Indiretas de amor: demonstre interesse com sutileza đ
VocĂȘ foi a esperança nos meus dias de solidĂŁo, a angĂșstia dos meus instantes de dĂșvida, a certeza nos momentos de fĂ©.
FĂĄcil Ă© sair com vĂĄrias pessoas ao longo da vida. DifĂcil Ă© entender que pouquĂssimas delas vĂŁo te aceitar como vocĂȘ Ă© e te fazer feliz por inteiro. DifĂcil Ă© ocupar o coração de alguĂ©m. Saber que se Ă© realmente amado.
Nota: Trecho do poema "ReverĂȘncia ao destino".
Alguns vão te odiar, fingem que te amam agora. Então, pelas costas, eles tentam te eliminar. Mas quem Jah abençoa, ninguém amaldiçoa.
Eu nĂŁo preciso de vocĂȘ nem para andar e nem para ser feliz, mas como seria bom andar e ser feliz ao seu lado.
Tenho fases, como a Lua; fases de ser sozinha, fases de ser sĂł sua.
Nota: Adaptação de trechos de "Lua Adversa".
Se eu pudesse deixar algum presente a vocĂȘ, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciĂȘncia de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora. Lembraria os erros cometidos para que nĂŁo mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para vocĂȘ, se pudesse, o respeito aquilo que Ă© indispensĂĄvel. AlĂ©m do pĂŁo, o trabalho. AlĂ©m do trabalho, a ação. E, quando tudo mais faltasse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saĂda.
Aprende que com a mesma severidade com que julga, vocĂȘ serĂĄ em algum momento condenado. Aprende que o tempo nĂŁo Ă© algo que possa voltar para trĂĄs. E vocĂȘ aprende que realmente pode suportar... que realmente Ă© forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que nĂŁo se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que vocĂȘ tem valor diante da vida.
Nota: Trecho adaptado e adulterado de poema de Veronica Shoffstall.
Amar Ă© ter um pĂĄssaro pousado no dedo.
Quem tem um pĂĄssaro pousado no dedo sabe que,
a qualquer momento, ele pode voar.
Amar Ă©...
sorrir por nada e ficar triste sem motivos
Ă© sentir-se sĂł no meio da multidĂŁo,
Ă© o ciĂșme sem sentido,
o desejo de um carinho;
é abraçar com certeza e beijar com vontade,
Ă© passear com a felicidade,
Ă© ser feliz de verdade!
Ah, e dizer que isto vai acabar, que por si mesmo nĂŁo pode durar. NĂŁo, ela nĂŁo estĂĄ se referindo ao fogo, refere-se ao que sente. O que sente nunca dura, o que sente sempre acaba, e pode nunca mais voltar. Encarniça-se entĂŁo sobre o momento, come-lhe o fogo, e o fogo doce arde, arde, flameja. EntĂŁo, ela que sabe que tudo vai acabar, pega a mĂŁo livre do homem, e ao prendĂȘ-la nas suas, ela doce arde, arde, flameja.
Eu poderia suportar, embora nĂŁo sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!
Nota: Trecho da crĂŽnica "Meus secretos amigos" de Paulo Sant'Ana: Link. A frase Ă© muitas vezes atribuĂda, de forma errĂŽnea, a Vinicius de Moraes
...MaisSinto falta dele como se me faltasse um dente na frente: excrucitante.
O Homem e A Mulher
O homem Ă© a mais elevada das criaturas;
A mulher Ă© o mais sublime dos ideais.
O homem é o cérebro;
A mulher é o coração.
O cérebro fabrica a luz;
O coração, o AMOR.
A luz fecunda, o amor ressuscita.
O homem Ă© forte pela razĂŁo;
A mulher Ă© invencĂvel pelas lĂĄgrimas.
A razĂŁo convence, as lĂĄgrimas comovem.
O homem Ă© capaz de todos os heroĂsmos;
A mulher, de todos os martĂrios.
O heroĂsmo enobrece, o martĂrio sublima.
O homem Ă© um cĂłdigo;
A mulher Ă© um evangelho.
O código corrige; o evangelho aperfeiçoa.
O homem Ă© um templo; a mulher Ă© o sacrĂĄrio.
Ante o templo nos descobrimos;
Ante o sacrĂĄrio nos ajoelhamos.
O homem pensa; a mulher sonha.
Pensar Ă© ter , no crĂąnio, uma larva;
Sonhar é ter , na fronte, uma auréola.
O homem Ă© um oceano; a mulher Ă© um lago.
O oceano tem a pérola que adorna;
O lago, a poesia que deslumbra.
O homem Ă© a ĂĄguia que voa;
A mulher Ă© o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço;
Cantar Ă© conquistar a alma.
