Injustiças
Muitas injustiças sociais só acontecem devido à afinidade entre a mediocridade do caráter do político e a do eleitor.
Carrego dentro de mim um turbilhão de sentimentos – injustiças, frustrações e nervosismos que insistem em me dominar. Mas escolho não espalhar sombras ao meu redor. Guardo tudo em silêncio, para que ninguém carregue o peso que já me sufoca. Então, se me ver sorrindo, lembre-se: há batalhas invisíveis acontecendo dentro de mim, e às vezes, por trás do riso, esconde-se um coração que chora em silêncio.
"Só sofre injustiças quem faz o bem – ou, noutros termos, quem recebe o mal como paga do bem que fez".
Algumas vezes amanhece e o incomodo perante todas as injustiças e as cobiças humanas sem sentido por uma existência tão tênue e passageira, não permitem invadir minha alma de fé nas prosperas mudanças, vida mais calma, e dormir.
Ainda que eu ande nesta dimensão pelo vale das sombras e da morte, entre as invejas e as injustiças, não temeria mal algum, porque tu, Altíssimo estás comigo, sempre. Quão bom e suave seria que os todos irmãos por sua luz, vivessem na verdadeira união. Seria como o óleo virgem precioso colocado sobre a cabeça que desce sobre a barba, a barba de Aarão, e que desce à orla de suas vestes brancas, do linho mais puro da colheita, seria como o gelo e o orvalho do Monte Hérmon que desce sobre os Montes de Sião; porque ali o Altíssimo, ordena a bênção para todos e a vida para sempre.
Pelos mares e as marés todos os dias, das injustiças sociais, da miséria e da fome, temos alguns sonhos. Sonhos estes que são sonhados acordados, gerados pelo nosso inconformismo natural diante do que de fato acontece. Quero crer que alguns destes sonhos inspiradores, aos poucos tornem se projetos para equilíbrio, da vida digna e menos violenta, para um numero cada vez mais crescente de invisíveis.
O ser bom, sabe na carne e na alma o que é sofrer pelas injustiças do mundo. Por isto ele generosamente, fica sempre do lado do humilde, do indefeso, do pobre, do fraco, do desamparado, do esquecido e de tudo que é pequeno mas que por vida tem todo o direito de existir e ser feliz.
Inquisição
Às vezes as maiores injustiças são feitas pelos tribunais. E isto muitas vezes é um reflexo do contexto político, jurídico e social da época. As maiores injustiças e erros jurídicos foram os condenados pelo Santo Ofício nos séculos passados. A maior parte da vítimas eram inocentes ou mesmo todas elas. Simplesmente a Inquisição acusava não dando ocasião aos acusados de se defenderem; muitas vezes obrigavam os julgados a confessar crimes que não tinham cometido. Por exemplo uma pessoa que não era herege confessava que o era por ser pressionado a confessar o que nunca tinha feito.
Hoje em dia também por vezes e até nas igrejas se fazem injustiças deste tipo. Simplesmente porque faz parte da cultura da época essas acusações. Então sem matarem a pessoa fazem como se a tivessem morto. Matam-na moralmente e em todos os aspetos. Hoje há uma nova Inquisição e está presente na ordem jurídica e mesmo no plano religioso. Muitas injustiças se fazem. Por exemplo uma excomunhão da igreja. Há um hábito cultural de acusar. Mas muito injustiça é feita! Isto só revela a falta de amor na igreja e na sociedade em geral.
Lá porque és justo, usa o teu pensamento nas injustiças que te fazem. Para tudo é preciso sabedoria!
O tempo que não volta mais
Uma das maiores
injustiças do capitalismo
senão a maior
é tirar do ser humano
o seu bem maior
e talvez não seja possível
curar em vida
uma ferida sofrida pelo tempo
pois o tempo que se esvaí
não volta mais
e nas voltas que o mundo dá
essa ferida há de cicatrizar
e se não cicatrizar
há de ter algo
que possa ao menos
amenizar o nosso mal estar social.
O Determinismo e as Injustiças
O determinismo é a incubadora de muitas injustiças, arbitrariedades, maldades e tiranias.
Observem as nações de religiões deterministas (cármicas). Observem o nível de desigualdade social e injustiça nelas. Observem que nessas nações o amor, a empatia e a solidariedade são subdesenvolvidos. Isso por causa do determinismo!
Não há nação ou sociedade que consiga desenvolver senso de justiça, empatia e solidariedade em um sistema determinista. Pois, esse sistema diabólico ensina que a pessoa nasce do jeito que nasceu porque Deus determinou. Se a vida é ruim ou boa é determinação de Deus! Foi Deus que determinou sua condição de vida! Se você nasceu doente, com problemas físicos, extremamente pobre, e todas as desgraças sofridas, etc... foi Deus quem determinou! É Isso que o determinismo ensina.
