Isaias 59
Isaías 58
11. O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham.
PARTE DO FUTURO É AGORA
Leia: Isaías 11:1-9
Lobos e ovelhas viverão em paz... ( v.6 ).
Examine: - Efésios 2:11-22
- Apocalipse 21:1-5
Considere: Onde seu mundo mais precisa de Deus ? De que maneira você pode se unir a Sua obra redentora ?
Bafaluto, uma pequena vilas de 300 habitantes em Gâmbia, mal podia sobreviver. Sem acesso a água limpa, toda a população estava presa a um ciclo de pobreza, doenças, implacáveis e fome - até que Brian Harrold e Pamela Morgan, empresários irlandeses gastaram uma pequena fortuna para cavar um poço de 80 metros de profundidade para este povo. Quando lhe perguntaram o que os levou a fazer isso, Brian respondeu: " Não prejudicar o outro neste mundo ainda é pouco. "
Da mesma forma, o profeta Isaías viu a confusão do mundo, e retratou uma visão instigante do mundo como Deus planejou que fosse. Neste novo mundo, Deus varrerá a vasta multidão de iniquidades da humanidade, " ...defenderá o direito dos pobres " ( Isaías 11:4 ), desfará todo o impulso direcionado a violência - tanto assim que até mesmo " Vacas e ursas pastarão juntas... " ( v.7 ). Embora uma visão como essa ecoe os verdadeiros anseios dos nossos corações, ela parece fantasiosa e irreal. Será que este trecho das Escrituras é um sentimentalismo teórico ou há exemplos concretos em nosso mundo ?
Deus não vive no abstrato - em algum lugar nebuloso do futuro. Ele vive neste momento. Apesar de Deus ter feito este mundo há muito tempo, Ele já começou Sua obra para terminá-lo. Após a catástrofe do Éden, Deus acionou imediatamente Seu plano de resgate através de Jesus - o resgate que seria obedientemente exemplificado pelo povo de Deus. Em primeiro lugar, Israel, agora a igreja.
As cartas de Paulo apresentam como nós, a tribo de Deus, somos ( como diz um escritor ) " um sinal antecipado da cura divina e do futuro restaurador para o mundo. " Até mesmo hoje, nosso amor, as obras de justiça e a proclamação do evangelho refletem o plano de Deus para "... a terra [que] ficará cheia do conhecimento da glória do Senhor... " ( v.9 ). - Winn Coller
A profecia de Isaías (43.19) compara a vinda de Cristo ao mundo a uma coisa nova que vem à luz, a um caminho no deserto e a rios no ermo.
Paz verdadeira e duradoura é dádiva de Deus a quem nEle confia firme e permanentemente.
(Isaías 26.3)
ENTRE O BEM E O MAL
Ai dos que ao
mal chamam bem
e ao bem, mal...
—Isaías 5:20
O Mágico de Oz permaneceu popular durante anos. As pessoas de todas as idades aprenderam lições morais com a Dorothy, o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde ao viajar pela estrada de tijolos amarelos. É claro que, no enredo o grande inimigo a ser vencido é a Bruxa Má do Oeste. O Mal é claramente caracterizado e é vencido pelo Bem.
Um novo musical da Broadway, no entanto, vira o senso moral da história original de ponta cabeça. Nesta nova versão da história, a bruxa má é apresentada como uma personagem simpática. Nascida com a pele de cor verde, ela se sente uma estrangeira. Os personagens mais importantes, as linhas do enredo, os papéis e outros detalhes são alterados de modo que a bruxa malvada é somente uma pessoa mal-compreendida. A audiência poderá sair com a ideia de que o mal transforma-se em bem e vice-versa.
Durante o ministério do profeta Isaías, ocorreu em Israel uma reversão dos valores morais. Alguns realmente consideraram o assassinato, idolatria e adultério como sendo bons. Como resposta, Isaías deu-lhes um conselho severo: “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal…” (Isaías 5:20). Em nosso mundo de relativismo, a cultura popular constantemente desafia os valores bíblicos. Mas estudar, memorizar e meditar sobre a Palavra de Deus pode garantir o nosso discernimento entre o bem e o mal. —HDF
Se conhecermos a verdade,
poderemos discernir o que é falso. Dennis Fisher
Nosso refúgio na tempestade
Você foi. . . um refúgio da tempestade. - Isaías 25: 4
Os melhores correspondentes da revista Life foram enviados em todo o mundo para fazer a pergunta: “Qual é o significado da vida?” Eles conversaram com filósofos e crianças, taxistas e barqueiros do rio Nilo. Mais de 100 fotógrafos de primeira linha forneceram imagens.
