Inconsciente
"Ao considerar-mos algo de genial, povabelmente é o nosso inconsciênte a nos dizer que somos capazes do mesmo!"
"Jamais devo julgar-me dono da verdade absoluta, mesmo que inconsciente, pois ela denota arrogância e pura falta de bom senso."
Cada pedaço de memória que se desgrudava do inconsciente era uma ferida antiga que dizia; me livra, livra. Então eu as respondi dizendo; eu as livro, livro. "Livro A Catarse"
Palavras, elas por sua própria natureza já são representações de algo do nosso Inconsciente, onde está o verdadeiro sentido delas, não como palavras propriamente ditas, mas como energia psíquica fruto de nossa história de vida. Palavras é algo que criamos conscientemente para tentarmos nos comunicar e aliviar um pouco nossa dor, jamais conseguiremos dizer algo a fundo de nossa essência, sentimentos e emoções...
“O inconsciente ou subconsciente é o código fonte da alma dos seres humanos, e é o local onde se encontra armazenado e arquivado todo o passado e a trajetória existencial do espírito.”
E ele me aceitou assim, impura, inconsciente, inconsequente, insuportável, indiscutível, indiscreta, indireta, imbecil, incorreta, impaciente, intolerante(...) imperfeita. E vários ‘ins/ims’ ai a fora.
Na ausência das palavras o sintoma fala, para o inconsciente se manifestar basta um descuido, um tênue deslize e lá está ele se manifestando...
Tomar pra si algo que alguém diz, é está atento aquilo que o inconsciente já se deu conta há muito tempo. Talvez a palavra ouvida seja um convite para a mudança pretendida. Somos seres em constate mutação. Ser você mesmo não significa ser sempre o mesmo. Ser livre é se prender à emoção e sair em busca da razão para essa tal transformação.
EM TUA FRENTE
Em tua frente
Sem destino
Sou menino
Em tua frente.
Inconsciente
Perco o tino
Desatino
Inconsciente.
Na caminhada
A jornada
De repente.
Tem parada
Não sou nada
Em tua frente.
Há uma ideologia real e inconsciente que unifica a todos: é a ideologia do consumo. Este toma uma posição ideológica fascista, aquele adota uma posição ideológica antifascista, mas ambos, diante de suas ideologias, têm um terreno comum, que é a ideologia do consumismo. [...] Assim, ao fazer um paralelo, me dei conta de uma coisa que escandalizará a maioria, e que apenas dez anos atrás escandalizaria até a mim. Que a pobreza não é o pior dos males, nem o desfrute. Ou seja, o grande mal do homem não consiste nem na pobreza, nem no desfrute, mas na perda da singularidade humana sob o império do consumismo.
O Inconsciente é a mente do universo incerto, é o germe em estado latente do princípio consciente agregador da matéria.
Antes de dormir sou tudo o que quero, no sonho sou o que o inconsciente permite, depois de acordar já não sou mais nada digno de poesia.
Se o inconsciente mostra a verdadeira realidade, e ele não é conhecido, é sinal que o ser humano vive sem se conhecer.