Enfim, o homem estĂĄ colocado onde termina a terra;
A mulher, onde começa o céu.
Sempre desprezei as coisas mornas, as coisas que nĂŁo provocam Ăłdio nem paixĂŁo, as coisas definidas como mais ou menos. Um filme mais ou menos, um livro mais ou menos. Tudo perda de tempo. Viver tem que ser perturbador, Ă© preciso que nossos anjos e demĂŽnios sejam despertados, e com eles sua raiva, seu orgulho, seu acaso, sua adoração ou seu desprezo. O que nĂŁo faz vocĂȘ mover um mĂșsculo, o que nĂŁo faz vocĂȘ estremecer, suar, desatinar, nĂŁo merece fazer parte da sua biografia.
O Cristo nĂŁo pediu muita coisa, nĂŁo exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifĂcios. Ele sĂł pediu que nos amĂĄssemos uns aos outros.
AĂ Tem
As coisas são como são. Se alguém diz que estå calmo, é porque estå calmo. Se alguém diz que te ama, é porque te ama. Se alguém diz que não vai poder sair à noite porque precisa estudar, estå explicado. Mas a gente não escuta só as palavras: a gente ouve também os sinais.
Ele telefonou na hora que disse que ia ligar, mas estava frio como um iglu. VocĂȘ falava, falava, e ele quieto, monossilĂĄbico. AtĂ© que vocĂȘ o coloca contra a parede: "O que Ă© que estĂĄ havendo?". "Nada, tĂŽ na minha, sĂł isso." SĂł isso???? AĂ tem.
Ele telefonou na hora que disse que ia ligar, mas estava exaltado demais. NĂŁo parava de tagarelar. Um entusiasmo fora do comum. VocĂȘ pergunta Ă queima-roupa: "Que alegria Ă© essa?" "UĂ©, tĂŽ feliz, sĂł isso". SĂł isso????? AĂ tem.
Os tais sinais. Ansiedade fora de hora, mudez estranha, olhar perdido, mudança no jeito de se vestir, olheiras e bocejos de quem dormiu pouco Ă noite: aĂ tem. Somos doutoras em traduzir gestos, silĂȘncios e atitudes incomuns. Se ele estĂĄ calado demais, Ă© porque estĂĄ pensando na melhor maneira de nos dar uma mĂĄ notĂcia. Se estĂĄ esfuziante demais, Ă© porque andou rolando novidades que vocĂȘ nĂŁo estĂĄ sabendo. Se ele estĂĄ carinhoso demais, Ă© porque nĂŁo quer que vocĂȘ perceba que estĂĄ com a cabeça em outra. Se manda flores, Ă© porque estĂĄ querendo que a gente facilite alguma coisa pra ele. Se vai viajar com os amigos, Ă© porque nĂŁo nos ama mais. Se parou de fumar, Ă© uma promessa que ele nĂŁo contou pra vocĂȘ. Enfim, o cara nĂŁo pode respirar diferente que aĂ tem.
Ăs vezes nĂŁo tem. O cara pode estar calado porque leu um troço que mexeu com ele, ou estĂĄ falando muito porque o time dele venceu. Pode estar mais carinhoso porque conversou sobre isso na terapia e pode estar mais produzido porque teve um aumento de salĂĄrio. Por que tudo o que eles fazem tem que ser um recado pra gente?
Ă uma generalização, mas as mulheres costumam ser mais inseguras que os homens no quesito relacionamento. Qualquer mudança de rota nos deixa em estado de alerta, qualquer outra mulher que cruze o caminho dele pode ser uma concorrente, qualquer rispidez nĂŁo justificada pode ser um cartĂŁo amarelo. O que ele diz importa menos do que sua conduta. Pobres homens. Se nĂŁo estĂŁo babando por nĂłs, se tiram o dia para meditar ou para assistir um jogo de vĂŽlei na tevĂȘ sem avisar com duas semanas de antecedĂȘncia, danou-se: aĂ tem.
Se vocĂȘ nĂŁo acorda cedo, nunca conseguirĂĄ ver o sol nascendo. Se vocĂȘ nĂŁo reza, embora Deus esteja sempre perto, vocĂȘ nunca conseguirĂĄ notar sua presença.
Te adoro simplesmente porque vocĂȘ existe!
Nota: AtribuĂdo erroneamente a Charles Chaplin, a frase consta de uma adaptação do texto original de Cristiana Passinato.
...MaisHĂĄ vĂĄrios motivos para nĂŁo se amar uma pessoa e um sĂł para amĂĄ-la.
Nota: Adaptação de trecho do livro "O Avesso das Coisas - Aforismos", de Carlos Drummond Andrade.
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