Inutilidade
Descobri que o medo
é algo que fica nos dizendo
tudo que pode dar errado,
e citando tudo que nos enfraquece.
Mas se inquirir o medo
e examinar a procedência
do que ele despeja em você,
verá a inutilidade dele,
verá a absurda falta de fundamento
do discurso do medo...
Uma vez desacreditado
ele perderá todo o poder sobre você,
e te deixará finalmente em paz...
"A sensação de dormência,
Ciclo da própria demência...
Mentiras ditas pela consciência,
Aquelas que nos fazem perder nossa essência...
Rimei, cantei, mostrei, falei...
Senti, menti, ouvi, cai...
Porém, eu amei.
Mas de tu, nunca dependi.
O que eu fiz, farei...
Ou faço...
Não é para te fazer rir, ou para aliviar o teu fracasso."
É doloroso acompanhar gente idosa ou doente.
Observar seus desempenhos, suas deficiências, e incapacidades nos amedronta.
A imaginação de passar pelo mesmo processo, percebendo nossa inutilidade e incapacidade de não poder, por não saber, fazer nada, ainda que se queira! É como tentar se equilibrar numa corda bamba ou ficar sóbrio depois de um belo porre.
Contra a ignorância atrevida
A inteligência e a sabedoria não se astrevem
Porque é inútil e é um cansaço de vida.
Pior do que ser INÚTIL ao progresso da humanidade, dentro da sua pequena participação, é ser CONTRA e agir efusivamente nesse sentido oposto, caindo na DESONRA consciente, no abismo do umbral do arrependimento, onde só existe escuridão e ranger de dentes ao final dessa estrada.
Os humanos geralmente não pensam, não param para analisar, fazer uma pausa, refletir, vivem como máquina e robôs programados, programados a que? Qual o intuito de um robô, qual o destino final, e quem programou o mesmo?
Pois que se levarmos em consideração o fato de os mesmos não tenham autonomia do pensamento, quem está ditando os fatores externos que estão levando os mesmos a este atos repetitivos e contínuos?
Claro os mesmos acreditam serem os donos de suas capacidades intelectuais, mas porque os humanos fazem o que fazem? Por que repetem gradativamente os erros de seus antepassados ou da sociedade em que vivem? Seria apenas coincidência o fator de costumes serem passados apenas com contato mais próximo, ou apenas porque aquilo que faz parte da rotina de um indivíduo a mente acata como correto sem fazer as devidas análises, ou pelo ego exagerado e necessidade de serem melhorem uns que outros?
Não podemos enumerar de forma definitiva estes fatores, pois como todos estão em constante movimento e transformação, reagem de acordo com externo, isto nos leva de fato a seguinte conclusão: humanos na grande maioria se comportam como robôs fornecendo aqueles que os programaram o resultado devido, depois todos serão descartados diante da inutilidade humana.
Procure ser útil...
Ter quem faça tudo pra você o tempo todo não é questão de poder. É coisa de parasita.
É pobreza, mesmo quando se tem muito dinheiro. Mesmo quando você paga pela utilidade de alguém. Pobreza de espírito.
Até um animal, na sua condição de irracionalidade, busca ter utilidade.
Ninguém gosta de gente inútil, que sobrecarrega os outros, que acha que as pessoas estão ali para servir. E isso não é questão de tão somente se importar com a opinião dos outros, de viver para agradar às pessoas e conquistar aprovação. É questão de não ser um(a) babaca, que passa a vida sendo um fardo que os outros carregam sem necessidade.
Por mais que alguém te ame, essa pessoa não tem que viver uma escravidão por te amar. Mesmo porque dizer sim pra tudo não é amor... É codependência, submissão, de um envolvimento tóxico que vai minando paulatinamente o relacionamento.
Gente folgada que usa os outros para o próprio bem-estar e ao bel-prazer; que não se sacrifica para fazer "girar a roda da gentileza"; que acha que não precisa melhorar suas atitudes e que são os outros que erram por tentar corrigi-la... É alguém com uma grave falha de caráter, com grande tendência a se agravar sempre que encontra (e manipula) pessoas dispostas a alimentar isso.
