Inocência
Quando o ser humano entra neste mundo, ele mostra a pureza, inocência e o amor.
Quando o ser humano sair deste mundo, procure mostrar as mesmas qualidades.
Sonhos...
De tantos desistimos... Outros tantos simplismente somem, junto com a inocência de quem um dia acreditou que lágrimas vinham apenas por desamores. Com os tombos na vida, muitas vezes só sobra uma vaga eperança de um amanhã melhor. A incerteza corrói o coração.
A decepção é um sentimento ingrato...
Essas dias eu estava refletindo sobre a inocência das crianças. Criança não tem vergonha de nada porque é livre. Criança não tem necessidade da aprovação alheia por vaidade. Ela quer sim que você goste dela, mas não vai fazer a hipócrita para que isso aconteça.
Me bateu inveja e saudades da minha infância, época que minha opinião bastava e que eu era muito mulher para me garantir nas minhas escolhas(como a combinação blusa de bolinha + calça listrada, que minha mãe tentava me fazer entender que era RIDÍCULA e eu não tava nem aí, eu gostava assim e ponto.)
O engraçado que refletindo sobre isso, percebi que a nossa evolução enquanto pessoas é um ciclo.
Na velhice voltamos à infância. Época em que perdemos novamente os pudores.
Perdemos um bom tempo de nossas vidas em agradar pessoas e quando finalmente temos coragem de nos entregar sem medo do ridículo não temos mais a vitalidade necessária para fazer tudo o que sempre sonhamos.
Sonhos não envelhecem, mas nós sim.
São inúteis minhas orações, para almas tão mornas e rostos tão fálicos.A inocência apunhalada apesar de tudo cantou até o fim dos tempos, mas os olhos noturnos se calaram antes mesmo do seu nascimento.A coragem dos homens se perdeu na tempestade junto com todas as outras fraquezas celestiais.A verdade foi ingerida com a ultima gota de vinho, não restou nada mas além de poesia para consolar as estrelas.
Uma criança e um animal com sua inocência encantadora !Porém quando adulto o animal não a perte, e isso que os tornam únicos e muito mais interessantes do que os Homo sapiens!
Nem os tropeços, nem provações.
Fazem-me desacreditar no amor
Há a inocência de uma menina
Apreendendo esse emaranhado
Nem mentiras, nem confusões.
Fazem-me desacreditar no amor
Tenho a audácia de um animal
Que se arrisca mesmo com dor.
Estou na espreita do episódio
Nem ansiosa, nem galanteadora.
Na reserva para viver o melhor.
Com o ser destinado e leal.
A fatalidade da inocencia e simpatia em Grenlim I e II
Grenlim uma criatura,personagem,simpática e amorosa que e oferecida a um jovem nas vésperas de natal, dando-lhe imensas alegrias mas para mante-lo consigo tinha de seguir a risca todas as regras como por exemplo não dar banho, não alimentar a meia-noite, mante-lo na gaiola, não o expor a luz forte entre outras, mas vitima do entusiasmo o jovem permite que o seu novo animal de estimação fosse molhado dando origem do próprio corpo como pipocas outras criaturas com a mesma aparência física mas malévolas no interior, quebrando uma das regras se não a mais importante.
As criaturas subsequentes embebidas de malicia sabotam o relógio fazendo com que o jovem os alimentasse a meia-noite, entrando num estado de casulo metamorfoseando numa criatura horripilante, terrível e astuto, através dum mergulho na agua reproduziam-se as centenas levando o caos a cidade em pleno natal deixando os habitantes completamente agastados, o mesmo acontece com a vida cotidiana a real a não fantástica. O posicionamento filosófico e o idealismo politico de alguns lideres governamentais na sua atuação forjam a opinião publica e podem desencadear uma onda de comportamentos anti sociais, numa visão paralela o jovem sabia que era imperioso seguir as normas mas desequilibrou-se e o terrível aconteceu o mesmo se aplica aos governantes que preferem dar azo aos benesses da cadeira em detrimento da resolução dos problemas do povo, Numa visão paralela podemos aferir que o jovem inebriado pela fofura do animal esqueceu-se das regras provocando uma devastadora destruição o mesmo aplica-se também a governação comodista resguardando ao ultimo plano a satisfação das necessidades da população o que pode desencadear uma gigantesca onda de insurreição, segundo a declaração de 23 de Junho de 1793 no seu artigo 35º legitima o direito a rebelião “quando o governo viola os direitos do povo a insurreição e para o povo e para cada porção do povo o mais sagrado e o mais indispensável dos deveres “o povo tornava-se assim um ator permanente da vida publica e instaurava-se uma espécie de democracia direta, mesmo pela força.
