Imaginário
Um dos benefícios que considero em ter um imaginário fértil, atuante, incansável, é poder ser transportado quando eu quero, instigado por uma linda paisagem para um lugar incrível como o tranquilo e belo Condado.
Cenário cativante de filmes e livros, onde a maldade aparenta ignorá-lo o máximo que consegue, um campo verde, vasto, que vai além do alcance da vista, pessoas alegres, relevos desenhados pela natureza.
Uma comprovação da ciência divina, a realidade mesclada a minha imaginação intensa, realista, somadas a minha percepção poética, versos, emoções sinceras, diversos pensamentos, imaginações inquietas.
Imaginando e vivendo ao mesmo tempo, uma daquelas experiências temporárias, todavia, profundamente, satisfatórias, tanto que agora faço dela uma poesia, um breve e recente momento que já guardo na memória.
Banho e Enganação
Todos os sonhos ou pensamentos que são sonhados no imaginário da fábrica de pensar e sempre durante o banho, só servem para aquele momento e, nada mais, ele acaba que por si só em diluir e ir para o ralo como toda e qualquer água ou sujeira de nossos corpos.
Deus desfila a mulher, sua obra em carne, de complexos instintos nas entrelinhas do imaginário e do anseio do homem. Deus também construiu os cenários e as circunstâncias naturais para os ciclos das vidas.
Deus é o maior processo imaginário da humanidade. A Bíblia é o maior conjunto de fábulas e deuses mitológicos. Pelas duas causas o Humano, o maior dos seres, corrompe e se corrompe.
A ciência identificou uma explosão para as causas do mundo, da religião surgiu um Deus imaginário para as mesmas causas.
Deus onisciente e imaginário para amenizar as dores, porém apenas depois da tragédia como a dos rejeitos. A culpa é do homem por acomodar-se no livre arbítrio. Então, um graças a Deus pelo quê? Quando não há explicação Deus explica, isso nada explica. Os anjos da guarda (duendes) são também uma coisa inexplicável, do nada para o eterno nada.
Deus como um ser imaginário não pode instalar no complexo sistema humano a verdade e a compreensão sobre o espirito, não passando apenas de um efeito alucinógeno dado pela fé.
PENSAMENTO
É uma força gigantesca que transcende a barreira do imaginário de um ser, onde este, voluntário ou involuntariamente descreve com precisão os seus sentimentos, aflições e pensamentos. Comparo essa capacidade de proposição de ideias, a um sexto sentido plenamente onisciente.
030323
Poema do imaginário
Vamos pulsar a vida
Expulsar e por de partida
Qualquer forma de desamor
Some no abraço o laço acolhedor
É preciso amar
É preciso atar
No olhar, a cumplicidade
Chegar mais na felicidade
Como quem chega
Para alguma parte
E sempre rega
O sonho em arte
A vida em entrega
“O silêncio é o exato momento do nada no lamento.”
Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Cerrado goiano
SONETO IMAGINÁRIO
Imagino um soneto do imaginário
Que escorra da doce imaginação
Com o seu ilusório jamais solitário
E cheios de quimeras e de emoção
Que tenha na sua existência itinerário
Não só formas, nem aparência, ação
Onde os sonhos são seu mobiliário
Aduzidos dos cômodos do coração
Quero com que seja o meu amuleto
Guardado no peito tal qual a oração
Em mantra, não como simples objeto
E se, assim, brotar do tal poço secreto
Dos poetas, que venha com inspiração
Imaginando satisfação por completo
Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Março de 2017
Cerrado goiano
SONETO DO IMAGINÁRIO
Às vezes imagino a imaginação ter
Então, fica no imaginário faiscante
Perdidamente o meu querer dante
Do tempo, sorte, do poético viver
Às vezes silêncio, e outra cantante
Porém, a imaginação é de puro romper
De uma quimera a nos surpreender
No imaginário que esvai do instante
Aí, o imaginar vem e traz o oferecer
No suposto totalmente incessante
Da imaginação dum vasto aperceber
E no vário dum imaginante alucinante
Fecundante é a imaginação de conceber
Pois, o imaginário é sempre navegante
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Fevereiro de 2017
Cerrado goiano
A ficção é o imaginário plotado somente na mente dos líderes fracos e medíocres. No entanto, os líderes fortes jamais se esquiva da verdade.
José Guaracir
Pobre de ti que andas perdida num mundo imaginário, num mundo que te vendem, ilusões que te ferem e que tu, continuas uma atrás outra, alimentando...estás a deixar inflamar a tua alma!
Necessidades especiais suavizadas pela força do imaginário recíproco do desejo concomitantemente intenso.
O medo sem amor nos coloca a beira de um abismo imaginário. A indecisão de pular e de ficar, correspondem as nossa veladas inseguranças que não respondemos pelos caminhos. A tênue diferença entre existir e viver. Viva enquanto tem tempo.
Insignificância
Cura a sua dor meu caro
Assim sai da latência do imaginário,
Honra-te da insignificância.
O trabalho é pouco,
Mas tens um teto com palmos medidos,
A abrigar os teus prazeres.
És tão apoucado
Que esta choça
O torna ancho.
Não lutaste pelo abundante,
E a pouca monta em que tu te apoias
Irá satisfazer-te.
No imaginário popular, poeta é aquele que esta sempre a falar em rimas e versos, não digo por todos, mas quando se trata de falar, mesmo transbordando eu travo, escrevo tudo que sinto, mas não falo tudo o que sinto, seria essa a minha maior mazela, nem tudo mundo gosta de ler poesias, nem todo mundo vai saber o que sinto.
- Relacionados
- Pensamentos de Antonio Damasio
- Vida e Ilusão
- Citações
- Mudança