Intelectual
Indiferente da instrução educacional, o primeiro ajuizamento social é sempre o padrão estético corporal humano.
Não é a oratória, nem as roupas que usa, nem a postura que tornam uma pessoa sábia. São a sua dedicação e humildade na apreensão do conhecimento
Ideologia provém da vã filosofia criada pela imbecialidade humana.
É o refúgio do homem fraco e covarde, que não tem capacidade de crescer pela modéstia e pelos preceitos da espiritualidade. Um ser fadado ao fracasso, porque falta-lhe força para externar o melhor sua individualidade e sua capacidade de vencer os obstáculos da vida terrena. Ideologia é sinônimo de fracasso moral e intelectual.
“Investir em educação é o movimento certo para desenvolvimento individual e social, mas também uma forma segura e estratégica de obter retorno sobre o recurso e o tempo investidos”.
(Empreendedorismo Intelectual)
A maioria das pessoas inteligentes e intelectuais não consegue alcançar o conhecimento da verdade do evangelho, mesmo sendo cristãs, pois a soberba as domina e acreditam que podem desvendar os mistérios de Deus por meio de sua sabedoria. As exceções são aquelas que não confiam em seu próprio intelecto, mas são humildes o suficiente para reconhecer suas limitações diante do que é maior que elas.
Quando você tem sabedoria para debater com alguém e a pessoa não tem mais conteúdo, o grito interno dela se torna a agressividade e o vitimismo. Essa é a divisa entre intelectual e ignorância.
"Tratava-se, no fim de contas, mais uma vez, do conceito de liberdade, honrado em abstrato, normalmente, pelos intelectuais, no individualismo que os aperta, na solidão do trabalho que executam, no valor desmedido que transferem ao resultado desse trabalho, na vaidade que, por isso mesmo, os atormenta"
A FÚRIA DE CALIBÃ - pág. 190
Você identifica um pseudointelectual formador de opinião pública de duas formas:
1 - ele é famoso, está na mídia e todo mundo o acha um gênio brilhante.
2 - ele tem a incontestável (e deplorável) capacidade de dissertar sobre assuntos sobre os quais desconhece completamente, aproveitando-se da fama e da burrice de seus seguidores. Sempre foram desmascarados, desde antes de Sócrates, passando por Sêneca, Boécio, Giordano Bruno, Schopenhauer dentre tantos outros.
Permanecem vivos, entretanto. São os vermes e insetos que resistirão ao mais perverso apocalipse.
Um coisa é certa 'intelectuais'!
Antes de questionar o que está acima, vamos ter pelo menos as respostas do que está abaixo!
Só pode ser desperto quem já acordou. Apesar de parecer óbvio, o verdadeiro despertar espiritual vai além do mero conhecimento intelectual.
As minhas frases se transformaram em breves prosas poéticas, desafiadoras como trava-línguas, explorando os cantos dos experimentos mentais. Aqui, o estado vivencial se revela mais poderoso que o estudo intelectual, pois é onde floresce a verdadeira inteligência criativa.
POESIA EU MORRI NO FUTURO
Quando eu morrer, dedico e ofereço essa poesia aos primeiros vermes que de mim se alimentarem, serei todo nada, de que serviria a minha continuação se não para zombar das verdades, das cores, dos amores?
Quero morrer feliz, não estarei para chorar, nem os meus aqui estarão senão em um lugar qualquer do teatro da vida.
Alegria alegria, solta a música da favela, o forró, o pagode, a ópera, o louvor, enfim, vamos sorrir, pois daqui a uns 60 anos eu não lembrarei que um dia passei por aqui.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
O amor é um sentimento perfeito para se iludir, pois amar é viver em estado de esperança, na linha entre a realização e a expectativa. Amar é uma experiência fundamental para a satisfação do estado de espírito em potência nas sensações da alegria.
Sou umaincógnita. Querem falar comigo? Depende agora com quem você quer falar dentro de mim: Qual deles te interessa?
O poeta, o Filósofo, o Pastor, O favelado, O acadêmico ou outros?
Não, mil vezes não, eu não me encontro, favor me encontre e depois me procure para falar comigo caso eu esteja ainda pelas cortinas deste país.