Poder não é ter dinheiro, ter fama e status social elevado. Isso tem outro nome: ilusão.Poder é ser útil, ter boa educação e ser cooperativo.
Nada é mais poderoso do que a união da humildade com a pró-atividade.
Não seja a pessoa que trava a "roda da gentileza", onde tudo para em você. Quando chegar em você, dê o impulso e devolva.
Quão bom é acordar com o astral batendo nas nuvens, como é bom ver que pessoas necessitam de sua ajuda, mesmo que seja para coar um café ou até mesmo molhar a horta. O ato de ser útil a alguém é um dos maiores prazeres da vida. Tristes são os que chegaram a um ponto onde não servem para coar um café ou molhar uma horta. O que fazer quando a inutilidade bate a porta e você não consegue pedir para que ela vá embora? Viver o triste ato de incapacidade.
Utilidade Inútil
Há um ciclo todos os dias, acordar, fazer algo de útil (trabalhar)e dormir.
A utilidade da sentido às coisas, mas ela pode te por diante de um abismo quando há a busca incessante para mostrar seu valor.
Esquecemos de nós para agradar um ego que se constrói externamente.
Vejo as vezes algumas pessoas tentando se mostrar úteis e de tanto levarem isso para suas vidas, esquecem de sua própria existência.
O mundo cobra cada vez mais UTILIDADE, principalmente no trabalho e lá vai a manada se apoiando em ombros invisíveis, seguindo mostrando seu valor. No final do dia chegam em casa e adormecem.
E com a inutilidade você se vê só. A única pessoa que esteve consigo mesmo foi sua presença e ao longo da vida tentando se mostrar útil houve o autoesquecimento.
E agora?
Acho que precisamos investir um pouco em nossa futura inutilidade para ela se tornar útil e não morrermos sem existir .
Não fique com pessoas que dizem que sua tristeza é drama
Não ajude pessoas que só estão com você por interesse financeiro, de olho em seus bens. Pois elas não te ajudarão no dia que você precisar.
Não tenha pessoas que só propõe acordos que os beneficiam ou que elas sabem que você não conseguirá cumprir
Não fique com pessoas que sugam sua energia e depois te chamam de preguiçoso.
Não fique com pessoas que falam sobre a teoria da relatividade, mas não tem inteligência para lidar com pessoas, família e amigos.
Não fique com pessoas que te predem, que cortam suas asas e não te deixam ser livre.
Não aceite a toxidade dos outros.
Sua tristeza, desapontamento e choro não é drama.
Tenha pessoas que queiram você mesmo que na inutilidade. Que te queira de verdade.
Que te aceitem como é, com suas limitações e imperfeições.
Que estejam na mesma sintonia e que respeitem quando a sua não estiver no mesmo canal que a delas
Bom mesmo são pessoas que se relacionam bem com todos, que não sentem necessidade de serem o centro das atenções em tudo e que se divertem
O melhor é ser você mesmo e ter pessoas que te incentivam à isso.
Como é bom ter ao redor gente sadia!
Acho tão bom quando alguém me trata de maneira normal sem interesse na jogada e que não precisa de mim pra nada, apenas minha existência é suficiente.
Quando aqueles adotam a solidão e a melancolia como seus verdadeiros pais, o estado interior de inutilidade presente em cada um de nós adquire a capacidade de se transformar no mais puro e doce sentido da vida
A melancolia mental, juntamente da eterna e mais pura solidão e do mais incrível e doce sentimento de inutilidade, sempre estarão presentes na vida daqueles que preferem entender o mundo e as suas verdades como elas realmente são, e não se tornar ignorante como o resto da humanidade preferiu se encontrar e definir.
De tanto ver triunfar as nulidades, a desonra, a injustiça e as inutilidades, para não desanimarmos da virtude, da honra e da honestidade, precisamos pensar e, ao expressarmos o pensamento, reconhecer que as grandes mudanças não ocorrem por fora, nem com o envelhecimento, mas com a maturidade, o crescimento espiritual, moral, filosófico e intelectual. (Parafraseando Rui Barbosa).