Índole e Caráter textos
A questão não está no pouco ou no muito, mas no CARÁTER da pessoa. Lembrem-se das palavras do Mestre Jesus que diz: Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; quem é injusto no pouco, também é injusto no muito. E, portanto, é previsível o comportamento do político, cujo caráter se revela nas circunstâncias em que atua, e no micro faz rachadinha, e no macro, faz o rachadão. É questão de oportunidade. Também disse o Mestre: dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Ou seja, quem rouba César também roubará a Deus. O estatuto ético e moral é o que está sendo colocado nessas duas sentenças do Mestre.
A falta de confiança, respeito, amor, compreensão, autocontrole, consideração e caráter estraga qualquer pessoa, acaba com qualquer relacionamento, prejudica o emocional e, principalmente, afeta a vida de alguém. Você pode fazer isso inconscientemente e, assim, não percebe o erro que cometeu!
Tenho em meu caráter um traço predominante que salta aos olhos de quem me conhece há algum tempo: é o conhecimento que tenho de mim mesma. Consigo fiscalizar-me e aos meus atos como se fosse uma estranha. Sou capaz de encarar a Anne de todos os dias sem preconceitos e sem fazer concessões, observando o que nela há de bom e de mau. Essa autocrítica me acompanha sempre, e, cada vez que falo alguma coisa, sei imediatamente se devia ter falado de outra maneira ou se estava bem assim. Há muita coisa que condeno em mim. Seria uma longa lista!
Conhecemos verdadeiramente o caráter de uma pessoa, quando ela demonstra através de palavras, e atitudes a sua identidade interior. E assim, através das manifestações de suas emoções, pensamento e desejos que revelam o quanto ela está doente, ou saudável consigo ou com as pessoas a sua volta.
Se trabalho fosse referência da integridade do caráter moral de alguém, não existiria tanto político mau caráter. Tem muito trabalhador por aí, sem caráter algum. Assim como alguns se escondem atrás de uma bíblia, disfarçando seus verdadeiros eus, outros parecem se esconder por detrás do trabalho. O caráter vem do berço, e melhora ou piora ao longo da vida.
"O perigo de medir o outro com a própria medida, é que os canalhas e os mau-caráter, costumam medir as pessoas de boa índole com as suas medidas, com base naquilo que eles são. Jamais isso deveria ocorrer, mas infelizmente ocorrem constantemente. Os que procedem de modo justo, continuam sendo injustiçados pelos perversos. No entanto, não podemos esperar justiça de quem ignora o que é justo e que prática a iniquidade constantemente. Por tanto, os canalhas procedem de modo covarde e hediondo em meio as sua malícias"
"...Semeie a Paz e o Amor sempre... Mas, aprenda a tratar com firmeza de caráter, sabedoria e astúcia quem te trata com falsidade, desprezo e ânimo dobre... Ser gentil, pacifista e manso de coração definitivamente não é ser bobo, cego ou surdo... Preocupe-se com quem acrescenta em sua vida e não com quem fica na espreita por sua derrota ou anseia por tirar sua paz... O grande segredo é manter a mansidão de uma pomba, sem perder jamais a prudência de uma serpente..."
A idade de uma pessoa não é importante. Ela não vai definir o caráter da pessoa, ela não vai definir nada além de sua aparência física e de seu tempo de vida. Existem crianças que passam por momentos difíceis desde pequenos e assim amadurecem mais cedo. Existem adolescentes que logo que aprendem a viver se tornam mais consciente das coisas e também amadurecem na idade certa. Mas também existem adultos, e existem pessoas que morrem velhas e morrem ignorantes. Pessoas ignorantes que apontam um casal homossexual na rua, ou um casal com idades diferentes e dizem que isso não está certo. Sabe o que não está certo? Pessoas assim pensar desse modo. Pessoas que sem importam com o que a sociedade impõem sobre felicidade, e não com o que realmente faz uma pessoa feliz. Se todas as pessoas vivessem para fazer felizes a si próprios, todos então seriam felizes. Agora, se uma pessoa procurar viver para agradar aos outros, essa pessoa não vai conseguir. Pelo menos não todo mundo. Então no fim de tudo, o que realmente importa? Importa é ser feliz, é a pessoa ser feliz. A pessoa deve viver para ser feliz, e não para fazer os outros felizes. Se puder fazer os dois, ótimo. Mas o que vem em primeiro lugar somos nós
Eu não promovo nenhum artista ou político corruptos em minha página, no máximo eu cobro caráter, ética política e a falta de vergonha na cara que eles não têm, então não insistam em postar caras de vagabundos em minha página, façam o mesmo, postem mais cobrando sanidade mental dos mesmos, não exaltando-os!
O verdadeiro sentido da existência humana está na força de direcionamento ao caráter firme, o que auxilia no constante trabalho das habilidades de controlar a si mesmo, suas emoções e seus impulsos mais improváveis. Para vencer as barreiras no mundo atual (sociedade em geral) e obter as merecidas vitórias, você deve que conquistar o domínio do seu mundo interior, automaticamente, guiar sua vida dando passos firmes para subir cada degrau da prosperidade.
"Quem tem caráter, valores cristãos e amor ao próximo sempre tem forças para reanimar a si e também a quem está precisando de seu apoio. Sabedoria é dom que provém do espírito e simplicidade é riqueza de espírito, quem é capaz de adquirir as duas, certamente sabe ser feliz". Luiza Gosuen
AS pessoas não são belas por seu fisíco, ou por sua postura ,mais por seu caráter, talvez não perceba isto agora, mais na velhice, unico caráter que vai ter da pessoa a seu lado ,e a beleza vai com tempo e pó e seu própio ar, e voce percebe que unica coisa a qual não faltava, Era oque sempre teve nunca percebeu.
