADOR
Domine os adversários
Desafie-os com inteligência...
Quando saíres vitorioso.
Grite e festeje ,mais não te deixe levar nas ondas da emoção.
Podes cair e já mais voltar a contemplar o caminho para a vitória.
“Jogadores de truco mentem, assim como os vendedores de empréstimos consignados e os gordos que afirmam que não jantam.”
Nós somos os Jogadores. Seus Jogadores. Temos que jogar. Precisamos ter mais de 13 anos e menos de 20. Essa é e sempre foi a regra. Não somos sobrenaturais. Nenhum de nós pode voar, transformar chumbo em ouro ou se curar sozinho. Quando a morte chega, chega. Somos mortais. Humanos.
+Q Jogador
"Cuidado ao apostar todas as suas moedas. São raras as oportunidades numa única vida em que vale tudo por alguém"
O Brasil sempre foi machista.
A prova disso é que a melhor jogadora de futebol do mundo joga nos EUA.
Nós vivenciamos nossa ideologias, eles lucram com elas!
PERDEU SEU CAMINHO?
Aos 15 anos, testemunhei pela primeira vez um jogador de basquetebol marcar um ponto para a equipe adversária. Era quase final de jogo e minha equipe tinha a disputa nas mãos. Um a um, meu técnico começou a colocar em quadra jogadores que raramente tinham uma chance de jogador.
Um dos colegas entrou na quadra muito entusiasmado. Ele recebeu um passe, fez uma finta no defensor e correu pela quadra - na direção errada. Tentamos acenar-lhe para voltar e gritamos para que parasse, mas ele estava determinado a marcar pontos. E os fez, mas para a outra equipe !
Jesus contou uma história sobre um jovem que tomou o caminho errado na vida ( Lucas 15:11-32 ). Após pedir sua parte dos bens de seu pai, ele " ...ajuntou tudo o que era seu e partiu para um país que ficava muito longe. Ali viveu uma vida cheia de pecado e desperdiçou tudo o que tinha " ( v.3 ). As coisas foram de mal a pior. Em seguida, uma grande fome se abateu, resultando em escassez de trabalho e alimentos.
Faminto e sem dinheiro, o filho desobediente recuperou o bom senso e voltou para casa. Para sua surpresa, seu pai o aguardava e lhe deu as boas-vindas com abraços e uma grande festa ( vv.20-24 ).
O jovem não merecia, mas a história de Jesus nos lembra que a graça de Deus se estende a qualquer um dos Seus filhos desobedientes que retornam a Ele. Através do sacrifício de Jesus pelos nossos pecados, Ele perdoa e celebra o noss retorno ! Ele não evergonha os Seus filhos por perderem-se no caminho.
Quandp nos rebelamos e seguimos nosso próprio caminho, não demora muito para enfrentarmos a amargura das nossas escolhas e termos dificuldade para dar o próximo passo. O melhor passo é retornar para Deus - curvando-se diante dele em verdadeiro arrependimento, e, então, nos embevecermos com a Sua graça e aceitação. - Jeff Olson
Leia: Lucas 15:11-32
...era preciso fazer esta festa pra mostrar a nossa alegria. Pois este seu irmão estava moto e viveu de novo; estava perdido e foi achado ( v.32 ).
Examine: Mas tu, Senhor, és Deus de compaixão e de amor; és sempre paciente, bondoso e fiel ( Salmo 86:15 ).
Considere: Faça uma pausa para lembrar-se e agradecer a Deus pela última vez em que Ele surpreendeu você com Sua graça. Que maneira você escolherá para honrar e glorificá-lo com sua obediência hoje ?
FERRAMENTAS DA FÉ
Em seu livro Play Ball ( Jogar Bola ), o ex-jogador de beisebol Dave Dravecky , da Liga Principal All-Star, nos EUA, diz que alguns atletas são conhecidos na liga como " pacotes
completos " ou " jogadores de franquia ". O ex-empresário Leo Durocher, disse: " Esses são os atletas que os técnicos procuram, aqueles com capacidades excepcionais de
correr, pegar, lançar, rebater a longa distância, rebater pela média. "
Dravecky usa esta analogia para sugerir que o cristão tenha cinco ferramentas:
- Aceitar a Palavra de Deus como prioridade. " ...não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática " ( Tiago 1:22 ).