“No mundo inferior as massas não tem razão de ser em si mesmas são apenas um meio, um vasto pedestal para que uma pequena elite possa atingir o seu alto destino, a natureza não e democrática e aristocrática, o pé da pirâmide evolutiva tem a finalidade de suportar o vértice”, Friedrich Nietzsche ainda apregoa “a vontade de viver, mas a vontade de viver poderosamente como o segredo da redenção e o elixir da perfeita felicidade”, na verdade a busca da vontade de viver poderosamente pressupõe passar por cima das outras pessoas ou seja não medir mãos para atingir os objetivos.
A filosofia política de Hobbes culmina na conclusão de que o estado primitivo do homem era o da guerra de todos contra todos e como ninguém pode modificar fundamentalmente a natureza humana, continua a vigorar também essa lei na sociedade civilizada dos estados modernos.
Um outro filósofo de nome Bergson comenta dizendo que “ uma democracia real e genuína seria o mais alto triunfo da individualidade humana, isto e, do homem genuíno e integral seria uma verdadeira cosmocracia ou seja o cristianismo social, tanto os hegelianos como os marxistas detestam as democracias e derramam sobre elas todo o seu vocabulário de impropérios”.
O despertar da consciência humana como personalidade autónoma e sua rebeldia contra a autoridade externa como fator heterónomo assim como o individuo humano, por volta dos catorze ou quinze anos deixando a infância e iniciando a adolescência tem geralmente ímpetos mais ou menos conscientes de sacudir o jugo da autoridade e guiar-se por si mesmo em vez de ser guiado por outros da mesma forma se sentia a humanidade crista pós-medieval obrigada a deixar o jardim-de-infância da santa Madre Igreja e enveredar pelos caminhos novos da puberdade chefia de fascinantes maravilhas como também de grandes perigos. A emancipação da longa opressão da inteligência e da consciência revela-se a princípio numa incontida explosão de anarquia intelectual e moral como não raro acontece na vida do individuo que tanto mais revolucionário se torna quanto mais cerceadas forem as suas liberdades no período da infância.
Inclusive Jean Jacques Rousseau considerado como um dos filósofos mas humanista da contemporaneidade claudica,extrapola,no seu livro < < o contrato social >> expõe o seu ideal politico, o fundo desse livro e democrático defende que a soberania do regine reside no povo e não em alguns autocratas, entretanto a democracia de Rousseau e de carater limitado, descarta a ideia de igualdade entre os cidadãos, segundo ele as mulheres não devem ter voz ativa no destino do povo.
A convivência social para-democrática em qualquer sociedade que tem vindo a ser um processo vivido e não a democracia como se apregoa atualmente porque a democracia verdadeira como diz Bergson e o ponto mais alto da individualidade humana, um verdadeiro cristianismo social o que antagoniza com a natureza humana, os estoicos ensinavam que o bem não estava nas coisas do mundo exterior, bem estava na alma, isto e,na sabedoria de afastar-se das paixões e desejos que perturbam a vida quotidiana por isso praticavam a sobriedade, a honorabilidade e eram inimigos da vaidade e da riqueza, era uma escola da modéstia e da moderação.
