Individualismo e Egoísmo no Relacionamento
"Ensaios de lucidez"
Confundir amor com egoísmo é algo tão preciso nos dias de hoje, como a busca material na ilusão do paraíso.
Para falar do amor primeiramente é preciso tentar entender a dor, entender que ela é a negação do próprio amor, ela é fruto da germinação do egoísmo sua gestação ocorre durante a posse e nasce na perda.
A solidão é temida e vista como patologia por uma sociedade que oferece todo tipo de entretenimento e entorpecimento para preencher um buraco negro com uma fome infinita sedenta de si mesmo.
O conhecimento deu lugar a censura e tudo que é diferente é ridicularizado ou considerado como loucura, e ai de quem as regras quebrar... A pressão vai ser tanta que pode até se matar.
A moda é a réplica, e se não tiver de acordo esteja pronto!
Nascemos prisioneiros, a identidade é imposta na gestação, a partir do momento em que os pais roubam os sonhos dos filhos e projetam neles seus próprios sonhos.
Pobres crianças cujo seus sonhos são censurados, ensinadas a negar e reprimir sua própria natureza para ser amada e aceita, sendo ensinadas a ver sua própria identidade como ameaça, onde conhecer e aceitar a si é loucura, insanidade!
E então nasce a solidão porque essa criança já não sabe mais quem ela é, ela se perdeu de si mesma por medo de não ser amada, não ser aceita.
Acredito que o mundo seria um lugar bem melhor se os valores fossem convertidos na busca de si mesmo, se apoiássemos nossas crianças deixando-as livres para que possam descobrir seu próprio potencial criativo, amá-las e aceitá-las sem lhes impor nenhuma condição, amar incondicionalmente!
Muitos pais falam de amor incondicional mas o que mais tem se visto são condições para amar e ser aceito, egos repletos de amor narcísico na expectativa de realizar seu potencial reprimido as custas do outro.
Meu respeito e admiração vai pra você que é diferente, excluído, estranho, dado como louco, você que não tem medo de assumir sua identidade, você que é criativo e espontâneo, que quebras os paradigmas sociais, você que tem a coragem de ser você, que se ama e se aceita.
Por mais difícil que tudo possa parecer perante uma sociedade que não aceita a originalidade jamais perca seu brilho, lembre-se sempre da força e coragem que habita em você, pois assumir uma identidade perante uma sociedade doente e aniquiladora e só para os heróis!
A baixa autoestima saiu em busca do amor-próprio, porém não encontrou, pois o confundiu com egoísmo.
Que sejamos capazes de nos manter vigilantes para que o amor próprio não nos excite o egoísmo e o orgulho a ponto de nos julgarmos melhores que o próximo.
O amor da minha vida sou eu. E dizê-lo em voz alta não é nenhum ato de egoísmo nem de soberba, é uma reflexão que todos deveríamos internalizar todos os dias, como quem começa suas manhãs com uma boa xícara de café.
Quando o amor e a compaixão de um homem vencem sua compulsão para o Egoísmo com os indefesos animais ... ai sim, este homem estará pronto para ser livre e Feliz neste tempo !
Amor Próprio...
Essencial, porém, tão escasso ultimamente.
Não se trata de egoísmo, isso é autorrespeito!
Suas vitórias não virão do egoísmo
Virão do amor..da solidariedade.
Da ponte construida entre as brechas dos muros.
Quem é de luz não mostra o seu poder..a sua religião como unica salvação...Mostra o seu amor e a sua gratidão.
"Porque amar é querer bem. Não há egoísmo, no amor. Se há, não é amor"
(trecho de "Parece Dezembro: romance inspirado nos versos de Chico Buarque")
A maior parte das nossas atitudes no amor é inspirada no egoísmo e para fugirmos do sofrimento que chora sem mostrar as lágrimas e grita sem nenhum som.
Se vc mata por amor... ainda é Amor? ou vira egoismo... Amar é bom, exeto quando vc idolatra seu amor, Ai nesse momento, o seu amor não correspondido se torna raiva...
Então, vc ama alguém e é feliz? ou ama AMAR? e se odeia por não conseguir fazer isso direito?
Ou talvez vc se odeie, por que o egoismo de agir impulsivamente por amar, tenha causado sofrimento a quem vc ama? Pra entender seu Odio, procure entender seu Amor! Reflitam...
Curioso é ouvir sobre amor próprio em um mundo onde as pessoas confundem isso com egoísmo, prepotência e indiferença. Não se enganem, amor próprio sempre vem acompanhado de amor ao próximo.
A maior virtude do ser humano é o amor. O maior defeito do ser humano é o egoísmo. O amor entende o outro e liberta a ambos através do perdão. O egoísmo só ver a si mesmo e aprisiona a ambos através do ódio.
"O amor sufoca o ódio, o ressentimento, a inveja, a soberba, o egoísmo, a dor, o desespero, a solidão, a escuridão, a dúvida e a estupidez".
Muito longe do egoísmo e do egocentrismo está o amor próprio. Amar a si mesmo é o ponto de partida para amar a Deus acima de todas as coisas.