Incentivo a Leitura Lingua Portuguesa
Lince
amor sulcado de cólera
energia escura das pedras
anjo e víscera
avança, destroça
a língua aguça
o corpo epilético
da selva
caninos celebram
áurea miséria da carne
buquê de carcaças
MORRENDO E APRENDENDO ("A todos ofereçam o ouvido, a poucos ofereçam a língua." — Hamlet)
Como se não bastasse a gabarolagem dos velhos, dizendo que eram bons em quase tudo quando jovem, hoje é fácil ver cinquentões com a boca cheia de aparelho, querendo parecer adolescente. É o passado inútil fazendo resistência para permanecer. Sem validar as razões espúrias, Fred Mercury não quis alinhar os dentes, já que o timbre agradável dependia da caixa ressonante com seu formato original. "É que quem venceu não escutou conselhos". Nem todo idoso tem exemplo e conselhos sábios, a maioria deles é tomada por orgulho e concupiscência, eles confundem amor com concupiscência. Ainda bem que estão arruinados sem potência e vigor; sem dinheiro e saúde; sem oportunidade e acesso social, senão o estrago seria grandioso e eficiente. Concordo com Leandro Karnal: "As pessoas quanto mais fracassadas, mais dão conselhos". CiFA
Em uma pequena vila, havia um sapateiro conhecido por sua habilidade e também por sua língua solta. Ele não apenas consertava sapatos, mas também espalhava os segredos dos aldeões que, sem querer, deixavam escapar enquanto esperavam pelo serviço.
Certo dia, o sapateiro ouviu uma conversa sobre um tesouro escondido na floresta. Sem pensar duas vezes, ele divulgou a informação para todos na vila. A notícia se espalhou como fogo, e logo, uma multidão de pessoas invadiu a floresta em busca da fortuna.
No entanto, o tesouro era na verdade uma armadilha de um bando de ladrões que queriam saquear a vila enquanto todos estavam ocupados na floresta. Quando os aldeões retornaram, encontraram suas casas vazias e suas riquezas levadas.
A língua solta do sapateiro havia trazido ruína à vila. Ele aprendeu, da maneira mais difícil, que algumas palavras são como folhas ao vento: uma vez soltas, não podem ser recapturadas e podem levar à destruição daquilo que mais prezamos.
Desde então, a vila adotou um novo ditado: “A língua é uma chave que pode abrir portas ou selar destinos.” E o sapateiro? Ele passou a medir suas palavras tão cuidadosamente quanto media os sapatos que consertava.
"Se as músicas são a minha língua do amor, você foi a última melodia que minha alma pôde escutar, e a mais bela. Sem você, o mundo parece tão silencioso, mesmo sendo tão barulhento."
Eu não tirei suas asas pelo contrario de ensinei a usa só que você por ter a língua maior que a asa foi necessário andar
Não há língua definitiva e inalteravelmente formada. Todas se formam, reformam e transformam continuamente.
A língua faz parte do aparelho digestório, e sua função está relacionada àdeglutição, ao paladar e à fala. A língua é um órgão constituído de músculo e revestido de mucosa e que está relacionado à deglutição, ao paladar e à fala. Faz parte do aparelho digestório.
Resumindo, a função dela está na deglutição, paladar e na fala, e NÃO está relacionado com falas infundadas, fofocas e disse e me disse!
Use ela da maneira certa, e não para destruir a paz e a união de amigos, famílias e colegas de trabalho!
(DVS)
“ O silêncio é a reflexão do sábio. Controlar a língua não é para o tolo, o sábio compreende por que o homem tem dois ouvidos e uma boca”
Cirilo Coelho
A razão para a introdução de letras, que facilitavam a vida e melodia na morfologia verbal da língua, sema amor, no entanto... Nada se-r-ia.
Não importa em que lugar, língua, sociedade se viva, alguém em algum canto desse planeta anseia por aceitação. A gente existe para isso. Para ver na contrapartida do outro respostas que possam dar um sentido para cada palavra, ação dita e ou não dita.
Quero lhe beijar a boca
Quero lhe beijar a boca
morder seus lábios
e brincar sua língua na minha.
Quero lhe beijar a nuca
lhe arrepiar inteiro
encostar meu peito no seu
até os corações se compassarem,
as mãos entrelaçadas suarem.
Quero um abraço eterno
de guardar seu cheiro na minha pele.
Quero me queimar no seu fogo
e guardar pra sempre a cicatriz escarlate desse nosso encontro.
Não falo na língua mãe
Pois ninguém vai entender
Falo com minha essência
De um povo que quer viver
Respeitado culturalmente
Ter nossa terra somente
Pra ela não mais sofrer.
Sou essência de um criador
De onde nasce inspiração
Curar com ervas da terra
Ou imposição de mãos
Para ouvir e aceitar
É preciso acreditar
Ser forte é nossa missão.
Não foi fácil guardar
No silêncio as tradições
Mantendo dentro de nós
Principalmente ancioes
Ancestralidade pura
Em prol da nossa cultura
Tabajara são campeões.
Choramos com a natureza
Nossa mãe foi destruída
Nossos irmãos acabados
Nossas águas poluída
Nosso ar ficou impuro
Respirar tanto munturo
Terra viver tão sofrida.
- Relacionados
- 45 frases sobre a importância da leitura (ler faz bem)
- Frases sobre leitura que mostram a magia das palavras
- 47 frases sobre leitura infantil para incentivar esse hábito
- Frases de Incentivo
- Poemas sobre leitura
- Frases de incentivo à leitura para te motivar a ler mais livros
- Frases de incentivo ao esporte infantil que motivam essa prática