Introspecção
A violeta é introvertida e sua introspecção é profunda. Dizem que se esconde por modéstia. Não é. Esconde-se para poder captar o próprio segredo. Seu quase-não-perfume é glória abafada mas exige da gente que o busque. Não grita nunca o seu perfume. Violeta diz levezas que não se pode dizer.
Fique de vez em quando sozinho, senão você será submergido. Até o amor excessivo dos outros pode submergir uma pessoa.
Minha solidão, reclusão, introspecção é uma escolha.
Quanto mais viajo para dentro de mim, mais silenciosa fico. Isso não quer dizer que deixei de amar as pessoas. Isso quer dizer que estou abandonando a necessidade de apego.
Portanto, não questione meu recolhimento, não me cobre seguir "protocolos sociais". Amo sim, e envio meu amor por emanações.
Yara Alves
Introspecção
A introspecção, de alguma maneira, renova a esperança da busca incessante pelo nosso verdadeiro eu. É a partir dessa ferramenta poderosa que o nosso reflexo se mostra nítido. Agora, de frente ao espelho, ocorre que, se olhares em teus olhos, vais sorrir e escutar o som privilegiado da paz. Lágrimas com sabor de sinceridade. O infinito se fazendo mensurável. Para isso ocorrer, deves estar próximo (ou pensando) em quem, ou,em que, tu amas.
Devemos para a nossa consciencia a introspecção. Chegando a respostas concisas, cada vez menos deveremos desculpas aos outros e principalmente a nós mesmos...
INTROSPECÇÃO
Um plácido silêncio adormece, nesta tarde, em minha alma. O tenso frio do inverno contrai-se na inércia das horas do relógio da minha saudade. Um sino, ao longe, faz minhas lembranças regurgitarem devaneios latentes, mas ignorados, avisando-me que meus sonhos andam socados nas gavetas da vida. Em meus armários internos, há muito lixo para se jogar fora. Tenho caminhado sem batuta, sem maestro, sem notas musicais, sem importar se faz sol ou se chove. Tenho flores descuidadas nos vasos de minhas pulsações. Tenho janelas abertas nos quartos das emoções. Tenho ausências autografadas no meu coração. Tenho estilhaços de vidraças quebradas em meus sentimentos distantes. Tenho distancias desenhadas nos mapas de minha estrada. Já não sei mais de mim. Já não sei mais de coisa nenhuma. No cá-lice de meu refúgio, resta-me beber o vazio de meu ser para umedecer a poeira de minhas palavras mudas. Não estou triste, não estou cansada, não estou NADA
A viagem em busca de nós mesmos através do auto conhecimento não é um ato de egoísmo, é introspecção até por que, para doar amor... é necessário antes absorver.
A morte apenas dilata as nossas concepções e nos aclara a introspecção, iluminado-nos o senso moral, sem resolver, de maneira absoluta, os problemas que o Universo nos propõe a cada passo, com os seus espetáculos de grandeza.
Se a humanidade parasse, fizesse uma introspecção e moresse para o pecado, no terceiro dia poderia ressucitar para um mundo melhor.
CARTA
Autor – Carlos Barros
Batidas insistentes. Sou arrancado da introspecção. Uma carta é lançada embaixo da porta.
Meu Caro,
Tu não sabes quem eu sou, mas sei quem tu és. Escrevo-te por conhecer as tuas dores na alma, as tuas dúvidas, os teus anseios sobre a existência. Sou conhecedor das tuas indagações sem respostas e das respostas que nada respondem. Tranquiliza o teu coração. Se a tristeza penetra tua alma. Se a angústia esvazia teu espírito. Se teu corpo não consegue sentir o mesmo ânimo. Levanta-te e anda! Há veredas que ainda não foram desvendadas. Há caminhos que ainda não foram trilhados. Há lagrimas que ainda não foram derramadas e alegrias ainda não vividas. Outros ainda precisam de tua renovada força. Se a vida é tragédia e comédia, que o choro se misture ao teu sorriso.
Desvia de ti a angústia e o medo. Se porventura estiveres indo ao fundo do poço, não te desesperes, pois, ao retornares, tu irás trazer contigo as riquezas só encontradas nas profundezas. Não procures sentido para tua vida. Se ficares te torturando por tal sentido, deixarás de ver a própria vida atravessando teu corpo.
Busca te afastar um pouco das interrogações. Deixa de lado os que querem te acorrentar nos calabouços da Ciência e das normas. Lembra-te que tu és, sobretudo, um animal que acredita estar acima dos outros animais. Busca ter cuidado com os criadores de ídolos e os inventores de verdades absolutas. Eles se alimentam da ortodoxia, da moral e do desejo de suprimir os instintos. Eles são sutis e dissimulados em suas palavras e crenças. Acreditam poder curar a alma humana e aliviar os sofrimentos.
Esperam que a vida possa ser explicada à luz da Razão. Eles não amam a terra. Nutrem-se de um incansável desejo de felicidade e sentido das coisas. Eles não são capazes de amar a vida como ela é. Inventam um mundo dividido entre o bem e o mal. Entre o sofrimento e o prazer. Entre a vida e a morte.
