Indiretas de amor: demonstre interesse com sutileza đ
O amor nĂŁo se transforma, ele se esgota, e a gente vai levando, por vĂĄrios motivos. E, saibam, muitos desses motivos nĂŁo sĂŁo nada nobres.
O problema do casamento Ă© que se acaba todas as noites depois de se fazer o amor, e Ă© preciso tornar a reconstruĂ-lo todas as manhĂŁs antes do cafĂ©.
De alguma forma eu sabia que seria amor. Eu nĂŁo sei, mas acho que a gente olha e pensa: âQuero pra mimâ. Mas dĂĄ um frio na barriga, um tremor, um medo de depender de alguĂ©m, de sofrer, de escolher errado, de lutar por algo que nĂŁo vale a pena. Porque o coração nem sempre Ă© mocinho, as vezes ele tambĂ©m gosta de pregar peças, sei lĂĄ, talvez queira provar que tambĂ©m sabe ser vilĂŁo. Foi por isso que corri, tentei fugir, mas quando tem que ser, nĂŁo adianta, serĂĄ.
Amor de mĂŁe Ă© a mais elevada forma de altruĂsmo.
O importante não é a magnitude de nossas açÔes, mais sim a quantidade de amor que é colocada nelas.
Amor, Amor
Madrugada, Azul sem luz, dias de brinquedo
linda assim me veio e eu me entreguei
Inocentemente, como um selvagem,
como um brilho esperto dos olhos de um cĂŁo
Amor, amor, diz que pode depois morde pelas costas sem
querer
Amor, amor, assim como um leão caçando o medo
Meu caminho nesse mundo eu sei vai ter,
um brilho incerto e louco
Dos que nunca perdem pouco, nunca levam pouco
Mas se um dia eu me der bem, vai ser sem jogo
Amor, amor, fiel me trai e me azeda, me adoça e faz
viver
Amor, amor eu quero sĂł paixĂŁo sobre os segredos
Amor, amor, diz que pode depois morde pelas costas sem
querer
Amor, amor, assim como um leão caçando o medo
Amor, amor eu quero sĂł paixĂŁo fogo e segredos
AS VOLTAS DO MUNDO E DO AMOR
No livro Perto do Coração Selvagem, romance de estréia da escritora Clarice Lispector, a personagem Joana, em um determinado momento, sente-se confusa por estar sofrendo por algo que, um dia, a tornou terrivelmente feliz.
Acontece muito. A dor e o prazer alternarem-se em volta do mesmo motivo. Passam-se anos, ou meses, ou horas, e aquilo que nos deu tamanha vontade de viver torna-se a razĂŁo de tanta angĂșstia e lĂĄgrima. E o mais exaustivo Ă© que este Ă© um fenĂŽmeno incompreensĂvel.
Sendo de impossĂvel entendimento, nada pode-se esclarecer aqui, a nĂŁo ser dizer que, na maioria das vezes, Ă© o amor que provoca tal contradição. O tempo passa e o amor sofre mutaçÔes: de ansioso passa a ser calmo, de constante passa a ser inconstante, de onipotente passa a ser falĂvel.
NĂłs, por outro lado, tambĂ©m mudamos. De carentes a auto-suficientes, de infantis a maduros, de ternos a rĂspidos. Somos igualmente poderosos e igualmente fracos. E a metamorfose do ser humano, como a metamorfose do amor, gera pĂąnico: que amor Ă© esse que um dia me faz explodir de alegria e que no outro dia me implode? Que ser Ă© esse que sou, que um dia aceita as contingĂȘncias de um sentimento mutante e que no outro dia o quer estĂĄtico, igual como sempre foi?
HĂĄ exemplos mais simples. Ele te amou e isso te fez feliz. Ele deixou de te amar e isso te tornou infeliz. Felicidade e dor em alternados momentos e pelo mesmo motivo.
Ela era passiva e caseira, e isso deixou vocĂȘ apaixonado. Ela manteve-se passiva e caseira, e vocĂȘ passou a sonhĂĄ-la agitada e independente, e de repente nĂŁo a quis mais. Ela nĂŁo mudou, mas vocĂȘ mudou, e o amor acompanhou a mudança.
NĂŁo hĂĄ como parar o tempo, cristalizar o que nos enche de ĂȘxtase. Este ĂȘxtase um dia se tranformarĂĄ em algo que nos perfurarĂĄ feito lĂąmina. Porque assim Ă©: a terra gira em torno do sol e nĂłs giramos em torno de nĂłs mesmos, sem descanso.
O tamanho desse amor que Ă© tĂŁo bonito, eu nĂŁo sei o dizer, pois nĂŁo sei qual o tamanho do infinito, e o que existe de mais lindo ainda Ă© pouco para este amor.
O amor nĂŁo vĂȘ com os olhos, vĂȘ com a mente; por isso Ă© alado, e cego e tĂŁo potente.
O amor jamais morre de morte natural. Geralmente morre de sede, porque nos esquecemos da fonte.
Talvez um dia tenhamos um mundo em que os adultos aprendam a resolver seus problemas com amor em vez do odio, um mundo em que as criancas possam crescer sem jamais ouvir os sons aterradores de bombas explodindo e metralhadoras disparando, sem medo que seus bracos ou pernas sejam dilacerados por estranhos sem rosto,