Índole e Caráter textos

Cerca de 885 textos Índole e Caráter

Quem está com a verdade não precisa ficar se justificando...
Os falsos mentem e, quando suas mentiras são expostas, a única forma de defesa é desmentir, no intuito de fazer do outro mentiroso. Explicações excessivas, com argumentos e encenações previamente montados, é a tática de persuasão do manipulador.
Gente manipuladora é gente infeliz, que (a qualquer custo) precisa ser o centro das atenções, que necessita estar sempre com a razão (ainda que tenha que mentir), quase nunca ouve pois sua intenção é ser ouvido (com as ladainhas do eu sou, eu fiz, eu, eu, eu...), não ajuda ninguém por amor (em secreto) e sim por status e autopromoção (usando eventos para se mostrar "caridoso").
Gente manipuladora se incomoda com a felicidade, com o sucesso, com a paz e até com o jeito de ser do outro quando este é genuíno, porque o manipulador em nada consegue ser espontâneo, já que a todo instante ele precisa montar um teatro para roubar a cena dos outros ou mesmo para se libertar de um personagem que não deu certo.
Gente manipuladora é genuinamente mentirosa! E o pior: consegue acreditar em suas próprias mentiras, e, com a força de seu auto-convencimento, somado ao tal teatrinho, acaba convencendo as pessoas que se deixam manipular, ora por fraqueza da intuição (síndrome da autossabotagem), ora por falha na memória (síndrome de memória curta), ora por conveniência e interesses pessoais (síndrome de chupim).
Para terminar, gente manipuladora é gente de alta periculosidade! Até hoje não soube de nenhum psicopata que não tivesse como principal característica a manipulação.
A melhor maneira de lidar com pessoas manipuladoras é não lidar com elas! Fuja! Não dê atenção! Não dê audiência! Não dê espaço! Não dê platéia! Não dê seu tempo para pessoas que não estão preocupadas em te fazer perder tempo! Pessoas assim não têm nada mais a perder do que já foi perdido e, se bobearmos, vão nos manipular até o ponto de nos fazer perder tudo, inclusive o nosso caráter, a nossa alma, nos igualando a elas.
Quem é verdadeiro não precisa ficar se explicando... Uma mentira precisa ser contada diversas vezes pelo manipulador para se tornar uma "verdade" (sua verdade mentirosa). A verdade é dita uma única vez. O resto é comprovado no comportamento, no histórico, na visão e na vivência pessoal de cada indivíduo.

Inserida por ketantonio

Amor não se mendiga, amor não se troca. O amor verdadeiro é voluntário, é recíproco, é um perfeito com imperfeições toleráveis. Não se ama alguém pelo bolso ou pela aparência física. Ama-se pelo caráter, pela forma de se tratar as pessoas, pela humildade, pelo carinho, honestidade e sinceridade. É uma pena que isso "quase" não existe mais.
Mas o AMOR de DEUS renova nossas forças, nos transmite paz e felicidade para toda a eternidade.

Inserida por jonatasmoura

"Maldito aquele que usa a Mentira no lugar da verdade;
Logo a decepção estará estapanda nos olhos daqueles que o amam;
O ódio será como setas no coração dos que foram enganados;
E o chão será pouco para conter o seu tombo;
Quisera que se abrisse um buraco profundo para cairdes dentro;
Restitua a verdade e devolva o que tirou;
Quem ama perdoa e quem perde, gratifica o caráter!"

Inserida por elcio_henrique

Certa vez, Tony Gaskins disse que "se você não construir o seu sonho, alguém irá contratá-lo para ajudar a construir o dele".

De fato. Mas lembre-se que há dois contratos: o que se assina com a caneta e o que se assina com a admiração. Se contratado para realizar o sonho de alguém, não desista do seu.

Com espírito empreendedor de um líder, utilize o contrato psicológico para que as pessoas ao seu redor contribuam para seu sonho assinando-o com o respeito, inclusive aquele para quem você assinou um contrato à tinta.

Inserida por celso_willian

Rindo pra não chorar......

