Indiretas de amor: demonstre interesse com sutileza đ
O dia que vocĂȘ quiser que o outro seja perfeito, vocĂȘ jĂĄ esqueceu todas as regras do amor. Porque o amor nasce das imperfeiçÔes.
Ă sua maneira, ela o amava. Podia nĂŁo ser um amor do tipo que as outras pessoas entendessem, mas nĂŁo importava. O que Marilyn e Leo tinham era bom o suficiente para eles.
Isso nĂŁo Ă© amor, isso Ă© vĂcio. Se todo dia vocĂȘ toma um choque na tomada de casa, vai acabar achando que precisa disso pra viver. Mude seu foco!
Quando o amor acaba por ele mesmo, quando existe incompatibilidade entre as personalidades dos amantes, suas reaçÔes Ă perda nĂŁo chegam nunca ao desespero trĂĄgico dos desfechos produzidos de fora para dentro, do social para o pessoal, do desamor geral contra o amor possĂvel.
Os amantes sabem que sĂł se ama por inteiro, ou entĂŁo o que estĂŁo fazendo nĂŁo Ă© amor, mas uma associação de interesses mĂștuos, um negĂłcio. AlĂ©m disso, quando se ama, nĂŁo se estĂĄ pensando em segurança, duração, controle, posse, pois isso corresponde Ă forma com que o autoritarismo capitalista familiar ou de estado se expressa no plano pessoal e afetivo. Se sou um libertĂĄrio, desejo que tanto eu quanto o meu parceiro vivamos o amor em liberdade, na emoção, no espaço e no tempo. Ă o amor em si mesmo que comanda a intensidade, a beleza, a forma e a duração do nosso amor, em cada um e entre os dois, jamais o contrĂĄrio.
"AlĂŽ gente! Felicidade, amor, todas essas emoçÔes nos fazem parecer ridĂculos, abobalhados, e daĂ? Seja ridĂculo, nĂŁo seja frustrado, âpague micoâ, saia gritando e falando bobagens, vocĂȘ vai descobrir mais cedo ou mais tarde que o tempo pra ser feliz Ă© curto, e cada instante que vai embora nĂŁo volta. Antes idiota que infeliz!"
Nem a ciĂȘncia, nem as artes, nem mesmo o dinheiro, nem o amor, poderiam ja dar um gosto interno e real as nossas almas saciadas. Todo o prazer que extraĂa de criar, estava esgotado. SĂł restava, agora, o divino prazer de destruir.
1 Segui o amor; e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
2 Porque o que fala em lĂngua nĂŁo fala aos homens, mas a Deus; pois ninguĂ©m o entende; porque em espĂrito fala mistĂ©rios.
3 Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação.
4 O que fala em lĂngua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
5 Ora, quero que todos vĂłs faleis em lĂnguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza Ă© maior do que aquele que fala em lĂnguas, a nĂŁo ser que tambĂ©m intercede para que a igreja receba edificação.
6 E agora, irmĂŁos, se eu for ter convosco falando em lĂnguas, de que vos aproveitarei, se vos nĂŁo falar ou por meio de revelação, ou de ciĂȘncia, ou de profecia, ou de doutrina?
7 Ora, atĂ© as coisas inanimadas, que emitem som, seja flauta, seja cĂtara, se nĂŁo formarem sons distintos, como se conhecerĂĄ o que se toca na flauta ou na cĂtara?
8 Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se prepararĂĄ para a batalha?
9 Assim tambĂ©m vĂłs, se com a lĂngua nĂŁo pronunciardes palavras bem inteligĂveis, como se entenderĂĄ o que se diz? porque estareis como que falando ao ar.
10 Hå, por exemplo, tantas espécies de vozes no mundo, e nenhuma delas sem significação.
11 Se, pois, eu nĂŁo souber o sentido da voz, serei estrangeiro para aquele que fala, e o que fala serĂĄ estrangeiro para mim.
12 Assim também vós, jå que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja.
13 Por isso, o que fala em lĂngua, ore para que a possa interpretar.
14 Porque se eu orar em lĂngua, o meu espĂrito ora, sim, mas o meu entendimento fica infrutĂfero.
15 Que fazer, pois? Orarei com o espĂrito, mas tambĂ©m orarei com o entendimento; cantarei com o espĂrito, mas tambĂ©m cantarei com o entendimento.