Até quando oh homem viverás sendo este dúbio de caráter incerto, oferecendo ofertas em ambas casas, tendo por senhor Deus e satanás?. Digo te que impossível é ter dois por senhores, ou há de servir um ou outro. Oh que Deus nos leve completamente em Seu caminho, mesmo que na estrada nos pareça que não é o lugar certo, por nosso erro de acreditar que não há obstáculos durante o caminho, sim, certo estou que Cristo é o caminho que nos leva ao Pai, mas os desafios e obstáculos só serão retirados na linha de chegada.
Não gosto de entrar em disputas desnecessárias. Sei muito bem o meu valor, meu caráter e o que eu mereço. Sei minhas qualidades e meus defeitos. Se isso não for suficiente para mais ninguém, não importa, pra mim é. ..pois por mais q falte melhorar em algumas coisas, tudo que tenho em mim é o mínimo que preciso para melhorar no que ainda falta. Muitas coisas eu batalho para ter. ... porém o amor não. ..o amor quando vier tem que vir livre, por vontade própria e não porque fiz uma guerra para tê-lo comigo...pois se ele não quiser, guerra nenhuma o fará ficar aqui. Venha livre. As batalhas são necessárias, para manter a harmonia na relação, na convivência, mas só depois que ele tiver chegado para montar moradia por vontade própria e não na necessidade de uma luta para traze-lo até mim.
Sentimentos são dessas coisas de caráter estritamente pessoal, e não estão vinculados às pessoas próximas das que os inspiram, pois depende de um histórico próprio e intransferível entre elas. Não se pode, assim, desejar que nossos amigos estendam também a nossos cônjuges, pais, irmãos ou filhos o carinho, amor ou gratidão que nos dedicam, pois que o respeito que recebemos pode não estar presente entre todos aqueles de quem gostamos. Jamais cobre essa vinculação, portanto, nem a transforme em moeda de troca para manutenção de algo bom que cabe apenas a você e a cada um construir ou desconstruir por si mesmos.
O que é ser elegante? Ser elegante é ser autêntico, gentil, educado, sincero, bom caráter, poderia citar uma infinidade de adjetivos que caracterizam uma pessoa elegante. Elegância já é uma característica inerente a personalidade do ser; percebe-se claramente na maneira de agir, falar baixo, sorrir sempre, cumprimentar as pessoas em especial os mais humildes, não fazer distinção de classe, cor, religião, etc. O principal atributo que define alguém elegante é, não entrar em contendas, nunca retribuir na mesma moeda, ser superior a maldade quando a recebe, não descer ao nível do agressor em hipótese nenhuma, ser nobre e entender que não precisa fazer nada, a vida se encarrega de dar o troco por você, paciência, deixe o tempo passar. Afaste-se educadamente, altivo, indiferente e com a cabeça erguida, isso te fará diferente e será a melhor resposta que se pode dar as ofensas. Isso é ser elegante!!
O tipo de caráter no Brasil, entranhado na formação moral de seu povo, mostra-se ainda mais degradante quando comparado ao das culturas orientais: lá eles colocam a moralidade num patamar mais elevado do que a própria vida, pela convicção de que a desonra a macula de forma indelével para não mais justificar sua manutenção. Assim, quando expostos por falhas da honra, é comum escolherem o suicídio antes de conviver com a vergonha. Em nosso país a valorização do homem não reside em esquivar-se da ilegalidade, mas na competência para negá-la à exaustão mesmo diante de todas as evidências contrárias, sendo esta capacidade motivo de orgulho por quem a domina e de admiração pelos que o defendem. A regra é de que o reconhecimento do delito jamais se faça por parte do criminoso, e a estratégia seja sempre a de transformar constatações inequívocas em "perseguições do poder vigente", e a correta aplicação da lei em injustiça.
“Esforça-te em teus estudos. Dá-te conta de que estás formando, em grande parte, o caráter de teu futuro ministério. Se adquirires agora hábitos de estudo marcados pelo descuido e a inatividade, nunca tirarás proveito do mesmo. Faz cada coisa a seu tempo. Sê diligente em todas as coisas; aquilo que valha a pena fazê-lo, faze-o com todas as forças. E, sobre todas as coisas, apresenta-te diante do Senhor com muita freqüência. Não tentes nunca ver um rosto humano enquanto não tiveres visto primeiro o rosto Daquele que é nossa luz e nosso tudo. Ora por teus semelhantes. Ora por teus professores e companheiros de estúdio.”
“Quem realmente conhece a Deus e vivência a Fé com Caráter Espiritual, é lhe apresentado um momento qual torna-se possível, como um “Sommelier Espiritual”, fazer degustação de espinhos só para sentir o aroma do amparo espiritual”. Prof. Anderson Araújo - Inspirado em palavras de Haroldo Dutra Dias (Palestrante Espírita).
Nosso caráter se desenvolve tanto para o bem quanto para o mal, no percurso de nossa existência. A força do caráter se conquista nas alegrias e nas tristezas, sentimentos que nos fazem refletir quem somos. Portanto, precisamos nos esforçar em aproveitar nosso tempo da melhor forma, tendo paciência para que seja sempre bom e honesto.