Ingênuo
É ingenuidade esperar pelo canto dos pássaros se nem mesmo começou a arborizar ao encher de flores o teu coração
"" Na calmaria, segue adiante
brisa leve, cantando pássaros
desafios, curvas ingênuas
turbilhão para refazer a harmonia
calmaria, turbilhão
calmaria
resta o sal como presente
depois de tanta doçura
turbilhão, calmaria
até a chegada do luar...
Sê prudente com os que pressintas que se querem aproveitar da tua ingenuidade, mas aberta com os que se dirigem a ti de boa-fé.
Ingenuidade não é o mesmo que inocência.Somente as crianças são completamente inocentes.Mas, muitos adultos mesmo não sendo inocentes por inteiro podem agir de forma ingênua.A maturidade não é qualidade exclusiva de pessoas mais velhas.Ao contrário do que muitos pensam existem pessoas mais jovens que são extremamente maduras e pessoas mais velhas que agem de forma infantil e irresponsável.
Crianças são seresinocentes.
Mas,adultos podem ser ingênuos.Por isso,tenha atenção com quem você se relaciona,pois existem pessoas que são falsas e não querem o seu bem.
Na ingenuidade do cordeiro eleitor
a hiena postulante
monta seu discurso enganador.
Preparando o palanque
com um cenário de promessas,
garante sanar todos os problemas,
Inclusive a dor.
Daqueles que sofrem
com com o não cumprimento
dos direitos negados
por aqueles que não
têm pudor.
Corroborando com a ideia da importância de um processo,
o qual é apresentado como o caminho,
mas na verdade é uma quimera.
E numa contínua participação os cordeiros sempre estarão,
sendo alvos de novas e eternas hienas
com as repetidas promessas,
de mudar o que não se muda.
Ser humilde não é ser ingênuo, idiota. Ser humilde é ser inteligente o suficiente para aplicar seus conhecimentos sem qualquer vaidade.
Por conta de uma sociedade que se estruturou sobre corrupção como meio de vida, sou um desses sujeitos tidos como “certinhos otários”, ingênuos candidatos a vítimas preferenciais dos “mais espertos”, ou tidos sistematicamente como inflexíveis e fora de contexto, até descobrirem que sou apenas mais um “panaca” que optou por ser honesto.
Na primeira vez que me sentir enganado posso estar sendo injusto. Na segunda pode ter havido uma coincidência. Mas na terceira vez a culpa é minha, e nada mais meritório do que mo terem imposto.
Quando uma pessoa me diz: "o meu maior defeito é ser perfeccionista!", entendo como: "eu sou melhor que você!" e, logo fica claro, que as maiores "qualidades" dela são: ingenuidade, arrogância e prepotência.
Na "brincadeira" muitas pessoas dizem o que pensam sobre você, de modo que se você não gostar do que ouvir elas possam dissimular, dizendo que estavam brincando quando na verdade é o pensam verdadeiramente.
É por isso que eu não dou liberdade de brincadeiras para quem eu não conheço o suficiente. E não faço brincadeiras com os que não me conhecem minimamente.
Existem pessoas "sem noção", mas há muita maldade disfarçada de ingenuidade ou de "humor".
É nas brincadeiras que fazem, que muitas pessoas mostram o que são.
As coisas são mais simples do que parecem, os homens "instintivamente" são propensos a certas atitudes, algumas mulheres os culpam como pessoas de fraco caráter, desvio de personalidade ou chame como quiser. Absolutamente ninguém, mesmo que gêmeo idêntico não é igual neste mundo e qual a graça que teria nisto? Ver uma mulher reclamar de homens que fazem mal em uma época tão banalizada, não apenas por homens como também por mulheres escarnecedoras é um pouco de ingenuidade. Não adianta por a culpa nos homens e muito menos nas mulheres porque no fim quem escolhe é exclusivamente você, você que se arrisca, você que se joga e qual mal tem nisso? Nenhum, o importante em falhar é aprender, progredir e entender que toda experiência vem com um propósito. Será que o problema não seria que homens e mulheres não sabem esperar as coisas no tempo determinado? Será que não estamos saltando certas etapas que o destino nos reserva? Ou uma decepção não seria assim um livramento? Relacionamentos tem e devem ser baseados em verdades, amar é bom, mas saber se amar é melhor, quem não é feliz sozinho nunca saberá como fazer outra pessoa feliz. Essa dependência sentimental de perda da posse alheia é o que machuca, ninguém é de ninguém e sempre foi assim, nascemos e morreremos sozinhos, por isso que devemos compreender que prioridades não deviam ser relacionamentos, mas sim nossos outros objetivos, uma pessoa cristã diria: "Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Eu diria:" O coração é um campo minado, mesmo com um mapa você pode se machucar, no fim do dia é melhor se perguntar se valeu a pena se ferir por esse amor do que imaginar a dor ao ser magoado, porque não somos perfeitos e não devemos tentar provar isso, aquele que tenta ser, cai na sua própria imperfeição."
A ARTE DE SER VELHO
É curioso como, com o avançar dos anos e o aproximar da morte, vão os homens fechando portas atrás de si, numa espécie de pudor de que o vejam enfrentar a velhice que se aproxima. Pelo menos entre nós, latinos da América, e sobretudo, do Brasil. E talvez seja melhor assim; pois se esse sentimento nos subtrai em vida, no sentido de seu aproveitamento no tempo, evita-nos incorrer em desfrutes de que não está isenta, por exemplo, a ancianidade entre alguns povos europeus e de alhures.
