Isolamento
a máscara, o isolamento social, tomaram conta de Mim,
dos Amigos, da Família, das Pessoas...
esqueceram que precisamos sermos Felizes....
foram tantas as conquistas :
globalização - capitalismo - poder - 8G
percebe-se que o próprio Homem
é o ser mais Letal do Universo...
O Individualismo e a Ganância, destroem uma Nação .. e
reduzem-se a Insignificância...
PÁSCOA
Ainda que estejamos celebrando a Páscoa com as portas trancadas (isolamento) e com grande apreensão, não somos os primeiros a celebrá-la assim; a origem mais remota da páscoa é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem: do “destruidor” sobre as casas dos hebreus, matando apenas os primogênitos dos Egípcios (Êxodo 12.27); passagem da escravidão para a liberdade na Terra Prometida; da morte para a vida.
A primeira páscoa da era cristã (João 20:19-23) também foi assim, com portas trancadas, medo diante das más notícias, angústia e até pavor, todos aguardavam um único visitante que disse: “Paz seja convosco.” A partir dali foi possível a passagem para uma vida vitoriosa cheia do Espírito de Deus.
E nessa páscoa de 2021, em que estamos todos cercados de más notícias, como podemos ter nossa passagem para uma vida plena, para que possamos voltar a festejar nossas amizades eternas, com lágrimas superadas e alegrias sempre presentes? Penso que através do arrependimento dos nossos pecados, poderemos também receber nossa páscoa não só de passagem, mas de acesso em nossas casas e corações daquele que pode dizer: “Paz seja convosco.” (Atos 3:19).
Por muitos anos me permite sentir;
Após decepções, neguei meu próprio amor;
Busquei o isolamento, abandonei meus sentimentos;
Por tantos anos usei uma máscara... Nem me lembro mais quem já fui;
Durante meses critiquei minhas ações;
Antes de morrer busco apenas redenção;
Basta ouvir o martelar que minha sentença entregue vai ser;
Como últimos pedidos, poucas coisas a dizer;
Me desculpem por não falar, demonstrar ou sentir;
Me permitam me redimir... Me permitam Amar outra vez...
"O mundo tem muitas vozes, que aumentam no isolamento, não podemos permitir que as vozes do mundo venham a abafar a voz de Deus em nossos corações".
"O isolamento traz consigo um processo de seleção e diante deste processo muitos não estarão aptos, pois só os que perseverarem até o fim serão aprovados".
"Isolamento social, acústico e térmico.
Esse é nosso cenário. Não há convívio entre nós apenas formalidades, não diálogos apenas troca de informações, não a mais toque, carinho, contato pele a pele. Somente um "oi" "boa noite" "tchau", forçado e frio, tanto quanto os ventos de Agosto."
Tempo de Isolamento
Nessa prisão que me encontro
Acho dentro de mim
Algo obscuro, acentuado nesses dias de incertezas, medos, coesão...
Uma sensação de impotência diante das questões humanas do que somos e o realmente somos!
Em tempos de reclusão obrigatória, necessária
Mostramos a face ordinária que procuramos esconder
Um não sei o quê da onde vem !? Não sei dá onde!
Um nó na garganta que inala a álcool
E que entala a garganta...
Sentimentos sem nomes surgem
Quero estar sozinha!
Meu grito....
Me escondo dentro do quarto
Me escondo dentro de mim
A prisão é obrigatória
A prisão de dentro é escolha
Confusões mentais,
Desorientações momentâneas ....
A prisão da prisão aprisionada dentro e fora de si
Não sei o que vai mais demorar
A prisão por fora
Ou a prisão em mim...
Yascara Samara 21/04/2020
Tudo passa, tudo vai passar! Esta fase de incertezas, tristezas, isolamento, um dia vai acabar. Porém, é necessário sermos fortes e termos fé, pois o inimigo é invisível, e não é fácil de se combater. Mas tenha certeza de que um dia você vai olhar pra trás e dizer: "Eu passei por tudo isto e venci!”
