Inteligência Emocional
Falar demais não preenche vazios; revela fragilidades. Aprender a ouvir é o primeiro passo para fortalecer sua confiança e construir relações autênticas.
"Steven Jobs criou um conceito! Ele vendeu um sonho pra carregar no bolso e se relacionar (comunicar) com os outros! Uma carcaça (hardware) bonita que o diferencia de qualquer outro computador de bolso (smartphone). Porém, se o hardware estragar, o aparelho tem concerto! Por outro lado, se o software (mente/alma) estiver defeituoso, joga-se fora este sonho todo, substituindo por outro novo! Será que com o ser humano é igual ao que acontece a um iPhone mais atual? Os outros celulares tem preço enquanto este agrega valor! E você ainda pensa em fazer consórcio para concertar o seu hardwdare ( cirurgia prática) e na sua manutenção mensal ( massagem linfática, cabelos, barbas, unhas etc) nada é barato. No entanto, tem uma dor no coração em investir no seu software saúde mental). Será que quando a sua unidade central de processamento (cérebro/mente) dê pau, poderá trocar a si mesmo por um novo(a)? Por fim, na morte cerebral só resta distribuir os componentes doar órgãos) para sonhos (vidas) em que o software ainda rodam! Ao invés de investir em um iPhone, cirurgia plástica, Bitcoin , casa, carro, e se você investisse em um ativo que lhe trará maior retorno e agregar valores? Ativo este que, ao mesmo tempo, não lhe fará superado/ultrapassado(morto) no capitalismo selvagem(mecanismo de sobrevivência) que é a própria vida. Investir em si mesmo - no seu software - fazer terapia e processo de desenvolvimento humano é vital?" (CH2)
"A Hipnoterapia é um processo terapêutico que combina a Hipnose Clínica com a Psicoterapia e inteligência multifocal (emocional). Em outras palavras, o ser humano é um ser multifocal que precisa de orientação especializada para equilibrar o foco! Ela é uma ferramenta para aliviar sintomas de ansiedade, ressignificar memórias, tratar depressão e fobias. A hipnose clínica é consciente, promovendo relaxamento da mente, assim mais acessível a memórias normalmente difíceis de alcançar. É por isso que a hipnoterapia pode ser aplicada em diversas áreas, transformando o foco humano, no manejo da dor, insônia, estresse e outras condições emocionais. Ao integrar a hipnose com a inteligência emocional e a Programação neurolinguística - PNL (outra ferramenta), o profissional pode compreender e gerenciar emoções de forma muito mais eficaz. Logo, a sinergia entre essas abordagens pode ser benéfica para o bem-estar mental e emocional dos pacientes. E para você, a combinação da hipnose, inteligência emocional ( multifocal) e PNL é necessária?" (CH2)
Eu aprendi que em uma discussão, ou crise qualquer, temos que cuidar e ter condições de escolher as melhores palavras. Não é prudente humilhar, diminuir, desrespeitar, julgar motivações, sugerir necessidade de Deus, loucura ou tratamento mental e, em última instância, sugerir a morte da outra pessoa. Tudo isso, dependendo do ambiente e da frequência, pode ser considerado como abuso.
Respeito a gente precisa ter em todos os momentos, principalmente durante uma discussão, porque não se consegue segurar ou apagar as palavras que foram ditas e, dependendo do que se fala, o processo de perdão fica muito mais difícil!
Movimentos que promovem acessibilidade não devem ser entendidos como "benefícios especiais", mas como esforços necessários para a inclusão de pessoas.
O networking conta muito e é fundamental dentro das relações, mas o olhar compassivo, o ato de estender a mão e construir as pontes necessárias para que as conexões certas sejam feitas para ajudar alguém que necessita é mais do que importante, é sublime!
É preciso ter condições, mesmo em momentos de tensão, de escolher as melhores palavras, de pensar no bem maior e nas consequências de nossas atitudes.
Quanto da nossa mente, dos nossos pensamentos, permanecem focados em coisas, que na verdade, não estão em concordância com a nossa autenticidade ?
" O letramento emocional condiciona a travessia com segurança, num campo minado de sentimentos negativos."