Indiretas de amor: demonstre interesse com sutileza 😉

Estou aqui não porque deva estar, nem porque me sinto cativo nesta situação, mas porque prefiro estar contigo a estar contigo a estar em qualquer outro lugar no mundo.

Para que nada nos separe, que nada nos una.

Pablo Neruda

Nota: Adaptação de trecho do poema "Farewell" de Pablo Neruda

O cara diz que te ama, entĂŁo tĂĄ! Ele te ama.
Assunto encerrado.
VocĂȘ sabe que Ă© amado porque lhe disseram isso, as trĂȘs palavrinhas mĂĄgicas.
Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma diferença de quilÎmetros.
A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e palavras.
Sentir-se amado Ă© sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas nĂŁo estĂŁo dando certo, que coloca-se a postos para ouvir suas dĂșvidas e que dĂĄ uma sacudida em vocĂȘ quando for preciso.
Ser amado Ă© ver que ele(a) lembra de coisas que vocĂȘ contou dois anos atrĂĄs, e vĂȘ-lo(a) tentar reconciliar vocĂȘ com seu pai, Ă© ver como ele(a) fica triste quando vocĂȘ estĂĄ triste, e como sorri com delicadeza quando diz que vocĂȘ estĂĄ fazendo uma tempestade em copo d'ĂĄgua.
Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mågoa em munição na hora da discussão.
Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente inteiro.
Sente-se amado aquele que tem sua solidĂŁo respeitada, aquele que sabe que tudo pode ser dito e compreendido.
Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo.
Sente-se amado quem nĂŁo ofega, mas suspira;
quem nĂŁo levanta a voz, mas fala;
quem nĂŁo concorda, mas escuta.

Martha Medeiros

Nota: Trecho da crĂŽnica "Sentir-se amado" de Martha Medeiros.

É preciso tomar cuidado com as paixĂ”es impossĂ­veis, nestes casos achamos que quanto mais difĂ­cil for para conquistar a pessoa, melhor, mais seduzidos ficamos. Isto nĂŁo Ă© amor, isto Ă© vontade de ganhar, nĂŁo Ă© vontade de amar. Este amor idealizado Ă© que gera sofrimento. Se o amor nĂŁo Ă© correspondido, deve-se simplesmente deixar a outra pessoa ir embora. Se um amor nĂŁo correspondido estĂĄ gerando muito sofrimento, provavelmente nĂŁo se trata de um amor verdadeiro, sendo apenas uma idealização feita da pessoa, em que alguĂ©m se apaixona por aquilo que pensa que o outro Ă©, e nĂŁo por aquilo que ele realmente Ă©.

Legião Urbana - Mil Pedaços

Eu nĂŁo me perdi e mesmo assim vocĂȘ me abandonou
VocĂȘ quis partir e agora estou sozinho
Mas vou me acostumar com o silĂȘncio em casa com um prato sĂł na mesa

Eu nĂŁo me perdi o SĂąndalo perfuma o machado que o feriu
Adeus, adeus, adeus meu grande amor

E tanto faz de tudo o que ficou guardo um retrato teu
E a saudade mais bonita
Eu não me perdi e mesmo assim ninguém me perdoou
Pobre coração - quando o teu estava comigo era tão bom.

NĂŁo sei por quĂȘ acontece assim e Ă© sem querer
O que nĂŁo era para ser: Vou fugir dessa dor.
Meu amor, se quiseres voltar – volta não
Porque me quebraste em mil pedaços.

A maior fonte de felicidade que hå na vida, é saber que alguém nos ama; que nos ama pelo que somos ou, melhor, que nos ama apesar do que somos.

Victor Hugo
Os MiserĂĄveis

A alma é uma coleção de belos quadros adormecidos, os seus rostos envolvidos pela sombra. Sua beleza é triste e nostålgica porque, sendo moradores da alma, sonhos, eles não existem do lado de fora. Vez por outra, entretanto, defrontamo-nos com um rosto (ou serå apenas uma voz, ou uma maneira de olhar, ou um jeito da mão...) que, sem razÔes, faz a bela cena acordar. E somos possuídos pela certeza de que este rosto que os olhos contemplam é o mesmo que, no quadro, estå escondido pela sombra. O corpo estremece. Estå apaixonado.
Acontece, entretanto, que não existe coisa alguma que seja do tamanho do nosso amor. A nossa fome de beleza é grande demais.(...) Cedo ou tarde descobrirå que o rosto não é aquele. E a bela cena retornarå à sua condição de sonho impossível da alma. E só restarå a ela alimentar-se da nostalgia que rosto algum poderå satisfazer...

Quando estamos sozinhos, somos pela metade.
Quando somos dois, somos um.
Quando deixamos de ser um dos dois, não somos nem a metade que começamos a história.

A alegria e o sofrimento sĂŁo inseparĂĄveis como compassos diferentes da mesma mĂșsica.

Eu sem vocĂȘ
sou sĂł desamor
um barco sem mar
um campo sem flor.