A pessoa adepta do egoísmo, embora não concorde, perceba ou aceite, dirige-se ao isolamento e abandono afetivo.
Em tempos de pandemia, isolamento social e medo, a dor é uma sensação metafísica cuja manifestação se torna coletiva na medida em que o medo é coletivo, o desencarne ocorre de modo coletivo e a luta pela vida é uma incógnita coletiva.
DEPRESSÃO POR ISOLAMENTO EM PANDEMIA - CORONAVÍRUS
Por Fernando Vieira Filho ¹
A depressão sazonal, cujo nome técnico é Transtorno Afetivo Sazonal (TAS) é um tipo de depressão que ocorre em países de inverno rigoroso. Nestes países, por alguns períodos, devido a nevascas ou frio intenso, as pessoas ficam confinadas em suas casas por semanas. Este tipo de depressão tende a afetar as pessoas de meia idade e idosos, e as estatísticas mostram que o número de mulheres afetadas é quatro vezes maior que o de homens.
A depressão de isolamento social apresenta grande semelhança com a depressão sazonal.
Portanto, neste período de isolamento, que é uma situação nova e nunca vivenciada pelo povo brasileiro, devemos observar alguns sintomas deste transtorno, tais como:
• Pouco apetite ou fome excessiva
• Insônia ou excesso de sono
• Pouca energia ou cansaço
• Dificuldade de concentração
• Mau humor e irritabilidade
• Ansiedade
Vejamos, então, algumas estratégias para prevenir esta depressão:
• Pela manhã, abra as janelas de casa para permitir que entre o máximo de luz natural.
• Seja grato por tudo que a vida lhe ofereceu até esse momento. A gratidão é um remédio que, talvez, você tome em poucas doses em seu dia-a-dia. A mania de reclamar se instala quando você pensa que as coisas nunca estão boas o suficiente. Reclamação “atrai” negatividades para sua existência.
• Procure exercitar o entusiasmo (do grego: “Deus dentro de você” ou “Estar possuído de Deus”), porque a força para implementar sua mudança interior vem de Deus. Assim, ter entusiasmo é se abastecer de Deus.
• Jogue jogos de tabuleiro, brinque com os filhos, faça exercícios físicos, dance, cante, etc.
• Leia e releia bons livros.
• Tenha uma alimentação saudável.
• E, sobretudo, evite ficar diante da TV assistindo noticiários alarmistas ou com o Smartphone conectado só em redes sociais.
1. Fernando Vieira Filho – Psicoterapeuta Clínico, palestrante e escritor.
Autor do livro CURE SUAS MÁGOAS E SEJA FELIZ! – 2ª Ed. - Barany Editora - 2012.
E coautor do livro DIETA DOS SÍMBOLOS – 6ª Ed. - Melhoramentos - 2004.
É autor dos E-Books: PSICOFÁRMACOS - Uso e aplicações de forma simples e eficaz. PSICOPATOLOGIA - Apresentada de forma simples e objetiva - Incluindo psicopatologias infantis. SISTEMA DE TERAPIA FLORAL do Doutor Edward Bach (Portuguese Edition) – Amazon – 2013. E-book.
Estamos diante de uma grande oportunidade evolutiva, com o isolamento social. Alguns sairão muitos melhores, outros iguais como entraram.
No isolamento social, pense sobre suas atitudes e ações e reflita como está, sua vida no planeta. Se esta vivendo ou sobrevivendo? Contribuindo para a melhora ou para destruição?
Nestes dias de isolamento que anseiam por novos encontros, nos ajude a nos tornarmos, além de tudo aquilo que já somos e fazemos, também capazes de melhor conciliar razão e sensibilidade, eficácia e afetos, individualidade e compromisso social, economia e compaixão, espiritualidade e sentidos, eter nidade e instante.
Se você procura uma desculpa para se safar quando acabar o isolamento; saiba que suas estruturas ruíram. Perdeu!