Inimigo
O inimigo comum
Não deixe o sol se pôr sobre a sua ira, nem dê lugar ao diabo. - Efésios 4: 26-27
Eu sabia sobre o argumento de longa data, mas nunca os tinha ouvido falar assim antes. Ali, nas árvores em frente à minha casa, os corvos e os gaios azuis estavam brigando novamente. A guerra de palavras e asas deles havia escalado além de qualquer coisa que eu já tivesse visto.
Então eu notei algo que eu não esperava - um par de enormes asas marrons fazendo um retiro para um galho próximo. Isso não era um corvo! Portanto, a comoção não era a briga habitual entre os corvos e os gaios-azuis. Eles haviam encontrado um inimigo comum - uma coruja. O desagrado deles um pelo outro foi perdido em um conflito de proporções maiores, então eles combinaram forças para enfrentar a ameaça.
Essa cena me impressionou como sendo um dos paralelos marcantes da natureza com uma realidade espiritual que nós, como crentes em Cristo, devemos aprender. Temos um inimigo em comum, Satanás, e ele é motivo suficiente para nos fazer esquecer nossas diferenças. Isso está implícito no quarto capítulo de Efésios, onde Paulo nos exortou a deixar de lado nossos desgostos pessoais, nossa raiva e nossos interesses egocêntricos. Quando cedemos a esses impulsos carnais, “damos lugar ao diabo” (v.27). E ele não gosta de nada melhor do que nos ver brigando, e não contra ele.
Temos um inimigo comum
como seguidores do rei,
e obteremos a vitória
quanto à cruz em que nos apegamos. —Hess
Satanás divide e conquista - os cristãos se unem e conquistam. Mart DeHaan
Uma pessoa frágil,
E um "inimigo" ágil.
Fazia isso sem ninguém perceber,
Enquanto me xingava, continuava a me bater.
Falei para minha mãe que queria começar a lutar,
Escondia os hematomas para minha mãe não perguntar.
Me escondia e punha-me a chorar
Ó Meu Deus, quando é que isso vai acabar?
Sofri por muito tempo,
Mudei de escola, de casa e mudei por dentro.
No fim estou aqui para ajudar,
Não quero ver ninguém a chorar
Nem a sofrer por agressão,
Vamos avisar alguém e esperar a punição
A melancolia que no meu eu habita deixou de ser um inimigo e passou a ser aliada, uma aliada para as maiores e mais profundas reflexões da vida.
"Livrai-nos Senhor de toda arma do inimigo. Toda seta, palavras de maldições, negatividade, inveja, praga de muitas gerações anteriores.
Limpa-nos, consagra nossas vidas para todo sempre Teu nome seja honrado e exaltado! Amém"
—By Coelhinha
Pode ser seu pior inimigo, mas se você sentir prazer com a queda dele, você sempre será só mais um fracassado. É preciso índole para alcançar o topo!
Um beijo é o maior inimigo das palavras. Ele não somente as corta ao meio, mas também tira o significado de todas elas.
A vida é um jogo de dominó em dupla onde Deus é seu parceiro, que está sempre marcando o inimigo e esperando você botar as pedras certas para vencer.
O inimigo se apresenta como tal no momento em que nos parece diferente de nossa auto projeção ilusória de quem somos. Neste momento também passa ser ilusória a noção de inimigo. O inimigo está no avesso de um espelho, na antítese de Narciso, na nossa frustração de o outro não parecer nosso próprio reflexo. O inimigo é um delírio que insistimos em dar-lhe forma, assim mesmo carregando a culpa por ser diferente, como nós mesmos o somos. E neste ponto não somos senão iguais.
Elogios para um inimigo
Saul e Jônatas foram amados e agradáveis em suas vidas. -
2 Samuel 1:23
Escritura de hoje : 2 Samuel 1: 17-27
Por que Davi disse que Saul e Jônatas eram "amados e agradáveis em suas vidas"? (2 Samuel 1:23). Podemos entender por que ele diria isso de Jonathan, seu bom amigo. Mas por que dizer isso do rei Saul, que lhe trouxe tanta tristeza?
Havia coisas boas que Davi poderia dizer de Jônatas que ele não poderia dizer de Saul. No entanto, em vez de apontar as falhas e os fracassos de Saul, ele elogiou o que havia de bom nele: sua coragem, suas vitórias militares e seu próspero reino (vv.21-24).
A graciosidade de Davi me faz pensar: com que frequência meditei e julguei as falhas dos meus oponentes? Quantas vezes me ofendi quando outros acham bom naqueles que me prejudicaram? Quanto eu me debruço sobre o mal que vejo em alguém, e não no bem que Deus e os outros podem ver?
A Bíblia diz que precisamos deixar o julgamento nas mãos do Senhor, pois quando Jesus voltar, Ele “revelará os conselhos dos corações. Então o louvor de cada um virá de Deus ”(1 Coríntios 4: 5).
Nós focamos apenas nos traços que tornam nossos inimigos tão antipáticos? Acentuar as qualidades positivas daqueles que nos incomodam é uma boa maneira de lidar com o ressentimento e transformar nosso ódio em amor (Mateus 5:44). —DHR
Refletir e orar
Dizem-nos para amar nossos inimigos
Que nesta vida enfrentamos,
Por mostrar amor que não é merecido
Revela a eles a graça de Deus. - Bosch
É difícil odiar alguém quando você o elogia. David H. Roper
A luta é grande,
O inimigo, forte.
Para vencer a morte
Há que se sobrepor ao temor,
Não ter medo de ninguém,
Seja quem for.
O movimento progressista que se torna revanchista é vencido pelo inimigo que ele combate, mesmo que esse tenha sido derrotado.
"A guerra contra o pecado é a maior e mais difícil. Você enfrenta seu pior inimigo: você mesmo. Ele conhece todas as suas fraquezas, e te derruba com um peteleco, é só bater no lugar certo. Por isso devemos perservar nas disciplinas espirituais. Não existe outro caminho. Jesus diz para arrancar a mão ou um dos olhos na luta contra o pecado, mas não queremos sair de um emprego ou terminar um relacionamento e nem deletar uma conta na rede social. Não adianta andar pelo mesmo caminho e querer chegar em lugares diferentes".