Vinicius de Moraes
Álbum "Vinicius e Odette Lara"

Nota: Trecho da mĂșsica "Samba em prelĂșdio"

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Carta Extraviada 3

NĂŁo Ă© da minha natureza esperar que me deem liberdade,
nĂŁo espero pelo pouco que hĂĄ de essencial na vida.
Sendo liberdade uma delas, eu mesmo me concedo.
Ser livre nĂŁo me ensinou a amar direito, se por direito entende-se
este amor preestabelecido, mas me ensinou as sutilezas do sentimento, que, afinal, Ă© o que caracteriza e o torna pessoal e irreproduzĂ­vel.
Te amo muito, até quando não percebo.
O amor que sinto pode parecer estranho, e é por isso que o reconheço como amor, pois não hå amor universal: não, caríssima.
NĂŁo hĂĄ um amor internacional, assim como sĂŁo proclamados os
cidadãos do mundo. Cada cidadão, um coração, e em cada um deles,
cĂłdigos delicados. Se nĂŁo Ă© este amor que queres, nĂŁo queres amor, queres romance, este, sim, divulgadĂ­ssimo.
Te amo muito, e nĂŁo sinto medo.
Bela e cega, busca em mim o que poderias encontrar em qualquer canto, em todo corpo, homens e mulheres ao alcance de teus lĂĄbios e dedos, romance: conhecido o enredo, Ă© fĂĄcil desempenhĂĄ-lo.
E se casam os romĂąnticos, e fazem filhos e fazem cedo.
O amor que sinto poderia gerar casamento, pequenos acertos, distribuição de tarefas, mas eu gosto tanto, inteiro, que nĂŁo quero me ocupar de outra coisa que nĂŁo seja de vocĂȘ, de mim, do nosso segredo.
Te amo muito, e pouco penso.
Esta carta nĂŁo chegarĂĄ, como nĂŁo chegarĂŁo ao seu entendimento estas
palavras risíveis, estes conceitos que aos outros soariam como desculpa de aventureiro ou até mesmo plågio, jå que não hå originalidade na ideia, muito difundida, porém bastante censurada.
Serei eu o romĂąntico, o ingĂȘnuo?
Serei o que quiseres em teu pensamento, tampouco me entendo,
mas sinto-me livre para dizer: te amo muito, sem rendimento, aceso,
amor sem formato, altura ou peso, amor sem conceito, aceitação,
impassĂ­vel de julgamento, aberto, incorreto, amor que nem sabe se Ă© este o nome direito, amor, mas que seja amor.
Te amo muito, e subscrevo-me.

Quem nĂŁo ama adoece!

Amar alguém incondicionalmente é não nos preocuparmos com o que essa pessoa é ou faz.

Afinidade é retomar a relação no ponto em que parou sem lamentar o tempo de separação. Porque tempo e separação nunca existiram. Foram apenas oportunidades dadas (tiradas) pela vida.

Artur da TĂĄvola

Nota: Trecho de um texto do autor.

Fere de leve a frase... E esquece... Nada
Convém que se repita...
SĂł em linguagem amorosa agrada
A mesma coisa cem mil vezes dita.

Mario Quintana
QUINTANA, Mario. Espelho mĂĄgico. Ed. Globo. 2005

I guess what I’m trying to say is that you are there, in everything I am, in everything I’ve ever done, and looking back, I know that I should have told you how much you’ve always meant to me.

Wilson Lewis
SPARKS, N. The Wedding. London: Hachette UK, 2013.

Nota: Frase do personagem do livro "O Casamento" de Nicholas Sparks.

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Queria nĂŁo controlar meu coração. Penso: se pudesse entregĂĄ-lo ao menos por um final-de-semana esta chuva caindo em meu rosto teria outro sabor. Se amar fosse fĂĄcil eu estaria abraçada com ele, e a letra da mĂșsica contaria uma histĂłria que Ă© a nossa histĂłria.

ETERNO
Um Sentimento verdadeiro nĂŁo morre.
Por decepcionado que fique, por machucado que seja
Pode até esfriar
Ou adormecer
Mas tal como o vento, jamais deixa de soprar:
Um Amor de verdade retĂ©m em si a prĂłpria essĂȘncia do Tempo e do Universo
- É imortal, Ă© Infinito
É Eterno...

Depois de tudo te amarei
como se fosse sempre antes
como se de tanto esperar
sem que te visse nem chegasses
estivesses eternamente
respirando perto de mim.

Perto de mim com teus hĂĄbitos,
teu colorido e tua guitarra
como estĂŁo juntos os paĂ­ses
nas liçÔes escolares
e duas comarcas se confundem
e hĂĄ um rio perto de um rio
e crescem juntos dois vulcÔes.

Perto de ti Ă© perto de mim
e longe de tudo Ă© tua ausĂȘncia
e Ă© cor de argila a lua
na noite do terremoto
quando no terror da terra
juntam-se todas as raĂ­zes
e ouve-se soar o silĂȘncio
com a mĂșsica do espanto.
O medo é também um caminho.
E entre suas pedras pavorosas
pode marchar com quatro pés
e quatro lĂĄbios, a ternura.
Porque sem sair do presente
que Ă© um anel delicado
tocamos a areia de ontem
e no mar ensina o amor
um arrebatamento repetido.

Pablo Neruda
O Coração Amarelo

Nota: Poema "IntegraçÔes"

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Quantas vezes, em sonho, as asas da saudade
Solto para onde estĂĄs, e fico de ti perto!
Como, depois do sonho, Ă© triste a realidade!
Como tudo, sem ti, fica depois deserto!