Uma fotografia dramática de um farol na costa da Bretanha chamou minha atenção. Uma imensa tempestade do Atlântico enviara ondas gigantescas ao redor da imensa estrutura de tijolos, quase engolindo-a. Mas no lado abrigado, literalmente cercado por ondas de espuma, estava o guardião do farol. Ele estava olhando casualmente para a margem, com as mãos presas despreocupadamente nos bolsos, enquanto ondas enormes caíam ao redor dele.
Esta ilustração poderosa me lembrou das muitas tempestades violentas de julgamento que enfrentamos na vida. E fiquei grato pela promessa de que em Deus estamos tão seguros quanto aquele faroleiro. As palavras de Isaías 25: 4 são verdadeiras para todo crente: Deus é nosso refúgio durante as tempestades de aflição física, turbulência emocional e ataque espiritual. Com a Sua proteção, podemos suportar qualquer prova com a certeza calma de que Aquele que nos protege não pode ser movido. E isso nos dá paz, não importa quão turbulentas sejam nossas circunstâncias.
O Senhor pode acalmar a tempestade ao seu redor, mas com mais frequência Ele acalma a tempestade dentro de você. David C. Egner
Sempre depois de uma leitura do Evangelho experimento aquilo que Isaías falou; — Aqueles que esperam no SENHOR renovam suas forças. Voam alto como águias; correm e não se fatigam, caminham e não se cansam.
Isaías falou que o Messias foi rejeitado e desprezado por todos; Ele suportou dores e sofrimento sem fim. Era como alguém que não queremos ver; nós nem mesmo olhávamos para Ele e o desprezávamos. E hoje em dia acontece a mesma coisa entre os evangélicos, trocaram a glória do sofrer em nome de Jesus Cristo por aquela maldita teologia da prosperidade. Ninguém mais quer saber de sofrer em Cristo, quem está com dificuldades na vida eles logo falam; tem encosto aí, obra de macumbaria, será que eles não leram todo sofrimento que Paulo passou? Perigos no mar, perigos no chão, perigos de os tipos e nem por isso tinha obra de macumbaria na vida dele, hoje nós não sabemos o que é padecer pelo nome de Jesus Cristo.
Em Isaías 40:28 diz “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga?”. Então como é que os católicos dizem que Deus descansou no sétimo dia no Gênesis?
ISAÍAS 44, 9-20 - IDOLATRIA
Os fabricantes de estátuas são todos um nada e suas coisas preferidas não têm valor. Seus devotos nada vêem nem conhecem, por isso acabam sendo enganados.
/ Quem formaria um deus ou fundiria uma imagem, senão para conseguir alguma vantagem?
/ Vejam: seus devotos todos são enganados, porque os escultores não são mais que homens. Que eles todos se reúnam para comparecer: ficarão apavorados e envergonhados.
/O ferreiro trabalha o ídolo com a fornalha e o modela com o martelo. Forja-o com a força de seu braço; mas, em dado momento, fica com fome e perde a força, ou então tem sede e fica exausto.
/O carpinteiro mede a madeira, desenha a lápis uma figura, e a trabalha com o formão e lhe aplica o compasso. Faz a escultura com medidas do corpo humano e com rosto de homem, para que essa imagem possa estar num templo feito de cedro.
/Corta cedros, escolhe um cipreste ou carvalho, deixando-os crescer no meio das árvores da floresta; planta um pinheiro e a chuva o faz crescer.
/ Tudo isso serve para queimar; o próprio escultor usa parte dessa madeira para se esquentar e assar o seu pão; e também fabrica um deus e diante dele se ajoelha, esculpe uma imagem para se ajoelhar diante dela.
/ Com a metade, ele acende o fogo, assa a carne na brasa e mata a fome; também se esquenta ao fogo, e diz: «Que coisa boa! Eu me esquento, enquanto olho as chamas!»
