Indiretas de amor: demonstre interesse com sutileza 😉

Amor implica depender, estar na mão da outra pessoa. Por isso, amar alguém que não nos transmite confiança é ser irresponsåvel para consigo mesmo.

Amor nĂŁo se disputa

Morro e não entendo o que leva uma pessoa a mendigar o amor de outra. Não entra na minha cabeça o que faz com que alguém seja capaz de mandar bilhetes maldosos anÎnimos, inventar os maiores absurdos, armar barracos ou mesmo se fazer de sonsa pra ter ao seu lado alguém que jå não sente nada além de carinho e, muitas vezes, pena por ela.

Eu queria saber tudo que vocĂȘ precisa, tudo que vocĂȘ quer. Faria qualquer coisa pra ser a sua melhor companhia: aquela que vocĂȘ quer abraçar e amar quando chega em casa depois de mais um dia cansativo de trabalho, aquela que vocĂȘ quer brincar e dividir as gargalhadas quando tudo estĂĄ indo bem atĂ© demais, aquela que vocĂȘ quer apenas segurar a mĂŁo e compartilhar o silĂȘncio quando as coisas nĂŁo estiverem tĂŁo bem assim ou, simplesmente, aquela de quem vocĂȘ sente saudade quando estĂĄ longe.

Eu daria tudo pra ser a mulher perfeita pra vocĂȘ. Eu te amaria a cada minuto da minha vida, te levaria comigo em que passo do meu caminhar, em cada batida do meu coração. Eu faria o possĂ­vel e o impossĂ­vel pra te fazer feliz o tempo todo, pra demonstrar o quanto vocĂȘ Ă© importante e especial pra mim.

Entretanto, nĂŁo posso te oferecer nada alĂ©m do meu amor. NĂŁo quero que vocĂȘ goste de mim pela minha insistĂȘncia, ou pelo tanto que eu te quero bem. NĂŁo quero brigar por seu coração com quem ou o que for. Amor nĂŁo se disputa, nĂŁo se pede, nĂŁo se joga. Amor se conquista. E agora tenho apenas que lamentar por nĂŁo ter ocupado definitivamente o seu peito neste tempo todo em que estivemos juntos, por nĂŁo ter aproveitado a minha chance. Agora sĂł me resta chorar as dĂșvidas que ainda te restam.

NĂŁo se culpe nem se envergonhe. VocĂȘ simplesmente nĂŁo me ama mais. DĂłi, mas eu entendo. Antes de tudo quero o melhor pra vocĂȘ. E, mesmo que meu mundo desabe, que me faltem atĂ© palavras ou esperanças, eu prometo que vou levantar e caminhar de novo. Um dia eu aprendo a viver sem seu amor, por mais que eu nĂŁo queira aprender.

Cristo, conceda-nos conseguir comunicar teu amor e anunciar tua divindade pelo exemplo de nossa vida e de nossas obras.

— VocĂȘ me deixou — ele rebateu — me fez de brinquedinho, e entĂŁo me deixou. Se amor fosse comida, eu passaria fome com os ossos que vocĂȘ me deu — ele falou sem demonstrar emoção.

Muitos homens odeiam a verdade por amor daquilo que tomaram por verdadeiro.

O primeiro amor passou
O segundo amor passou
O terceiro amor passou
Mas o coração continua.

Eu te amo, te amo muito, mais a cada dia vocĂȘ afoga todo o meu amor em um lago sombrio e escuro.

O amor nĂŁo significa nada se vocĂȘ nĂŁo estiver disposta a assumir um compromisso e vocĂȘ nĂŁo pode pensar no que quer. VocĂȘ tem que pensar tambĂ©m no que ele quer. NĂŁo apenas agora, mas tambĂ©m no futuro.

Nicholas Sparks
SPARKS, N. Um Porto Seguro. SĂŁo Paulo: Novo Conceito Editora, 2012.

Nota: Frase do personagem Jo.

...Mais

O amor se torna maior e mais nobre na calamidade.

Desapego. Frieza. SolidĂŁo. Melancolia. Vez ou outra saudade, mas entenda, nunca amor.

AMOR... Que palavra bonita nĂŁo Ă©? Que sentimento forte, nĂŁo Ă© mesmo? Mas, quem realmente sabe amar? Amar Ă© desapego. Amar Ă© desinteresse por futilidades. Amar Ă© anular-se em benefĂ­cio do prĂłximo. Amar Ă© sentir-se feliz com a felicidade alheia. Amar nĂŁo Ă© acreditar em Deus, mas sim, ter certeza Dele, dentro de vocĂȘ. Portanto, meus amigos, mantenham a chama do amor em vocĂȘs e ele os farĂĄ criaturas felizes e bastante fortes para enfrentar os problemas do dia-a-dia.

“NĂŁo hĂĄ dĂșvida de que o amor-prĂłprio, quando ancorado em ĂĄreas mais profundas, espirituais, nĂŁo pode ser abalado por uma situação de tremendo sofrimento”.

Não quero alguém que morra de amor por mim. Só preciso de alguém que demonstre em pequenos gestos que gosta de estar do meu lado.

Adriana Britto

Nota: Trecho adaptado de um poema muitas vezes atribuĂ­do, de forma errĂŽnea, a Mario Quintana.

Onde o amor impera, nĂŁo hĂĄ desejo de poder; e onde o poder predomina, hĂĄ falta de amor. Um Ă© a sombra do outro. Sonhos sĂŁo realizaçÔes de desejos ocultos e sĂŁo ferramenta que busca equilĂ­brio pela compensação. É o meio de comunicação do inconsciente com o consciente. A criação de algo novo Ă© consumado pelo intelecto, mas despertado pelo instinto de uma necessidade pessoal. A mente criativa age sobre algo que ela ama.

O amor tem maior jeito covarde de partir
Vai embora como se estivesse indo ali

O amor sempre acha uma saĂ­da. O egoismo sempre acha desculpa.

Se era disso que se tratava o amor, eu não queria me apaixonar. Não queria ser um idiota que não pode ver o que a outra pessoa precisa, cego pelas minhas emoçÔes. Eu queria estar lå para a pessoa que eu amo até o fim.

Seu amor foi o cĂąncer da minha vida.
Enquanto eu morria, vocĂȘ me entorpecia.
Com juras de amor e a promessa de felicidade um dia.
Nisso tudo me distraĂ­a, enquanto seu amor me destruĂ­a.
Iludido com uma paixĂŁo que na verdade me consumia.

Diferente do poeta que jĂĄ dizia um dia.
Seu amor Ă© como fogo que me queima em agonia.
Uma ferida que se abriu, e agora todos podem ver.
E vivo descontente em nĂŁo consigo me conter.
Pois essa dor que sinto agora, nĂŁo sei quando deixarĂĄ de doer.

Maldito seja o dia que eu me apaixonei por vocĂȘ.
Noites perdidas em conflitos que jĂĄ mais vou resolver.
SĂŁo problemas que eu dia eu hei de esquecer.
VocĂȘ estarĂĄ no meu passado atĂ© o dia em que eu morrer.

Leve amor, nĂŁo pesa.

O que eu posso te dizer? O amor Ă© uma merda.