O que muitos ainda não discerniram é que essa doutrina é maravilhosa para quem é rico! Para quem nasceu em berço de ouro! Para quem vive a vida regaladamente!
Para essa classe elitizada e rica fica fácil ter uma consciência tranquila diante das injustiças, arbitrariedades e desgraças sofridas pelo resto da população, pois foi Deus quem determinou!
Agora, vai ensinar essa doutrina diabólica para quem é extremamente pobre, que luta para fazer uma refeição por dia, está doente, sofre violências, é explorado, mora nas ruas e não consegue alimentar os filhos?
Por isso, eu desafio um calvinista a ir pregar essa doutrina diabólica sem ginásticas e malabarismos para quem não tem nada! Para quem não tem esperança!
É fácil entrar nas catedrais luxuosas, com bancos confortáveis, com gente rica, filhos lindos que estudam em colégios particulares e ensinar isso. Ensinar essa diabice para ricos é fácil; agora vai ensinar para quem está lutando para sobreviver.
Por isso o calvinismo não é a boa notícia do Evangelho, mas a péssima notícia nesse mundo caído!
Espero que você tenha entendido e cuidado com o determinismo (calvinismo)!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Se as queixas e injustiças matasse, a geração do seculo passado tinha sido extinta ,e foram muitos os sequelados .
... e no entanto a maioria venceu e prosperou!
Agora no contemporâneo prevalece a sul realeza do comodismo angular paradoxal; onde boa parte dos seres agem como a peste negra nos dias atuais...
Embora detestamos provações, injustiças e perseguições, esses foram pontos fundamentais nas vidas de José, que foi injustamente preso, e Davi, que não foi convidado para o almoço em família onde o profeta ungiria o próximo rei, entre tantos outros exemplos. A marca da promessa é como uma luz que dissipa as trevas, e o dono das trevas não fica feliz em ser dissipado ou desmarcado. Por isso, fará de tudo para roubar seus sonhos, esperança, motivação e fé. Nossa fé, que é a prova de que realmente cremos naquele que não vemos, é muito importante, pois muitos, depois de terem a fé aprovada, receberam a recompensa divina. Um grande exemplo é nosso pai Abraão, que creu contra toda esperança. Antes de alcançarem suas conquistas materiais, esses gigantes da fé tiveram que ser aprovados, sendo fiéis ao Deus eterno, sem murmurar, mas acreditando que Deus agiria em favor deles. No meio de tanta dor e injustiça, somente uma intervenção divina pode nos livrar das mãos dos "Labões" da vida.
Referência bíblica: Labão engana Jacó em Gênesis 29, onde Labão troca a filha mais nova, Raquel, pela mais velha, Lia, na noite de núpcias.
Como lidamos com as ofensas e injustiças que enfrentamos em nossas vidas. Muitas vezes, a nossa primeira reação pode ser a de buscar vingança ou justiça por conta própria. No entanto, essa abordagem apenas perpetua o ciclo de dor e ressentimento.
Ao lembrar que a vingança não nos pertence, somos convidados a confiar na justiça divina. Isso nos ensina a praticar a paciência e a compaixão, reconhecendo que cada pessoa é responsável por suas ações e que, no final, todos nós colhemos as consequências do que semeamos.
Além disso, deixar que Deus cuide da situação nos liberta do peso emocional da raiva e do desejo de retaliação. É um chamado para buscar a paz interior e confiar que, no tempo certo, a verdade e a justiça prevalecerão. Essa reflexão nos encoraja a cultivar o amor e o perdão, em vez de alimentar o ódio e o ressentimento.
Das injustiças
que precisam
serem ditas,
não consigo
represar por
muito tempo:
a garganta
é como uma
ampulheta
por quem não
tem nem como
se expressar
e da mesma
maneira falo
de amor mesmo
a quem não
queira me escutar.
O Sol e as nuvens
se arrumam
no entardecer
de coral róseo
em cortejo
à querida Lua
no onírico deserto
das areias,
ventos e oásis,
por onde viajam
imigrantes,
tropas e nômades,
as saudades,
e passaram
as antigas civilizações.
Não sei se você
de fato existe,
não sei se
estás previsto
em meu caminho,
só sei que sigo
a te esperar,
como um pássaro
solitário a voar
e cantando o amor
na crença de um
coração assim
seja como for:
jamais ficará sozinho.
Sabe aquela pessoa que só sabe reclamar das injustiças que fizeram contra ela e não faz nada para mudar o seu presente, se afaste dela.
Poetisa
IsleneSouzaLeite