- Saber que é incapaz de crescer sem a comunhão dos cristãos. " ...vocês, por meio da fé que se baseia no evangelho, estão lutando juntos, com um só desejo " ( Filipenses
1:27 ).
- Orar regularmente . " ...orem sempre com o coração agradecido " ( Filipenses 4:6 ; Salmo 105:4 ).
- Falar a outras pessoas sobre seu relacionamento com Cristo. " ...anunciem a sua grandeza e contem às nações as coisas que ele fez. Cantem a Deus, cantem louvores a ele,
falem dos seus atos maravilhosos " ( Salmo 105:1-2 ).
- Manter-se humilde e amar os outros como Cristo nos amou. " Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios ; mas sejam humildes e
considerem os outros superiores a vocês mesmos. [ ...] Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha " ( Filipenses 2:3-5 ).
Dravecky conclui: " Os jogadores de beisebol precisam extrair o máximo de suas capacidades. Em cada geração, uns poucos selecionados nascem com a habilidade de jogar
com as cinco capacidades. Os cristãos, por outro lado, podem ser seguidores de Cristo, com estas cinco ferramentas sempre que andarem no caminho. Por que deveríamos
escolher a mediocridade ? " - Roxanne Robbins
Leia: Salmo 105:1-4
Procurem a ajuda do Senhor ; estejam sempre na sua presença ( v.4 ).
Examine:
- Salmo 8
Considere: Reveja os pontos que Dave Dravecky afirma abranger um " cristão de cinco habilidades ". Como tornar essas características uma parte importante da sua vida ?
Só resta chorar
Um grande jogador de futebol, brasileiro, quase abandonou sua carreira há pouco mais de dois anos. Estamos falando de Zé Maria, que devido a uma lesão muito importante, foi aconselhado pelos médicos a deixar o futebol. Felizmente, zé orou para que Deus colocasse a Sua mão sobre ele, e Deus o sarou. Pouco depois, ele continuava jogando no Perugia (Itália) e na Seleção Brasileira.
As lesões são inimigas conhecidas da maioria dos atletas. Mais ainda, quando são tão graves que os deixam “afastados” durante meses, dando a impressão que só lhes resta chorar.
Muitas vezes nos encontramos em situações parecidas. Talvez não se-jam as muitas cirurgias ou problemas físicos que nos fazem chorar, mas as circunstâncias, os problemas, as desilusões, e uma lista interminável de ini-migos nos fazem chorar. Assim como aconteceu com o escritor do Salmo: “As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite”.
Existe uma ideia muito comum, mas equivocada, a respeito de Deus. Achamos que Ele só nos aceitará quando tudo for bem, ou quando soubermos reagir diante de tudo o que acontecer conosco. Às vezes, pensamos que só quando parecemos fortes, Deus está conosco, e isto é um grande erro. Deus diz claramente em Sua Palavra que deseja que sejamos sinceros com Ele. Deus nunca disciplina Seus filhos por se sentirem desanimados, Deus não “foge” de nós quando choramos diante dele. É exatamente o contrário — a Bíblia diz que, quando as lágrimas são nossas companheiras, Deus está ali, conosco, tentando nos fazer compreender que há uma saída e que as lágri-mas nunca são o final de uma situação.
Existe alguma circunstância tão difícil em sua vida que você acha que não vai suportá-la? Há pessoas que não entendem o que você tenta fazer? Você dá tudo o que tem e recebe o mal em troca? Pode se aproximar de Deus e chorar. Não há amigo que possa entendê-lo como Ele. Não há pessoa que possa ajudá-lo como Ele. Não existe alguém como Ele que possa esclarecer melhor qualquer situação.
A razão pela qual Deus é a fonte de nosso consolo é muito simples; tanto que até nos esquecemos: Ele sofreu em nosso lugar, muito mais do que poderemos compreender. Quando levou toda nossa tristeza, nossos equí-vocos, nossa maldade, nosso pecado, soube, melhor que qualquer um do mundo, o que significa viver desprezado e só. E fez tudo por amor a nós! Deus só permite em nossas vidas, lágrimas que podemos vencer. Mas com uma condição: que as levemos a Ele; Ele saberá nos consolar.