DEPOIMENTOS DIVERSOS SOBRE BRASILEIROS

1. Um sujeito comprou uma geladeira nova e, prá se livrar da velha, colocou-a em frente à casa com o aviso:
"De graça. Se quiser, podelevar".
A geladeira ficou três dias, sem receber um olhar dospassantes. Ele chegou à conclusão que as pessoas não acreditavam na
oferta. Parecia bom demais prá ser verdade, e ele mudou o aviso:
"Geladeira à venda por R$ 50,00".
No dia seguinte, ela tinha sido roubada!

Cuidado! Esse tipo de gente vota!

2. Olhando uma casa para alugar, meu irmão perguntou à corretora de imóveis de que lado era o Norte, porque não queria que o sol o acordasse todas as manhãs.

A corretora perguntou: "O sol nasce no norte?". Quando meu irmão explicou que o sol nasce no Leste (aliás, há um bom tempo isso acontece), ela disse:
"Eu não me mantenho atualizada a respeito desse tipo de coisa".

Ela também vota!

3. Antigamente, eu trabalhava em suporte técnico num centro de atendimento a clientes em Manaus. Um dia, recebi um telefonema de um sujeito que perguntou em que horário o centro de atendimento estava
aberto.
Eu disse a ele:
"O número que o senhor discou está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana."Ele perguntou: " Pelo horário de
Brasília ou pelo horário de Manaus ?".
Prá acabar logo com o assunto, respondi: "Horário de Manaus".

Ele vota!

4. Meu colega e eu estávamos almoçando no restaurante self-service da empresa, quando ouvimos uma das assistentes administrativas falando a respeito das queimaduras de sol que ela havia tido, ao ir de carro ao litoral. Estava num conversível, por isso "não pensou que ficaria queimada, pois o carro estava em movimento".

Ela também vota!

5. Minha cunhada tem uma ferramenta salva-vidas no carro, projetada para cortar o cinto de segurança, se ela ficar presa nele.
Ela guarda a ferramenta no porta malas!

Minha cunhada também vota!

6. Meus amigos e eu fomos comprar cerveja para uma festa, e notamos que os engradados tinham desconto de 10%. Como era uma festa grande, compramos 2 engradados.
O caixa multiplicou 10% por 2 e nos deu um desconto de 20%.

Ele também vota!

7. Saí com um amigo e vimos uma mulher com um aro no nariz, atrelado a um brinco, por meio de uma corrente.
Meu amigo disse:
"Será que a corrente não dá um puxão a cada vez que ela vira a cabeça?".
Expliquei que o nariz e a orelha de uma pessoa permanecem à mesma distância, independente da pessoa virar a cabeça ou não.

Meu amigo também vota!

8. Eu não conseguia achar minhas malas na área de bagagens do aeroporto. Fui então até o setor de bagagem extraviada e disse à
mulher que minhas malas não tinham aparecido. Ela sorriu e me disse para não me preocupar, porque ela era uma profissional treinada e eu estava em boas mãos...
"Apenas me informe: o seu avião já chegou?".

Ela também vota!

9. Esperando ser atendido numa pizzaria, observei um homem pedindo uma
pizza para viagem. Ele estava sozinho e o pizzaiolo perguntou se ele preferia que a pizza fosse cortada em 4 pedaços ou em 6. Ele pensou algum tempo, antes de responder:
"Corte em 4 pedaços... Acho que não estou com fome suficiente para comer 6 pedaços".

Adivinha?? Isso mesmo, ele também vota!

Pronto!
Agora você já sabe QUEM elege nossos políticos!

Inserida por Roncacci

Mulher deveria vir com manual de instrução!