/ Depois, com o resto ele faz um deus, uma imagem esculpida. Em seguida, ajoelha-se diante dela e faz uma oração, dizendo: «Salva-me, porque tu és o meu deus».
/ Eles não sabem e não entendem, porque seus olhos estão grudados para não ver, e sua inteligência não pode mais compreender.
/ Nenhum deles cai em si, ninguém percebe nem compreende, para dizer: «Com a metade eu acendi o fogo, assei pão nas suas brasas, cozinhei um pedaço de carne e comi; e com o resto eu iria fazer uma coisa abominável? Vou ajoelhar-me diante de um pedaço de madeira?»
/ Esse homem se alimenta de cinza. Sua mente enganada o iludiu, de modo que ele não consegue salvar a própria vida e nem é capaz de dizer: «Não será mentira isso que tenho nas mãos?»
(profeta Isaías)
Contrapondo-se a coragem de Isaías, de mãos e coração hesitantes, eu tento dizer: não tens que buscar a ninguém mais, eu quero ir!
Morrendo o homem, porventura tornará a viver? (Jó 14:14)
Os teus mortos viverão. (Isaías 26:19)
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:3)
Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. (João 3:7)
Isaías, capítulo XXVI, versículo 19 encontramos a passagem: "Aqueles do nosso povo, que fizestes morrer, viverão de novo"
Isaias 48:17 Assim diz o Senhor, o seu redentor, o Santo de Israel: ?Eu sou o Senhor, o seu Deus, que lhe ensina o que é melhor para você, que o dirige no caminho em que você deve ir.
Quando o Profeta Isaias Viu a gloria de Deus ele não disse : eu sou o cara, Jeová me escolheu , mas Disse : aí de mim, pois sou um homem de labios impuros
“Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim; em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens” (Marcos 7.6,7). Estas palavras solenes foram ditas pelo Senhor Jesus aos escribas e fariseus. Eles vieram a Ele com a acusação de que Seus discípulos não se conformavam às suas tradições e práticas em relação à pureza e lavagens cerimoniais. Em Sua resposta, Cristo expôs a inutilidade da religião deles.
Estes escribas e fariseus estavam levantando a questão do “lavar de mãos” cerimonial, enquanto seus corações permaneciam sujos perante Deus. Oh, querido leitor, as tradições dos antigos podem ser diligentemente seguidas, suas ordenanças religiosas observadas estritamente, suas doutrinas devocionalmente guardadas, e ainda assim a consciência jamais foi sondada na presença de Deus quanto a questão do pecado. O fato é que a religião é uma das maiores obstruções para a verdade de Deus abençoar as almas dos homens.
A verdade de Deus nos leva a um nível em que Deus e o homem são tão distantes quanto o pecado é da santidade: portanto, a primeira grande necessidade do homem é purificação e reconciliação. Mas a “religião” atua na suposição de que a depravação e culpa humanas podem ter relacionamento com Deus, podem aproximar-se dEle, e mais, adorá-lO e serví-lO. Por todo o mundo, a religião humana é baseada na falácia de que o homem pecador e caído pode ter um relacionamento com Deus. A religião é um dos principais meios usados por Satanás para cegar a humanidade quanto à sua verdadeira e terrível condição. É o anestésico do diabo para fazer pecadores perdidos sentirem-se confortáveis e tranquilos em seu vil afastamento de Deus. A religião esconde deles Deus em Seu verdadeiro caráter – um Deus santo que é “tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar” (Hb 1.13).
Energizar!
Ele dá poder aos fracos e àqueles que não têm força, Ele aumenta a força. - Isaías 40:29
Enquanto ainda está escuro, um carro solitário passa pelo portão da fábrica. Uma figura solitária caminha até uma porta dos fundos, destrava e entra. Uma luz continua, depois outra. Grandes máquinas são acionadas, equipamentos de controle de temperatura são acionados, bancos de máquinas logo começam a cantarolar. Quando as 7 horas da manhã chegam, o moinho tem a planta toda ligada e pronta para a produção de um novo dia.
Como seguidores de Jesus Cristo, podemos experimentar um "poder" semelhante. Isso deve acontecer todas as manhãs. Não estamos preparados para um dia de produtividade espiritual e pessoal até passarmos o tempo “aquecendo”. Um capítulo da Escritura, alguns momentos bem passados de leitura devocional, meditação e oração estabelecem o clima espiritual adequado para o resto. do dia.