____________________________________________________________
Este devocional foi extraído do livro Linha de Chegada, publicado por Publicações RBC. Jaime Fernández Garrido
Não te Deixare ir
Juninho Pernambucano é um dos jogadores brasileiros mais queridos na Europa. Chegou à França para fazer parte da equipe do Olympique de Lyon, e junto com outros brasileiros como Edmilson, Caçapa, Fred e Cris, fizeram a equipe que nunca havia ganhado uma taça, ser a campeã da Liga, seis temporadas consecutivas. Juninho é conhecido por sua vontade de ganhar, tanto com sua equipe como com a Seleção Brasileira. Nunca abandonou a luta para conseguir a vitória.
Às vezes perdemos grandes coisas porque não as conhecemos. Nenhum cristão triunfará na sua vida se não treinar ajoelhado. Nenhuma pessoa conhecerá a Deus se não passar horas em comunhão com Ele. Nenhuma situação terá razão de ser se não a colocarmos na presença de Deus. Como estão seus joelhos? Como está sua comunhão com Deus? Quantas vezes você tem se colocado em Sua presença? Não há desculpa. Não existem razões que possam mascarar nossa necessidade de Deus; nunca alguém falou com Deus e o encontrou ocupado. Nunca alguém se aproximou de Deus e ouviu dele estas palavras: “não tenho tempo para você”! Quantas vezes nós, sim, é que estamos ocupados! Quantas vezes dissemos a Deus, direta ou indiretamente, que não tínhamos tempo para Ele? Desprezamos a vitória, desprezamos a bênção, os melhores momentos da vida.
É algo que todos nós precisamos aprender. Se nos ocupamos demais estaremos ocupados demais também para Deus. Em nenhum lugar a palavra de Deus nos diz que é muito espiritual praticar atividade após atividade, destruindo nosso corpo, sem tempo para renovar nosso espírito. Não há espiritualidade em sofrer uma crise nervosa, uma depressão, um colapso mental ou até um problema familiar grave por culpa de nosso “trabalho”. É muito mais carnal do que parece.
Não aprendemos ainda o que significa a renovação espiritual de nossa mente, e a restauração de nossa alma e corpo. Agora que você é jovem, tem a possibilidade de edificar as bases mais importantes de sua vida, separar sempre um tempo para renovação e restauração na presença de Deus. “Não te deixarei ir, se me não abençoares”, é a verdadeira atitude de alguém que sabe o que é realmente importante na vida. Você se identifica com essas palavras?
____________________________________________________________
Este devocional foi extraído do livro Linha de Chegada, publicado por Publicações RBC. Jaime Fernández Garrido
O melhor jogador é aquele que treina todo dia, que se dedica mesmo quando não tem treino e está preparado para qualquer desafio que vier.
Sempre fui sonhador, é isso que me mantém vivo
Quando pivete, meu sonho era ser jogador de futebol, vai vendo
Final da Sul-Americana
Um time do estado Catarinense
Um avião que caiu e matou
Os jogadores da Chapecoense.
Entre os minérios de ferro
Entre a Vale e a sua imagem
Já não sabem o valor da vida
Será que vale uma barragem?
Mar de lama em Mariana
Um desastre industrial
Destruição,mortes,contaminação
Causou o maior Impacto Ambiental.
Sem falar em Brumadinho
As sirenes não tocaram
Onde estão os responsáveis,
Pelas vidas que ali se acabaram?
Lixos jogados no chão e nos rios
Causando a poluição
A natureza manda sua resposta
Com a chuva vem a destruição.
Rio de Janeiro e São Paulo
Dois grandes Temporais
Enchentes,deslizamentos,perdas
Deixaram vitimas fatais.
Tão jovens sairam de casa
Pelos sonhos foram guiados
Mas la no Ninho do Urubu
Pelo fogo foram Ceifados.
Uma perda no Jornalismo
Um Helicoptero e um caminhão
Entre morte e heroismo
Entre emoção e comoção.
Um homem,um presidente
Um governo ou uma sentinela?
Falta alimentos e medicamentos
Na Crise da Venezuela.
Um surto ou a maldade?
Um ato deshumano
Mais vidas foram levadas
No massacre em Suzano.
Na rádio,Internet,Televisão
As tragédias são anunciadas
Terra,Água,Fogo,Ar
E também pessoas assassinadas.
Definimos nossos amigos através de nossa vida. Um jogador de futebol, com certeza terá vários amigos que também jogam futebol. Professores serão rodeados igualmente de educadores e/ou alunos. Do mesmo modo: pastores, políticos, empresários, músicos, etc.
O jogador
Ás vezes é preciso um novo fôlego, uma nova forma de ver a vida, uma ilustre recuperação do tempo perdido.