Inspiração

Cerca de 7600 frases e pensamentos: Inspiração

Se não empregarmos a camisa de força do gênero nas crianças pequenas, daremos a elas espaço para alcançar todo o seu potencial.

Para muitas pessoas, os livros são um refúgio. Se você tira isso delas, elas podem afundar. A escrita e a leitura são minha salvação.

 Um buraco pode ser considerado, por uma pessoa negativa, como algo defeituoso. Já por uma pessoa positiva, pode ser visto como um meio de observar algo que está mais à frente.

Seja qual for o custo de nossas bibliotecas, o preço é barato em comparação com o de uma nação ignorante.

Se um dia você achar que está na história errada, saia dela.

Reputação é o que as outras pessoas sabem sobre você. Honra é o que você sabe sobre si mesmo.

Nós não crescemos de forma absoluta, cronologicamente. Nós crescemos às vezes em uma dimensão, e não em outra; de forma irregular. Nós crescemos parcialmente. Somos relativos. Somos maduros numa esfera, infantil em outra. O passado, presente e futuro se misturam e nos puxam para trás, para frente, ou nos fixa no presente. Nós somos constituídos de camadas, células, constelações.

Quando menos esperamos, a vida coloca diante de nós um desafio para testar nossa coragem e nossa vontade de mudança: nesse momento, não adianta fingir que ainda não estamos prontos. O desafio não espera. A vida não olha para trás. Uma semana é tempo mais que suficiente para sabermos decidir se aceitamos ou não o nosso destino.

A única maneira que podermos viver, é crescendo. A única maneira de crescer é mudando. A única maneira de mudar é aprendendo. A única maneira de aprender é estando abertios. E a única maneira de estarmos abertos é nos lançarmos aos desafios.

Aquele que quer continuamente “se elevar” deve contar ter vertigem um dia. O que é vertigem? Medo de cair? (...) Vertigem não é medo de cair, é outra coisa. É a voz do vazio debaixo de nós, que nos atrai e nos envolve, é o desejo da queda do qual logo nos defendemos aterrorizados.

Milan Kundera
A insustentável leveza do ser. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

Eu acabei por aceitar a sensação de não saber para onde estou indo. E eu tenho me treinado para adorá-la. Porque é só quando estamos suspensos no ar sem pouso à vista, que forçamos nossas asas a desdobrar-se e começamos nosso vôo. E, enquanto voamos, nós ainda não sabemos para onde estamos indo. Mas o milagre está no desdobrar das asas. Você pode não saber para onde está indo, mas sabe que, desde que você abra suas asas, o vento vai levá-lo.

Chore. Perdoe. Aprenda. Siga em frente. Deixe as suas lágrimas regarem as sementes da sua futura felicidade.

Todos nascemos bons e todos temos as almas do mesmo tamanho. Todos estamos conectados através delas.

Eu estou começando a me medir em força, não em quilos. Às vezes, em sorrisos.

Somos o resultado das circunstâncias da existência. Não só da genética que herdamos, como do processo intrauterino (dentro do útero), quanto ao processo de nascimento e das experiências que passamos.

Se quisermos um estado de bem-estar, que o budismo chama de nirvana. Não significa a ausência de dores e insatisfações, elas existem.

Antes de você poder viver, uma parte de você tem que morrer. Você tem que largar o que poderia ter sido, como você deveria ter agido e o que você desejaria ter dito de forma diferente. Você tem que aceitar que não pode mudar as experiências passadas, as opiniões dos outros naquele momento no tempo, os resultados das escolhas deles ou das suas. Quando você finalmente reconhecer essa verdade, vai entender o verdadeiro significado do perdão a si mesmo e aos outros. A partir deste ponto, você vai finalmente ser livre.

Não sabermos que não podemos fazer alguma coisa, às vezes é tudo o que precisamos para fazê-la.

Estou muito feliz
Porque conquistei a mim mesmo
E não o mundo.
Estou muito feliz
Porque amei o mundo
E não a mim mesmo.

Acho que a melhor maneira de amar alguém não é tentando mudá-lo, mas sim ajudá-lo a revelar a melhor versão de si mesmo.

A imaginação é o monstro de olhos dourados que nunca dorme. Ela deve ser alimentada; não pode ser ignorada.