Precisamos ainda mais do poder de Deus quando passamos por períodos de vazio, depressão ou testes. Sentindo-se desligado, clamamos a Deus. Isaías declarou que o Senhor “dá poder aos fracos” e “aumenta a força” (40:29).
Precisamos da força do Senhor não apenas para provações severas, mas também para a vida cotidiana - e Ele prometeu isso. Quando nos voltamos para Deus, podemos “subir com asas como águias” (v.31). Vá a Ele diariamente para ligar.
Embora fraco e desamparado na luta da vida,
o poder de Deus será minha permanência;
Sem, dentro de mim, Ele me dá a
força para obter a vitória. —DJD
Conhecer a presença de Deus é conhecer o poder de Deus. David C. Egner
Disposto a mudar
Se você é disposto e obediente, você deve comer o bem da terra. - Isaías 1:19
Um recente recurso de notícias narrou a crescente busca por alívio do estresse através de spas, massagens, pílulas e fitas de exercícios. O desejo de aliviar a tensão gerou toda uma indústria, incluindo lojas comuns em shoppings de todo o país. O relatório terminou dizendo: "Embora as pessoas paguem para consertar o estresse, elas não estão prestes a mudar o estilo de vida que está causando isso".
Não importa qual seja o problema, nossa resposta inicial é tratar os sintomas em vez da causa.
Durante os dias de Isaías, o povo de Deus não estava experimentando a bênção do Senhor. Eles passaram pelos movimentos de adoração e não podiam entender por que Deus não estava percebendo seus esforços religiosos (Is 58: 3). Mas enquanto eles jejuavam, eles também estavam explorando seus trabalhadores e brigando entre si (vv.3-4). Isaías condenou sua hipocrisia e disse-lhes que precisavam mudar. Se libertassem os oprimidos, compartilhassem com os famintos, abrigassem os desabrigados e vestissem os nus, Deus os abençoaria com a cura, responderia à oração, à orientação, à força e à alegria.
A atividade religiosa não substitui um coração obediente. Com a ajuda de Deus - e a vontade de mudar - podemos eliminar os problemas da raiz, não apenas os sintomas.
A vida cristã não está confinada
à igreja um dia por semana;
Deus quer que obedeçamos a Sua Palavra,
Cada dia a Sua vontade de buscar. —Sesper
A atividade religiosa não substitui um coração obediente. David C. McCasland
Malabaristas Queimados
Aqueles que esperam no Senhor renovarão sua força. - Isaías 40:31
A mulher, a mãe e a dona de casa de hoje são malabaristas profissionais. Ela equilibra as responsabilidades da casa, da igreja e da comunidade e, muitas vezes, administra um serviço de táxi familiar.
Minha filha Tina é uma malabarista que admite que às vezes se sente resignada, mas aprendeu aonde ir com sua luta. Veja como isso começou.
Certa manhã, Tina acordou com o sentimento de que eu não posso fazer malabarismos e começou a entrar em pânico. Pegando papel e caneta, ela começou a gravar alguns “primeiros socorros” espirituais, como: “Deus não está estressado. Deus não está frustrado. Deus não está exausto. Deus não está confuso. Deus não está em pânico.
Depois de listar o que Deus não é, ela começou a listar o que Ele é: “Deus está relaxado. O tempo de Deus é perfeito. Deus tem energia contínua. Deus está no controle. Deus sabe de tudo. ”Então ela escreveu:“ Esse Deus está vivendo em mim. Ele está trabalhando através de mim. ”No momento em que ela escreveu essas palavras, os sentimentos de pânico de Tina tinham voado. Antes que ela tivesse a chance de dizer “Deus, eu quero renunciar”, ela percebeu que Ele queria renovar sua força.
Você é um malabarista que precisa da ajuda de Deus para a sua alma? Guiados pela leitura da Bíblia de hoje de Isaías 40, pondere sobre os atributos ilimitados do Senhor. Então deixe que Ele te renove.
Eu olho para Ti em todas as necessidades
E nunca olhe em vão;
Eu sinto Teu forte e terno amor
E tudo está bem novamente. - Longfellow
Porque Deus se importa conosco, podemos deixar nossos cuidados com ele. Joanie Yoder