Ri sem motivos, às vezes fala demais, às vezes não fala nada, é tão indecisa quanto um short-saia, mulher é coisa de louco!
Às vezes está brava, às vezes está feliz, sempre duvide quanto ela fala que não tem nada, ela tem milhões de coisa mas não quer te preocupar.
Pra homem que acha que mulher só olha para aparência, se engana, mulher olha para o caráter, para o sorriso e principalmente se o cara é confiável ou não!
Na balada queremos o mais atraente, isso não se pode negar, mas para o relacionamento só ser atraente não basta, tem que ter bom papo, tem que ser carinhoso, sim, tem que ser confiável, o pai dos meus filhos não pode ser apenas atraente, ele tem que ser um Homem com honra e caráter para poder, junto a mim, dar a educação necessária para o nosso filho, não gostamos de homens cheios de mi-mi-mi, mi-mi-mi, deixa para nós fazermos!

Inserida por DayhSilva

NOBREZA

Meditei, meditei e meditei por muitos anos e cheguei à conclusão de que a virtude que mais falta ao brasileiro, em geral, é a nobreza.
Ele até tem dó dos outros, é tolerante, otimista etc. Mas lhe falta nobreza. A nobreza é uma fusão de coragem, generosidade e auto-controle. Brasileiro é muito medroso, pão-duro e lascivo num nível até perigoso.

A coragem deve ser para enfrentar as injustiças que os outros sofrem sem temor da morte, da difamação e da pobreza. A generosidade deve ser de si mesmo e dos bens materiais. O medo da pobreza e o 'pão-durismo' nos reduz à condição de animais. Só o ser humano é capaz de doar para um estranho. Nenhum animal faz isso. E o auto-controle também nos deixa mais humanos. Nenhum animal diz 'não' quando uma possível satisfação dos sentidos lhe é apresentada.

As pessoas são 'iguais' enquanto imagens de Deus, mas são objetivamente superiores ou inferiores de acordo com os seus graus de nobreza. O inimigo nobre deve ser mais valorizado que o aliado mesquinho.

A caridade é uma virtude teologal e não moral, só vem quando Deus quer, mas a nobreza é cultivável. Vejo muita gente que não tem nobreza nenhuma arrotando caridade cristã por aí. Olha, pelo fato da caridade ser uma virtude teologal, o sujeito que a tem nem é consciente disso. Se você acha que tem, é porque não tem. Com a nobreza não é assim. A nobreza é cultivável e observável.

Eu já encontrei nobreza entre mendigos, nobreza em nível elevado. Já os ricos brasileiros, e por ricos me refiro a qualquer um que tenha mais do que o necessário para suprir as necessidades básicas, são os menos nobres do mundo. Eu testemunhei isso diretamente.

Ausência de nobreza é sinônimo de animalidade, mas existem graus nisso.

É importante lembrar que a nobreza, por definição, parte do indivíduo para a sociedade. O nobre mais nobre (mais corajoso, mais generoso e mais auto-controlado) é o isolado.

Querem uma instrução bem prática? Façam o voto de NUNCA negar esmolas (mesmo que só tenham uns centavos), estudem um pouco de música e um pouco de artes marciais.

Querem que seus filhos sejam nobres? Coloquem eles para estudar artes marciais e música e façam com que eles dêem esmolas, tanto como intermediários do dinheiro dos pais como de suas próprias coisas (brinquedos, roupas etc). Leiam muitos contos de fadas e de cavalaria para eles também.

Inserida por Fsantos11

Quando os bons de coração têm como meta de se tornarem pessoas melhores-ainda, com bem pouco esforço eles o conseguem.
Mas quando esses mesmos tentam se tornar o oposto eles acabam fracassando nessas suas metas com bastante facilidade.
E quando os maus de coração querem se tornar pessoas piores eles conseguem isso com louvor e exigência de um profissional no assunto.
Mas quando esses mesmos ruins e falhos de caráter tentam se tornar o oposto eles acabam tendo um bom desempenho em enganar a todos.
Eles passam uma suposta melhora de que eles se tornaram pessoas boas, e também acabam ganhando a confiança de todos, mas na verdade eles são iguais às aranhas que são traiçoeiras e que leva as moscas para a sua teia e as devoram.
E nessa meta os ruis e falhos de caráter tem bastante facilidade de enganar e convencer a todos ao seu redor.

