Inicio
“Ai de mim!”, disse o camundongo, “o mundo está ficando menor a cada dia. No início era tão grande que me assustava, eu tinha de estar sempre correndo e correndo, e ficava contente quando via muros distantes à esquerda e à direita, mas essas paredes se estreitaram tão rapidamente que agora estou no último cômodo, e ali no canto está a ratoeira em que irei cair.” “Você só precisa mudar de direção”, disse o gato, e o comeu.
É que a gente quer crescer
E, quando cresce, quer voltar do início
Porque um joelho ralado
Dói bem menos que um coração partido
Refuta a teoria Hegeliana de Absoluto.
Inicio essa reflexão a partir da compreensão semântica da teoria fundamentada de Hegel, do sujeito individuo (finito) , sobre um espirito do povo (Absoluto).
Avaliarei então o significado etimológico:
Absoluto vem do latim solutus ab omni re, compreendendo o que é "em si e por si", independentemente de qualquer outra consideração ou condição: é a quintessência da abstração, a essência e o termo da generalização.
Mas como proposto pelo próprio Hegel há necessariamente um processo imperativo Dialético, onde opõem-se a coisa observada a seu oposto equivalente, neste caso então temos o antônimo de absoluto , o relativo.
Relativo:
Que depende da relação com outra coisa, ou outro fator. Que varia conforme a relação com outra coisa, ou que varia conforme a circunstância.
Partindo destes dois conceitos supracitados apresentarei minhas proposições.
1- O absoluto não esta sujeito a mudança, logo o espirito do povo não pode ser absoluto.
2- Tudo está em função do tempo, se tempo é relativo logo tudo que está em sua função também é relativo.
3- Se tudo está em função de tempo, e o tempo é relativo basta saber o em função de que está o tempo, tempo está em função de possibilidade da construção de um futuro, logo tempo esta em função de possibilidade.
4- Se tudo há possibilidade então, tudo é relativo e nada é absoluto.
Partindo das proposições sugeridas, temos um povo relativo as experiencias criada e co-criadas pelo próprio povo, em função na necessidade do povo, em um determinado tempo, logo todo povo é relativo seu tempo.
Você me fez enxergar
O que de fato tem valor
Em mim deu início uma revolução
Embasada no amor
Quanto tempo eu perdi
Valorizando coisas banais
Me envolvendo com pessoas superficiais
Que pela vida passam sempre iguais
Como sou grata ao Universo
Pela dádiva recebida
Por ter você como filho
E grande parceiro nessa vida
“ Não sei se estou no início, meio ou no fim do caminho, só sei que se eu ainda tiver um segundo: É caminho!
As comunidades indígenas brasileiras nos anos finais do seculo XX e início do XXI, ganham foco por uma série de trabalhos do audiovisual, sejam eles curtas e documentários patrocinados pela ANCINE e verbas de incentivo a cultura. Infelizmente, os personagens principais continuam invisíveis, como se fossem da mesma substancia cognitiva das arvores que rodeiam, povoam e ambientam as florestas, como mero cenário. Sendo assim, diversas produções feitas trazem uma diminuta ficha técnica de direção e produção, mas quanto aos nomes dos indígenas que fizeram parte não aparecem. Quem precisa saber seus nomes? Parece que ninguém. Querem resgatar uma cultura indígena brasileira aos olhos do homem branco sem ao menos terem a intenção de dignificar em história e documentos os poucos verdadeiros guardiões desta cultura, que sobreviveram. Tudo errado. Precisamos de uma urgente reforma política cultural ao direito material e imaterial de autores coletivos patriarcais de uma etnia, tribo e região. A defesa desse patrimônio cultural indígena deve ser salvaguardado pelas instituições governamentais para uma futura entrega, a quem é de direito natural e moral, a comunidade indígena brasileira. Sou a favor, sim, de registros, mas para a história de cada grupo. Essa história não pertence a governo algum e muito menos a entidades governamentais e não governamentais, pertence, sim, a comunidade indígena brasileira. Cabe ao governo cultural preservá-las até o momento que as próprias comunidades indígenas brasileiras possam usufruir destes centenários conhecimentos de forma amadurecida. De uma vez por todas, cabe a educação, a arte e a cultura nacional brasileira adotarem de forma digna e madura esta bandeira em nome de nossa rica diversidade, soberania e liberdade indígena brasileira.
No início, nada de tão sério. Até que a intensidade foi se tornando insuportável. Era um dia sem sono e outro, hibernação. O corpo e a mente se mantinham em frequente luta para ver quem conseguiria trabalhar mais. Se num dia não comia nada por total falta de apetite, no outro devoraria qualquer coisa. Paulatinamente a dor no meio do peito parecia se aprofundar até transpassar às costas. Os esquecimentos não eram mais um simples apagar de mente por segundos, passavam-se tempos, até que conseguisse a tão famigerada lembrança de volta. De repente, saber que no dia seguinte teria que ir a algum lugar tornava minha mente e corpo em erupção total, era suor para todo lado, coração acelerava e tudo implorava por socorro. Não era falta de fé, fraqueza, estresse seguido de dor no peito ou loucura diagnosticada, era depressão e síndrome do pânico tratados por psiquiatra e análises com psicólogo.
Se agora tudo está bem?
_ Sim. Até que por qualquer razão, que não seja rotineira, venha me abalar novamente.
O quê que faço quando tudo volta?
_Absurdamente, com uma lança em mãos e vestida de couraça, me levanto e enfrento meus dias.
Por que a analogia quanto à lança e a couraça?
_ Porque é dessa forma que me sinto, como que se vestida estivesse para me deparar com a guerra que não está do lado fora, mas intrinsecamente, em mim mesma.
Se é fácil?
_Não, não é fácil. É uma batalha enfrentada cara a cara todos os dias.
vts
CONTROVERSIA
Nascemos e somos viciados.
Submetidos a princípios.
Desde o início do mundo.
Não queremos participar do seu assunto.
Crescemos e mudamos o rumo.
No inicio do Movimento Cultural Panelense me diziam que eu queria era aparecer. Esse raciocínio mostra apenas o quanto as pessoas que disseram isso se achavam importantes, pois acreditaram piamente que eles teriam mesmo tanta importância a ponto de me fazer gastar alguma energia com eles.
"A Política do Pão e Circo criada no início do Império Romano, se tornou tão eficaz, que até aos dias de hoje é utilizada, mantendo o povo feito carneiros encerrados."
"Os sinais de posse sobre uma pessoa aparecem de início, nós é que insistimos em colocá-los de lado."
Início
Início, tudo parece novo,
o sentimento caminha e recebendo
o carinho que a ele é dirigido,
sente-se mais forte a cada segundo.
Quando a primeira ausência o assolar,
e a dor de uma saudade matreira vier,
irá sentir o fim do que queria alcançar.
Caminhos do amor, estradas perigosas,
em cada curva algo novo, no amor a cada dia
inicia-se, a cada falta sente-se o fim.
O sentimento do amor não são ruas que se cruzam,
mas paralelas que nos levam ao infinito.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U B E
A vida proporcionar as mais belas historia inicio de olhares que tocar o coração mais também proporcionar tristeza por amor que não é correspondido e a vida continua tendo seu próprio ciclo infinito.
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