Intelectual
Lamento por aqueles que se opõem aos dogmas engessados pelos séculos e nutridos pela ignorância mas que igualmente impõem as teorias que lhes convém acreditar enquanto dogmas também.
Uma coisa que raríssimos brasileiros sabem fazer é distinguir as ocasiões de DISCUTIR e de NEGOCIAR. Em assuntos da vida prática, discutir é quase sempre inútil e só serve para transformar dificuldades em hostilidades. Discutir faz-se com ARGUMENTOS, numa gama que vai das demonstrações lógicas aos insultos e acusações. Negociar faz-se com REIVINDICAÇÕES, CONCESSÕES E CÁLCULO DE VANTAGENS MÚTUAS. É totalmente diferente de discutir.
Quando mais inteligente e informações absorvo, menos sociável me torno, me questiono todo dia, os prós e contras. E as pessoas afirmam suas hipóteses que são o pior das causas.
Nem sempre o bom artista, autor e criador genial e feliz com sua própria obra, consegue alcançar em vida um patamar estável, ganho e mesmo o meritório reconhecimento financeiro para garantir a minima estabilidade material, para sua sobrevivência e subsequentemente suprir as necessidades básicas de todos os pontos, contrapontos, elementos emocionais e familiares que vivem no entorno da sua profícua atmosfera criativa.De certa forma e na maioria das vezes são os herdeiros naturais autorais, quando conscientes e amparados pelo estado cultural, que legalmente conseguirão usufruir financeiramente de forma digna das grandes obras de arte da criação dos originais criadores falecidos..
Até quando continuaremos a associar complexidade ao sobrenatural? Isto, além de preguiça, é covardia intelectual.
Dormir é para Betinhos
Yoga é para capacitados
Leitura é para intelectuais
Escritura é para quem tem o intelecto apurado.
Eu pratico yoga e escrevo!
Temos regredido intelectualmente na mesma proporção em que progredimos cegamente em direção ao fim dos tempos.
Da necessidade da crença:
"Os elementos constitutivos da nossa existência pertencem, como sabemos, a três grupos: vida orgânica, vida afetiva, vida intelectual. A necessidade de crer alia-se à vida afetiva. Tão irredutível quanto a fome ou o amor ela é, freqüentemente, tão imperiosa. Constituindo uma invencível necessidade da nossa natureza afetiva, a crença não pode, e nisso é como um sentimento qualquer, ser voluntária e racional. A inteligência não a forma nem a governa".
VONTADE DE NILO DEYSON MONTEIRO
Estar em Família, brincar, sorrir, andar de mãos dadas na praia com que amei de verdade, ah, que saudade do que não vivi...
Epicuro, filósofo bem que disse, que nossos problemas somos nós, na imaginar quem inventamos. Quem sabe viver na ilusão não seja negar a realidade, e sem viver a nossa real verdade... " Nilo Deyson "
B.Gracián escreveu que a pessoa mais fácil de ser trapaceada é a pessoa honesta e justificando que o honesto vê as pessoa como honestas e em sua maioria não o são. Também afirmo que a pessoa mais fácil de ser trapaceada em termos de arte é o falso intelectual que quer se destacar na sociedade como gente que está à frente dos outros, embora não conheça nada de arte. Para estes, o artista esperto e trapaceiro prepara um espetáculo baseado no chulo e os falsos intelectuais admiradores de arte não só a aceitam e extasiados diante do chulo modificado, recomendam a outros para não deixar de ver o espetáculo. Mas como no conhecido conto infantil "A Roupa Nova do Rei" sempre vai aparecer uma criança ou alguém que tenha opinião própria para dizer em alto e bom som:"O rei está nu!" ou "Isso não é arte. É apenas um rapaz mostrando sua nudez!"
Indiferente da instrução educacional, o primeiro ajuizamento social é sempre o padrão estético corporal humano.
Não é a oratória, nem as roupas que usa, nem a postura que tornam uma pessoa sábia. São a sua dedicação e humildade na apreensão do conhecimento
A pergunta que devemos fazer a nós mesmos é simples, porém marcante: nosso tanque emocional e intelectual está esvaziando mais do que enchendo?
Os seres humanos possuem duas asas que proporcionam vôos pelos céus da vida.
A primeira é a intelectual e a segunda moral.
Se ambas não estiverem mais ou menos alinhadas em um ciclo contínuo será impossível sair do chão.