16 De outra maneira, se tu bendisseres com o espĂrito, como dirĂĄ o amĂ©m sobre a tua ação de graças aquele que ocupa o lugar de indouto, visto que nĂŁo sabe o que dizes?
17 Porque realmente tu dås bem as graças, mas o outro não é edificado.
18 Dou graças a Deus, que falo em lĂnguas mais do que vĂłs todos.
19 Todavia na igreja eu antes quero falar cinco palavras com o meu entendimento, para que possa tambĂ©m instruir os outros, do que dez mil palavras em lĂngua.
20 IrmĂŁos, nĂŁo sejais meninos no entendimento; na malĂcia, contudo, sede criancinhas, mas adultos no entendimento.
21 EstĂĄ escrito na lei: Por homens de outras lĂnguas e por lĂĄbios de estrangeiros falarei a este povo; e nem assim me ouvirĂŁo, diz o Senhor.
22 De modo que as lĂnguas sĂŁo um sinal, nĂŁo para os crentes, mas para os incrĂ©dulos; a profecia, porĂ©m, nĂŁo Ă© sinal para os incrĂ©dulos, mas para os crentes.
23 Se, pois, toda a igreja se reunir num mesmo lugar, e todos falarem em lĂnguas, e entrarem indoutos ou incrĂ©dulos, nĂŁo dirĂŁo porventura que estais loucos?
24 Mas, se todos profetizarem, e algum incrédulo ou indouto entrar, por todos é convencido, por todos é julgado;
25 os segredos do seu coração se tornam manifestos; e assim, prostrando-se sobre o seu rosto, adorarå a Deus, declarando que Deus estå verdadeiramente entre vós.
Ordem nas reuniÔes da igreja
26 Que fazer, pois, irmĂŁos? Quando vos congregais, cada um de vĂłs tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem lĂngua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
27 Se alguĂ©m falar em lĂngua, faça-se isso por dois, ou quando muito trĂȘs, e cada um por sua vez, e haja um que interprete.
28 Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.
29 E falem os profetas, dois ou trĂȘs, e os outros julguem.
30 Mas se a outro, que estiver sentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
31 Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez; para que todos aprendam e todos sejam cosolados;
32 pois os espĂritos dos profetas estĂŁo sujeitos aos profetas;
33 porque Deus nĂŁo Ă© Deus de confusĂŁo, mas sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos,
34 as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei.
35 E, se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa a seus prĂłprios maridos; porque Ă© indecoroso para a mulher o falar na igreja.
36 Porventura foi de vĂłs que partiu a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vĂłs?
37 Se alguém se considera profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.
38 Mas, se alguém ignora isto, ele é ignorado.
39 Portanto, irmĂŁos, procurai com zelo o profetizar, e nĂŁo proibais o falar em lĂnguas.
40 Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.
Nada de bom estå acontecendo, mas também nada de ruim. Um novo amor? Nem pensar. Medo, respondemos.
Que vocĂȘ Ă© mesmo, tudo aquilo que me faltava. Amor eu sinto a sua falta e a falta Ă© a morte da esperança. Que a vida Ă© mesmo coisa muito frĂĄgil, uma bobagem, uma irrelevĂąncia, diante da eternidade do amor de quem se ama.
Todas as cartas de amor sĂŁo ridĂculas. NĂŁo seriam cartas de amor se nĂŁo fossem ridĂculas. TambĂ©m escrevi em meu tempo cartas de amor. Como as outras, ridĂculas...
Confiar em pessoas erradas, dar amor a pessoas erradas e querer as pessoas erradas, ultimamente Ă© sĂł o que eu tenho feito.
No amor, todas as contradiçÔes da vida se dissolvem e desaparecem. Só no amor existe unidade e dualidade sem conflito.
Vou ensinar uma coisa sobre o amor para vocĂȘ.
Claro que hå exceçÔes para o que vou dizer, mas são exceçÔes, não a regra.
O amor, apesar do que dizem, nĂŁo vence tudo.
Ele nem mesmo costuma durar.
No final, as aspiraçÔes romùnticas da nossa juventude, são reduzidas a ao que pode dar certo.
Tenho amor a isto, talvez porque não tenha mais nada que amar - ou talvez, também, porque nada valha o amor de uma alma, e, se temos por sentimento que o dar, tanto vale då-lo ao pequeno aspecto do meu tinteiro como à grande indiferença das estrelas.
Viver Ă© consumir-se de amor, dialogar, perder-se nos outros. A vida Ă© a interpenetração total das almas e das inteligĂȘncias.