Inserida por Renato01976

Humildade não é atributo dos pobres financeiramente assim entendidos, mas, sim, daqueles que são ricos de caráter, espírito, dignidade.

Humildade é tratar um pedreiro, um mecânico, um atendente de lanchonete, com o mesmo entusiasmo e educação que destina a um juiz, um político. Falar olhando nos olhos, não, para as vestes, para o carro que estaciona, para a casa em que reside, para o cargo que ocupa.

Inserida por Silvio25

Coisas importantes:
Respeitar nossas diferenças;
Respeitar o 'diferente';
Respeitar outras culturas;
Respeitar outras crenças;
Respeitar quem não acredita;
Respeitar quem acredita.
Se você não possui esta capacidade de RESPEITAR, reveja suas atitudes, deixe o julgamento a quem de direito deva fazer.
O respeito faz parte da formação do caráter de qualquer ser humano, o que diferencia pessoas de bom caráter e daquelas que não o possuem, é a quantidade de respeito que você costuma acumular durante a sua estada nesta terra!
Respeite e reflita!

Inserida por sergiopaschoal

"Uma mentira estraga,mil verdades."

Em uma determinada cidade do interior,vivia Mariazinha com sua mãe e sua irmãzinha;
Mariazinha era uma menina bem arteira e sempre que aprontava das delas,pra escapar da surra de sua mãe...ela mentia.
Um dia ela derramou todo o leite de sua irmãzinha no chão e jogou a culpa na irmãzinha.
No outro dia,jogando vôlei acabou acertando a vidraça da vizinha e disse que foi um menino que estava brincando com pedras na frente da casa dela,na frente da casa dela tinha uma pracinha e ela usou este argumento.
E assim ia vivendo Mariazinha...De mentiras á mentiras....Algumas vezes,escapava da zurra e outras não..
Um dia a sua mãe precisou sair para resolver uma emergência do trabalho e Mariazinha ficou cuidando da sua irmãzinha e sua mãe na correria,acabou esquecendo a panela de pressão ligada cozinhando feijão..
E Mariazinha se distraiu brincando com sua irmãzinha na sala e depois foi pra área da casa em frente sua casa com sua irmãzinha;
E de repente ela escuta um estouro e a casa começa pegar fogo...Ela começa a gritar pedindo socorro:
- Socorro,socorro, alguém me ajude!!A minha casa está pegando fogo e eu estou sozinha com minha irmãzinha,por favor alguém me ajude!
Os vizinhos escutavam,mas ninguém sai de suas casas pra socorrê la,pois pensavam:
-É mais uma das mentiras de Mariazinha!
Colocou a irmãzinha deitada em um pano na calçada da casa e continuava Mariazinha, a gritar pedindo socorro....tentando controlar o fogo com uma mangueira.
Até que um vizinho curioso resolveu sair pra ver o que estava havendo e a socorreu.
A mãe de Mariazinha chegou e deu uma baita de uma bronca nela.
E com isso Mariazinha aprendeu que de fato a mentira tem perna curta,um dia se descobre a verdade ou quando se dizer a verdade,ninguém irá acreditar...
Pois mais triste que ouvir uma mentira,é não voltar acreditar em quem mentiu.
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
( João 8:32/João 17:17)"

Pense bem,mas pense com carinho,pense nisso :)

Inserida por escritoradk

Aprendi, que as pessoas que mais nos ferem, são aquelas que mais amamos

Aprendi, que nem sempre as pessoas que eu gosto, gostam de mim. E as que eu admiro, dão a devida importância pra isso. E que eu tenho de me acostumar, porque isso é efetivamente natural, já que elas pensam assim.

Aprendi, que as decepções só acontecem quando acreditamos excessivamente em alguém que não mereça, de um modo geral. Por tanto, o segredo é: Não esperar nada delas. Isso já é meio caminho andado.

Aprendi, que a infância pode influenciar uma vida inteira

Aprendi que, com pessoas que falam muito, deve-se ter cuidado. Pessoas que falam pouco, cuidado redobrado.

Aprendi, que nem todo aquele que possui um rosto angelical é bom, e nem todo aquele que fala palavrões é mal. As aparências enganam.