From vê no carater autoritário um estado de simbiose sadomasoquista que proporciona ao individuo uma sensação de vigor e um sentimento de identidade de tal forma que uma ameaça a sua estrutura autoritária e percebida como uma ameaça a si próprio e a sua sanidade mental. Existe então no autoritarismo o controlo sádico sobre os que são mais fracos e uma submissão masoquista relativamente aos que são mais fortes, a luta contra a autoridade na linha de pensamento de Adler torna-se uma competição, uma tentativa de autoafirmação e um esforço para derrotar os seus sentimentos de inferioridade.
Le bon afirma que fazer parte de uma multidão e perder a consciência individual dado que qualquer multidão e um conjunto de indivíduos com características psicológicas negativas e dentro dela um sujeito deixa de ter ideias próprias, perde a razão, a capacidade de julgar o bom senso por outras palavras deixa de haver relações de reciprocidade entre os indivíduos, o individuo inserido numa multidão não tem capacidade de controlar os estímulos gerados pelas sensações exteriores e fica descontrolado, sendo que o poder do numero lhe da sensação de invencibilidade, trata-se portanto de uma ilusão coletiva a que Le Bom chama de contagio ou seja o sonambulismo psiquiátrico da escola de Nancy.
Entretanto esta visão disforme e translucida do poder e da vontade de um grupo que professam os mesmos interesses tem sido uma constante na nossa praça, portanto pensar que fazer parte de um grupo e perder a razão, abdicar das suas próprias ideias, não ter força anímica para levar a cabo grandes revoluções e que só o conjunto e a força motriz para dinamizar o processo pode ser um caminho espinhoso, tanto mais e que o sonambulismo retratado por Le Bon não e sinonimo de total submissão ou invalidez de ação e pensamento mas sim um estado de espirito, de reflecção, de formulação de estratégias para futuras ações luta parece-me interminável e indefensável entre o governante autoritário que procura granjear respeito por parte do submisso e a vontade frenética do submisso de ver-se livre da autoridade autoritária. Lembremo-nos da célebre frase de Martin Luther King Jr “ O que me preocupa não e nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem carater, dos sem ética…o que me preocupa e o silêncio dos bons”.
A efetivação da democracia no continente africano como nos demais passa pelo cumprimento dos artigos postulados na declaração universal dos direitos do homem, na declaração dos direitos humanos, e todos os tratados internacionais assinados pelos estados membros, as organizações internacionais que se propuseram a ajudar os mais necessitados quase nada fazem para que os direitos dos cidadãos violados sejam revistos a luz da declaração universal dos direitos humanos.
A verdadeira beleza está na simplicidade e modéstia cativantes,
no olhar sincero, na inocência de um ser,
no silêncio penetrante, na sensibilidade que não se deixa enganar,
no perfume suave de uma flor, na tranqüilidade do mar,
na verdade inabalável do Amor!
Se todo adulto tivesse um coração puro e a inocência de uma criança, o mundo não teria tanta violência.
Quando se brinca de ser criança, se sente jovial ao sorrir, a Inocência é um espetáculo a parte.
Estou muito a lhe esperar, enfeitei a cama o nosso lar, pus flores na varanda e no quintal, é fevereiro é quase carnaval. No rádio escuto uma canção que lembra você ho meu sertão, com aquele jeitinho dançarina de frevo, conquistou meu coração.
Nossa vida sempre foi uma peça, dentre uma cortina entre outros papéis, num verso detalhes da nossa paixão no jornal.
Personalidade de Inocência espero, à luz do luar palco do nosso amor. Sob tons clássicos das estrelas sua presença é face do céu em ópera de Beethoven.
O circo da vida era divertido, a Inocência veio a amadurecer e o palhaço nas calçadas a mendigar, sempre discordando com um anúncio na tv.
"As vezes nossa inocência pode ser interpretada com maldade . Cometemos erros que talvez possam ser MUITO GRANDES pelo simples fato de nossa ingenuidade não perceber o tamanho do erro , e portanto o tamanho da Consequência . As vezes achamos que somos espertos o suficiente , mas não percebemos que quanto mais achamos ser espertos , mais intuímos que somos ingênuos o suficiente para sermos enganados "..
Deus meu, como desviar os olhos desse olhar que cega, despido de inocência, no despudor de intensa fome?