Intelectual
“O acesso intelectual da vida material é restrito e egoísta, faz acepção e limita a muitos, mas o Espírito do Senhor depende da fé, entrega e perseverança, temor e devoção aos céus.”
Giovane Silva Santos
"A maturidade intelectual é quando já não buscamos aquele esquema conceptual, doutrinal, ou aquela crença que vá nos defender contra a realidade, mas quando buscamos o ajuste da nossa inteligência ao quadro da realidade que estamos vivendo, ou seja, não queremos mais fugir da realidade. Queremos entrar nela e experienciá-la com toda a medida da sua complexidade, da sua riqueza [...]."
Me alegro mais em conversar com o simples jardineiro, do que com o grande intelectual, pois o primeiro me fala das flores e de seu perfume ideal, ao contrário do segundo, que apenas me mostra a existência dos problemas e das dificuldades de nossa vida real.
O abandono intelectual é um mal, o qual deve ser combatido com doses concentradas de educação. Para cada mal um remédio a altura, para cada veneno um antídoto certo.
Uma das maneiras mais eficazes de conhecer o nível moral, ético, intelectual e espiritual de alguém, é lendo o que ele posta nas redes sociais e principalmente seus comentários nas postagens alheias.
Não há cinismo mais inteligente que a sabedoria aplicada à vida comum. O intelectual introspectivo e recatado é incapaz de experimentar as nuances da vida e obter uma integração mente corpo. É "capenga". Uma cabeça flutuante e um corpo zumbi.
Uma sociedade nutrida por uma vebe onde o anti-intelectual usa jargões acadêmicos e abusa da postura estereotipada inspiradas em pessoas cultas para convencer os "grupos minoritarios" é no mínimo a perpetuação do socialismo.
Não importando o gênero, aspecto físico, condição financeira e nem capacidade intelectual, desde que seja uma pessoa do bem, então será sempre uma pessoa bem vinda em minha vida, quanto às demais, apenas aquelas que buscam melhorar.
O relevante não é ser intelectual, mas destruir pré-conceitos, desobstruir a cognição, pois é fundamental ter mente aberta para discorrer sobre qualquer “teoria”.
Tenho pavor de qualquer tipo de ostentação, inclusive a intelectual. O mundo político está cheio de "idiotas confiantes", onde a bela ''oratória'' vale mais que o caráter.
"No curso da sua evolução temporal, o indivíduo chega a ter uma 'personalidade intelectual' quando a submissão do seu pensamento ao espírito se tornou um hábito adquirido e se integrou na sua alma como reação usual e quase inconsciente."
Vence geralmente quem mais se adapta às situações, pois não basta ser o mais intelectual e nem aquele com a melhor aptidão física.