Aprendi, que muitas pessoas gostam de mim. E que a maioria está no anonimato. Por isso ainda tenho esperança.

Aprendi, que se uma pessoa é perseguida, a última coisa que ela deve fazer é ficar em silêncio. Pois o silêncio e a omissão envenenam sua alma e são os principais alimentos dos perseguidores para continuarem a fazê-lo.

Aprendi, que se uma pessoa ri comigo, não quer dizer que ela seja minha amiga.

Aprendi que se eu não tomar uma atitude, o mundo com toda a certeza não irá fazê-lo por mim, pois ele nem sabe que existo.

Aprendi, que se uma pessoa implica excessivamente comigo, ou é porque me odeia muito ou me ama e não tem coragem de admitir.

Aprendi que a popularidade é um ótimo jeito de enganar a solidão e a carência por algum tempo.

Aprendi que o caráter e a beleza, nem sempre andam juntos.

Aprendi que convivência pode revelar até aquilo que não queremos descobrir.

Aprendi, que devemos falar por nós mesmos e não pelos outros.

Aprendi, que o humor, aparentemente inofensivo, quando usado com má intenção, deixa marcas que não saram facilmente.

Aprendi, que os chatos e os insuportáveis se completam.

Enfim! Aprendi que tudo o que eu aprendi é muito pouco, perto do que vou aprender nessa escola tão magnífica chamada: VIDA!

Inserida por Geovani079

⁠Grande parte das pessoas se relaciona por conveniência, e não por compatibilidade. Muitas delas preferem estar com aqueles que possuem melhores condições financeiras, ou que possam ser mais úteis.
Não é sobre quem você é (seu caráter, sua educação, seu modo de ser), mas sim sobre o que você tem e pode oferecer.
A boa notícia é que essas pessoas geralmente deixam transparecer suas prioridades através de suas próprias atitudes, tornando fácil identificá-las.

Inserida por ketantonio

⁠Felicidade alheia incomoda.

Um dos meus grandes dilemas na vida é saber o porque que muitas vezes os mais próximos da gente são os que mais te prejudicam em alguma coisa boa que deseja e quer. O que realmente acontece com estas pessoas?

Falta de amizade verdadeira, inveja, diferenças mal resolvidas, maldade pelo simples fato de não querer que alguém próximo melhore, ou seja, vencedor na vida. Qual seria a razão de tantas palavras de desanimo, de críticas, sendo que muitas destas pessoas mal conseguem gerir suas vidas melhores do que quem é falado. Sendo que muitas tem problemas mais sérios a resolver nas mesmas questões em que me criticam ou fala mal de alguém.

Não deveria ser assim. Vendo tudo isso, vem à mente algumas questões. Porque a dificuldade de ver alguém ao seu lado ser feliz? Porque de tanto esforço para que coisas não se realizem e que sempre é tão difícil ver a felicidade estampada no rosto de alguém?

Sabido é que a felicidade alheia incomoda, são diversos exemplos durante toda a vida de cada um de nós, muitos disfarçados de amigos verdadeiros e preocupados em ajudar, mas que no fundo não passam de pessoas rancorosas e que fazem de tudo para atrapalhar e provocar a infelicidade.
São palavras falsas, atos, pensamentos e ações que acabam por minar sonhos, objetivos, provocam o sofrimento e constrangimento muitas vezes.

Tudo vale para destruir, para construir, nada de concreto. A hipocrisia rola solta e as máscaras cada vez mais elaboradas para disfarçar o malfeito.
Identificada estas verdadeiras cobras, que por mais que disfarcem, uma hora a casa cai, nenhuma máscara se mantém por tanto tempo.

O melhor a fazer é se manter longe de sua influência, longe de um contato mais próximo. Porque sempre haverá chance desta mesma pessoa te fazer mal novamente, muitas vezes o problema é de caráter, de hombridade e de honestidade.

Cabe a cada um saber a melhor forma de lidar com estas situações e suportar a carga, porque por mais que não apareça, sempre haverá um sofrimento e na verdade uma lição a ser aprendida.