Não estou querendo dizer com isso que todos os nossos velhinhos sejam nenhuma flor que se cheire. Temo-los tão pilantras como não importa onde, e com a agravante de praticarem seus malfeitos com menos ingenuidade. Mas, como coletividade, não há dúvida que os velhinhos brasileiros têm mais compostura que a maioria da velhorra internacional (tirante, é claro, a China), embora entreguem mais depressa a rapadura.
Talvez nem seja compostura; talvez seja esse pudor de que falávamos acima, de se mostrarem em sua decadência, misturado ao muito freqüente sentimento de não terem aproveitado os verdes anos como deveriam. Seja como for, aqui no Brasil os velhos se retraem daqueles seus semelhantes que, como se poderia dizer, têm a faca e o queijo nas mãos. Em reuniões e lugares públicos não têm sido poucas as vezes em que já surpreendi olhares de velhos para moços que se poderiam traduzir mais ou menos assim: "Desgraçado! Aproveita enquanto é tempo porque não demora muito vais ficar assim como eu, um velho, e nenhuma dessas boas olhará mais sequer para o teu lado..."
Isso, aqui no Brasil, é fácil sentir nas boates, com exceção de São Paulo, onde alguns cocorocas ainda arriscam seu pezinho na pista, de cara cheia e sem ligar ao enfarte. No Rio é bem menos comum, e no geral, em mesa de velho não senta broto, pois, conforme reza a máxima popular, quem gosta de velho é reumatismo. O que me parece, de certo modo, cruel. Mas, o que se vai fazer?
Assim é a mocidade- ínscia, cruel e gulosa em seus apetites. Como aliás, muito bem diz também a sabedoria do povo: homem velho e mulher nova, ou chifre ou cova.
Na Europa, felizmente para a classe, a cantiga soa diferente. Aliás, nos Estados Unidos dá-se, de certo modo, o mesmo. É verdade que no caso dos Estados Unidos a felicidade dos velhos é conseguida um pouco à base da vigarista; mas na Europa não. Na Europa vêem-se meninas lindas nas boates dançando cheek to cheek com verdadeiros macróbios, e de olhinho fechado e tudo. Enquanto que nos Estados Unidos eu creio que seja mais... cheek to cheek. Lembro-me que em Paris, no Club St. Florentin, onde eu ia bastante, havia na pista um velhinho sempre com meninas diferentes. O "matusa" enfrentava qualquer parada, do rock ao chá-chá-chá e dançava o fino, com todos os extravagantes passinhos com que os gauleses enfeitam as danças do Caribe, sem falar no nosso samba. Um dia, um rapazinho folgado veio convidar a menina do velhinho para dançar e sabem o que ela disse? - isso mesmo que vocês estão pensando e mais toda essa coisa. E enquanto isso, o velhinho de pé, o peito inchado, pronto para sair na física.
Eu achei a cena uma graça só, mas não sei se teria sentido o mesmo aqui no Brasil, se ela se tivesse passado no Sacha's com algum parente meu. Porque, no fundo, nós queremos os nossos velhinhos em casa, em sua cadeira de balanço, lendo Michel Zevaco ou pensando na morte próxima, como fazia meu avô. Velhinho saliente é muito bom, muito bom, mas de avô dos outros. Nosso, não.
O simples de coração, muitas vezes tomba vitimado por laços e arapucas. Armadilhas anunciadas e previsíveis, mas que sua ingenuidade não o permitiu enxergar.
O obscuro invade minha personalidade;
Tenho dentro de mim um mundo, uma cidade;
Um local onde eu estou no comando...
Pois na vida real, sou apenas um homem chorando..
Dentro de meu ser há um turbilhão querendo sair,
Minha mente está tão confusa que nem sei como agir...
Minh'alma está desamparada,
Como uma rosa que da roseira foi cortada...
Tudo dentro de mim 'soa' como o rancor,
O que era branco ficou preto devido a dor.
Tanta coisa aconteceu...
O ingênuo que havia em mim já até morreu...
Hoje me pergunto: Onde está toda aquela pureza?
Tudo de bom foi embora, dando lugar à tristeza.
(kanieri Ferraz)"
Aos poucos, a gente aprende. Aprende a aprender com os tropeços por acreditar tanto na bondade. Talvez falte cautela. Talvez o que sobre seja ingenuidade. Talvez falte verdade e a gente só enxergue esperança. Mania dolorida é essa de acreditar...
Gosto do seu bom papo,do seu bom humor.
Gosto também da sua loucura quando sai falando de tudo.tudo mesmo.
Sua loucura tem um pouco de humor você fala de mais e sempre acaba sorrindo de si mesma
Você possui uma pureza,delicadeza e uma enorme gentileza
Você é doce e linda mesmo a vida lhe dando mil motivos para chorar
Mas adoro como sabe sorrir,pois assim se torna ainda mais encantadora
O que me dói é ver caras se aproveitando de mulheres como você
Você foi ingênua e inocente em acreditar que podia ser amada
Por um cara pobre de espírito e alma
Incapaz de amar de valorizar a si próprio
Certamente só la na frente ele vai perceber como foi idiota e burro
Quando perceber que deixou ir embora,pessoa maravilhosa e única
Quando perceber que deixou ir embora,pessoa maravilhosa e única
Por escolher como diversão brincar com os sentimentos de pessoa pura
Que não ve maldade no mundo e em ninguém,pois nenhuma possui
A se Deus colocasse mulher feito você na minha vida
- Relacionados
- Ingenuidade
- Ingênua
- Amor Ingênuo
- Menina Ingênua