Inimigo
Pior do que uma mentira declarada por um inimigo é uma meia verdade que falsos amigos nos dizem para inflar nosso ego. Essas meias verdades nos distanciam gradativamente do conhecimento das verdades essenciais que nos levam ao real sentido e propósito de cada um de nós nesta vida.
Melhor a repreensão severa de um amigo que te ama e quer o teu bem do que o conselho de um inimigo que, com falsos elogios, só deseja o teu mal.
O maior inimigo do ser humano é ele mesmo, quando permite que sua vida emocional, espiritual e intelectual seja empobrecida e estagnada pela falta de exposição ao conhecimento e à sabedoria divinos. Sem esse contato, ele se afasta da verdade e impede sua transformação.
É melhor ter um inimigo declarado, que você sabe que te odeia, do que um falso amigo que come da sua mesa, mas tem uma falsa aparência de piedade por você.
Quando compreendermos que o nosso maior inimigo somos nós mesmos, quando cedemos à nossa própria maldade interior e deixamos que a graça de Deus preencha com a Sua glória os lugares mais obscuros do nosso ser, então encontraremos o verdadeiro caminho para a salvação e libertação.
Dói menos a facada de um inimigo assumido do que o veneno de um falso amigo que te abraça e depois te apunhala pelas costas.
O Equilíbrio Entre Amor e Dignidade
O orgulho, inimigo do amor, É equilíbrio que deve estar presente, Nos questionamentos, avaliações, Pois o amor tem um limite claro, Dignidade, onde não há espaço para martírios, Nem renúncias que apagam o eu.
Não adianta nos posicionarmos à sombra, Pois sem o sol, sem estímulos, Nossa esperança se esvai, E a dignidade luta ao lado do amor, Pela felicidade, gritando para que ouçam, A voz do eu interior, fortalecendo sentimentos.
Precisamos entender o significado do amor, Pois dele se alimenta a dignidade, Que nos protege sem prejudicar os outros, Reconhecendo que somos merecedores, De tudo o que nos faz bem, Melhor estar só, do que acompanhado, Em carências, relacionamentos incompletos.
O orgulho e o vitimismo massacram, O amor e a autoestima, Dando força para a infelicidade, Que toma lugar onde deveria ser lar, Às vezes, esquecer o que se sente, Para lembrar que também somos gente, E o quanto valemos.
Porque o amor não se troca, Nem se suplica, e embora nunca, Devamos perder um amor por orgulho, Jamais devemos perder a dignidade por amor.
A vingança é uma soberba regado ao ódio, mata o próprio crime imoral esperando que o inimigo morra na louca hipocrisia.
Espadas se cruzam em batalhas sem nexo, no entanto são as palavras que confrontam o inimigo por não ser sábio.
Melhor está frente a frente com o inimigo onde o respeito por ambos não se confrontam, que ter abraços risos de um traidor que falam mal mesmo na presença.
O forte vai a guerra não para abater vencer o inimigo, ele vence a guerra porque o inimigo não é forte o bastante para vencer.
Não perca um amigo nem vá enfrentar o inimigo o respeito é um oceano profundo uma vez perdido difícil será reencontrar.
O inimigo não busca união com amigos, o inimigo não tem amigos, ele associa inimigos a inimigos a final não a amigos no crime.
"Em política, o irrealismo quixotesco sempre leva à derrota para o inimigo mais cruel. Quem dá crédito a quimeras acaba por entregar – com ingenuidade culpável – o ouro aos bandidos".
O que é o tempo afinal?...
Nosso aliado
ou um cruel inimigo em nossas vidas?
...na verdade tudo depende
de como o encaramos, pois se somos daqueles que o olha como uma possibilidade de reverter
uma situação difícil - ele é um aliado,
entretanto, se somos do tipo que o enxergamos como um consumidor
da própria vida, então ele é
o maior de todos os inimigos.
O que verdadeiramente importa
é sabermos lidar com ele,
não o esperando passar,
mas aproveitando-o para viver
o máximo que puder.
E qual a melhor forma?
Cada um tem a sua!
Respeite-a!