Inserida por marcelo-martins

⁠Eu já vi pessoas sendo admiradas,
por serem bem aposentadas ainda jovens
sem nenhuma necessidade especial,
possuindo comércio ilegal e já vi,
um sonhador sendo julgado, humilhado
e desprezado por não possuir nenhum bem,
a não ser seu caráter, mas caráter, eu vi,
não tem nenhum valor nos dias de hoje!

Inserida por DanielChrystianno

⁠"Bússola da moralidade, luz que ilumina o caminho da justiça e pedra angular da virtude. É a honra. Sustenta a estrutura do caráter e integridade, guia a tomar decisões que respeitem a dignidade humana e verdade, norteia e dirige na direção do que é certo nos mantendo firmes em nossos princípios, mesmo diante das adversidades."
Sergio Lopes de Souza Junior

Inserida por slsj2001

⁠Amor?
- Não, creio que não há mais.
Raiva?
- Também já passou.
O sentimento em questão não há definição, já que decepção é pouco, pois, não consigo reconhecer as atitudes em alguém que dormia ao meu lado e jurava conhecer. Chego a ficar enjoada, em me deparar com os atos inacreditáveis daquele que comigo jurou amor eterno, coisa que para mim era verdade, mas pra ele, distração.
Repulsa?
- provavelmente, atos narcisistas, comportamentos abusivos, vícios depravados.
Acho que a decepção, a dor, o sofrimento diante de tantas constatações reveladoras, surpreendentes, no final é um só; ALÍVIO.
Esse ser, que um dia vai chorar lágrimas de sangue de arrependimento por tudo que me fez passar, nunca me mereceu.
Meu Deus não me deixaria padecer mais nenhum dia naquele maldito paraíso, onde fui feliz enquanto tinha escamas nos ollhos, depois que cairam continuei por rebeldia por falta de discernimento e ovediencia.
Foi então que vivi a prisão de um amor que me maltratava emocionalmente, me violentava psicologicamente, um narcisista disfarçado de tudo e qualquer coisa, menos de caráter.

Inserida por mynamesneimes

⁠Sou momentos, palavras e sorrisos, sou a saudade que aperta o coração.
Aquele sonho em forma de beijos, a alegria que chega de mansinho e sem avisar.
Sou a verdade em meu coração e não, aquilo que dizem sobre mim sem, ao menos, conhecer a minha história.
Sou aquilo que aceito pra mim e também aquilo que afastei de mim, por não querer sem mártir ou, o vilão dessa história.
Então, que bom que tudo seja tão complicado mas, tão cheio do que mais importa: intensidade, verdade, carinho, atenção, respeito e muito amor.

Inserida por miguelparenteneto

Tenha amigos que te queiram bem e não o “seu bem”.

Amigos estão aí para dar apoio, conselho, ombro amigo, apresentar oportunidades e ideias inovadoras para o sucesso seu e dele, pois juntos todos somos mais fortes. Mas também com certeza vai dar sermão e críticas construtivas.

Um pessoa que não faz ou nunca fez qualquer umas dessas ações acima com/por você, dificilmente te considera um amigo.

O amigo nem sempre será o bonzinho da história, pois até a verdade mais cruel, por ele, tem que ser dita, não no sentido de te menosprezar, mas sim, de abrir os seus olhos para a realidade!

Inserida por OswaldoPitt

⁠Fama, riqueza, sucesso, cargo, nenhuma dessas coisas "estraga" a pessoa, na verdade apenas trazem à tona o que ela sempre cultivava dentro de si, sob sorrisos falsos, tapinhas nas costas e gentilezas orquestradas.

Pessoas VERDADEIRAS e de CARÁTER não mudam de acordo com a oportunidade/conveniência, elas seguem firmes suas convicções independente se vao perder ou ganha alguma coisa.

A forma mais fácil de realmente conhecer alguém é analisar como ela trata aqueles que não tem nada a lhe oferecer e vice versa.

Inserida por Cleber_Coelho