Meu caro, não te preocupes com a morte. Se acreditares no paraíso, prepara-te para o tédio da eternidade. Se acreditares no inferno, prepara-te para sofrer eternamente ao lado dos que não acreditaram no paraíso. Se acreditares na reencarnação, prepara-te para nascer e morrer várias vezes em busca da perfeição. Se acreditares no Nada, prepara-te para nada lembrar depois da morte. Liberta teu pensamento do passado. O futuro ainda não existe. Tua vida é agora. Dance com ela.
Não sou Deus, não sou demônio, não sou homem, muito menos desejo ser tua consciência. Desejo apenas que tu possas olhar a vida de outro modo.
Ass. Vida
Sinto-me possuído por uma adorável sensação de calma. A Vida se fez ouvir através de uma carta. Suas palavras seduziram meu espírito. Encheu-me o corpo de potência de Vida.
A eterna juventude é impossível. Ainda que não houvesse outros impedimentos, a introspecção a impossibilitaria.
"Introspecção para intolerantes"
Intolerante um instante !
Porque vem nessa constante, criando devaneios, sempre a perseguir o que desconhece por inteiro.
Intolerante um instante !
Deus nos fez iguais sabendo que criaríamos nós a diferença, que nos julgariamos pelo credo, status, aparência, mas por sua benevolência, nos direcionou ao culto pra suprir essa nossa deficiência.
Cada qual tem sua fé, sua crença, o livre arbítrio nos foi dado baseado nessa certeza.
Intolerante um instante !
Percebe as barbas longas, os véus, os vestidos, os turbantes, os tecidos entrelaçados, os tapetes, os pés descalços, os acentos amadeirado, a face ao solo, o ritmo do silêncio, a devoção, a emoção, os pedidos, o clamor, as lágrimas, a submissão em questão.
Intolerante consegue sentir a invisível combustão ? Creio que ainda não.
Intolerante se de somente um instante...
Pra ver o nascer e o por do sol, ouvir os pássaros cantar, ouvir o barulho do mar, tocar a terra, as árvores, sentir o cheiro das flores, brincar com os animais, caminhar no silêncio ensurdecedor da natureza, acender uma fogueira...
Visitar orfanatos, asilos, presídios, hospitais, as ruas vazias das madrugadas frias em todos aspectos, levando somente palavras, pois isso na maioria das vezes basta, a carência é humana, falta do amor, simples gesto.
Intolerante, o que tens é uma doença que aos pouco lhe consome, pra isso existe um antídoto, algo maior que o homem, Ele é o criador de todas coisas, incluindo eu e você, que mesmo na nossa insignificância Ele ainda nos auxilia, uma prova disto é poder lhe escrever essas simples linhas.
Intolerante...
A intolerância vem se agravando, crescendo, machucando seus semelhantes, o que consegue enxergar no futuro, no seu horizonte ?
Intolerante sinta, pense, se de um instante, seja com você mesmo tolerante.
César Kaab Ncobe Abdul
Salam (Paz) meus iguais.
TEMPOS DIFÍCEIS?
São tempos de mais introspecção e meditação
São tempos de reavaliar escolhas e preferencias
Apreciar o que traz calma aos olhos e ao coração
Se deter no que edifica e ter mais resiliência.
Que esta minha amada paz e este meu
amado silêncio
Não iludam a ninguém
Não é a paz de uma cidade
bombardeada e deserta
Nem tampouco a paz compulsoria
dos cemitérios
Em mim, na minha alma,
Pressinto que vou ter um terremoto
Leia o livro interior, nós escrevemos o nosso livro interior todos os dias de nossas vidas, mas nós nunca lemos este livro.
Gosto da ideia de guardar meu mundo em pequenos compartimentos, para evitar qualquer risco de colisão.
Um dia de chuva não só molha a terra, mas também instiga a introspecção, purifica os pensamentos e lava a alma.
Aproveite estes momentos para se renovar e descobrir a fortaleza interior que há em você.
Desenho do adeus
Monossílabos, inação,
recolhimento, introspecção,
reclusão, conflito,
pagão, cristão,
bem e mal....
Fuga, desejos,
medo, paixão,
realidade, fantasia,
metáforas, abstrações,
tempo, definições, finais...
Letra que escreve a escrita do "até um dia, até talvez, até quem sabe"
E assim é, assim tem sido:
Oi, bom, boa, té, inté, até, tchau!
Até o dia em que será apenas um silencioso e definitivo ADEUS...
TORRES, Lene
Ano 16
- Relacionados
- Frases de Introspecção
- Medo
- Frases Misteriosas
- Frases misteriosas e sedutoras que deixam paixão no ar
- 73 legendas para foto do Instagram para brilhar e arrasar ✨
- Cartas para encontro com Deus que inspiram uma jornada de fé
- 72 frases para fotos de perfil dos maiores pensadores
- 53 mensagens de aniversário emocionantes para amiga