Inteligência Emocional
O amor, o perdão e a gratidão são o caminho para cura das nossas feridas da alma! São a ponte de reconciliação das relações quebradas. Um coração humilde, amoroso e grato produz alegria, força, esperança e paz.
A autossabotagem é aniquiladora de sonhos! A autossabotagem está relacionada ao medo e a crenças limitantes. Precisamos desenvolver nosso autoconhecimento, buscar o equilíbrio emocional, perdoar, esquecer o passado, viver o presente, ser grato, planejar o futuro e voltar a sonhar!
Ame sem moderação, perdoe, seja altruísta, mas se mesmo assim o outro calar-se e desejar partir, permita, pois como diz o ditado popular: “Se você tem que forçar é porque não é do seu tamanho”. Isso serve para anéis, sapatos e relacionamentos!
O propósito de vida está ligado à razão de sua existência e ao legado que você deseja deixar para as gerações futuras. Propósito de vida produz altruísmo, uma espécie de visão além das circunstâncias. Em outras palavras, quando entendemos o nosso propósito de vida nós conseguimos manter a nossa energia, paixão, força, confiança, motivação e felicidade em níveis satisfatórios, mesmo em momentos de crise.
Algumas pessoas acreditam que um líder sensível, amoroso e gentil é um líder frágil, fraco, negligente e desprestigiado. Que desarranjo! Ter amor como critério de gestão não significa ausência de autoridade, firmeza e discernimento, pelo contrário, significa ter todas essas qualidades, porém com o "plus" de uma atitude mais humana, empática, generosa, inspiradora e servidora.
A assertividade é uma das principais competências emocionais e dentro das organizações é considerada como um "must have". Pessoas assertivas expressam suas opiniões respeitando o ponto de vista, convicções ou crenças da outra pessoa. Pessoas assertivas não são indelicadas ou grosseiras, mas diretas. Servem-se das competências da comunicação e negociação para irem direto ao ponto. Pessoas assertivas são autênticas, verdadeiras e transmitem confiança!
O olhar estratégico para o lado humano da gestão pode fazer a distinção entre o sucesso e o fracasso de um projeto!
Ambientes estressantes despertam emoções ruins. Reclamações e pensamentos negativos podem contaminar a nossa mente, alterar o nosso humor e dificultar a nossa análise crítica. Observe o que acontece ao seu redor, fique alerta e preserve-se!
Regular, equilibrar, ou gerir emoções não significa sufocá-las. Significa canalizá-las de forma apropriada e usá-las a seu favor!
Existe um paradigma a respeito da comunicação que deve ser quebrado. Assumimos que nos comunicamos, mas nossa comunicação não é perfeita, e, no que diz respeito à boa comunicação, não existe milagre; o que existe é o esforço de todos os envolvidos no processo!
Melhorar o engajamento é simples, mas não é uma tarefa fácil! Líderes inspiradores entendem o valor e o benefício da gestão humanizada, do propósito, do respeito, do diálogo franco, da comunicação assertiva, do estabelecimento de objetivos e metas claras. Fomentam o sentimento de confiança, pertencimento, o contato e integração das equipes, a cultura da colaboração, oferecem treinamento, crescimento, oportunidades e reconhecimento.
A gestão de conflitos exige equilíbrio emocional, atitude positiva e, quando bem conduzida, resulta em consenso e produz engajamento.
Considerando a dinâmica da comunicação e a imprevisibilidade das relações interpessoais, observar e compreender o contexto primeiro para depois atuar e lidar com a situação pode até parecer difícil, mas é uma ótima alternativa para “ganhar tempo”, regular as emoções, responder de forma mais apropriada e mitigar frustrações.
Nunca esqueça que o cérebro humano é um órgão bastante sofisticado que influência o funcionamento do nosso corpo como um todo, mas ele ainda é nosso o que significa que nós o controlamos não vice-versa!
Na era digital o Coeficiente Emocional (QE) terá um lugar de destaque. No Futuro do trabalho, que já é agora, desenvolver a Inteligência Emocional é a resposta para se adaptar à nova era!
Quando mente e coração se encontram existe beleza, paz, bondade, equilíbrio e gratidão.
Quando mente e coração se encontram o mundo melhora.
Quando mente e coração se encontram o amor transborda!
Em nossa vida profissional iremos encontrar vários tipos de pessoas, algumas estarão nitidamente doentes e precisarão de nosso apoio; outras estarão sorrindo como se nada estivesse acontecendo, mas por dentro estarão minguando. Como docentes, gestores e líderes, precisamos estar atentos e sensíveis às pessoas que estão ao nosso redor, ouvir o que não é comunicado, enxergar o que não é mostrado e oferecer um esforço extra para ajudar aqueles que estão fracos e abatidos!