Igreja
"Quando alguém perguntar sobre uma única situação que pode levar uma pessoa para o inferno, diga: Não precisa fazer nada, basta permanecer neutro e esperar."
"Na luta entre o bem e o mal no cristianismo, a preocupação não é quem vai vencer, porque já sabemos quem venceu, Jesus vence na cruz. Nossa preocupação é de que lado buscamos está e que estaremos quando Jesus retornar."
" O bem e o mal existem, então não trapacei com a famosa pergunta de Pilatos:
O que é a verdade?
O bem não é difícil de discernir, é difícil de fazer! Reflita, se você estiver sendo má, você sabe, não estás querendo ser bom."
Quando todas as instituições se tornam ambíguas, ou mesmo desonrosas, e quando as orações são ouvidas, mesmo nas igrejas, não pelos perseguidos, mas pelos perseguidores, a responsabilidade moral passa para as mãos dos indivíduos, ou, melhor dizendo, para as mãos dos indivíduos ainda intactos.
Vejam só a Madonna, nossa paladina da liberdade artística, que, em uma demonstração de respeito pelos princípios do Brasil – aquele país acolhedor com uma bela mistura de católicos e evangélicos – decidiu que a melhor forma de honrar a diversidade era pisotear os valores cristãos. Como? Ah, só zombando de todos os cristãos com sua performance, claro. Porque, obviamente, quando se trata de ser inovador e provocador, nada diz "sou ousada" como ignorar a pluralidade religiosa do Brasil em favor de uma boa dose de controvérsia.
No fim das contas, vivemos numa era onde a única constante parece ser o desejo de chocar e provocar, e que o verdadeiro preço do "respeito" é, ironicamente, uma boa dose de escárnio. E se você acha que isso é um exagero, lembre-se: estamos apenas começando. O espetáculo do século 21 é apenas uma questão de tempo até que a próxima provocação venha para garantir que, para se ser visto como "progressista", a única regra é não deixar pedra sobre pedra, especialmente se essa pedra é uma pedra de fé.
Conversar com Deus verbalizando e gesticulando o peditório, tirar as sandálias de pó do caminho terrestre, ajoelhar (e até mesmo deitar no chão) e se sentir nos braços de São José do Calumbo...
É triste, porque a situação sócio-economica precisa melhorar muito pra chegar a precariedade.
Mas, principalmente, é emocionante, é inspirador, e é lindo ver a prática espiritual. A ligação direta da prece.
A fé quase palpável me abraçou hoje de tal maneira que (como fruta suculenta, e caudalosa) meus olhos escorreram e eu senti uma luz tão intensa que passei a enxergar de olhos fechados...
Eram anjos que eu ainda não tinha avistado, meu coração foi tocado por Deus e mais uma vez ele me pegou no colo, me fez cafuné e me amou.
Ele me ama.
Depois, meus olhos contemplaram as acácias-rubras, a espada de Santa Bar e o maior Baobá daqui me deu a honra de abraça-lo e sentir a energia e a força da CONEXÃO entre o céu e a terra, entre as pessoas que se reunem (como podem) aos seus pés. Minha fé foi renovada, de novo, eu agradeço.
Vocação Sacerdotal
No silêncio do altar, a luz se acende,
Um chamado profundo, a alma ascende.
Entre preces e cânticos, um destino,
Sacerdote, tu és ponte, amor divino.
Com a veste branca que o coração abriga,
A missão floresce, a fé se instiga.
Na partilha do pão, na palavra do irmão,
Ecoa a verdade, pulsa o coração.
Nos caminhos da vida, a dor se faz canto,
Em cada lágrima, um amor tanto.
Guia das ovelhas, pastor da esperança,
Teus passos ressoam, a vida avança.
Aos pé da cruz, renuncias de dor,
Encontro e entrega, o maior dos amores.
Clemente e sábio, com mão que ampara,
Acompanha os perdidos, recantos e varas.
Diante do altar, a eternidade espera,
O sagrado mistério, a alma é a esfera.
É chama que arde, é fervor que condensa,
Na busca do reino, uma vida imensa.
Oh, vocação pura, luz que persiste,
Na jornada da vida, um eterno artista.
Que em cada ritual, a graça se estilize,
E a essência do ser, em amor, se eternize.
CATEDRAL DE PETROLINA
Tem lugar pra todo mundo
Nessa santa Catedral
Encravada em Petrolina
Tem salesiano vitral
A arquitetura é gótica
A beleza é bem exótica
Grandeza monumental
MOSTEIRO DE SÃO BENTO
De beleza arquitetônica,
em Olinda fica o templo,
resistente a Sol e chuva,
atravessa muitos tempos,
do Brasil colonial
à missa dominical,
o Mosteiro de São Bento.
SINOS
Rompendo o silêncio do campanário
Sinos da Capela tangem fortemente
Musicando com fervor o fiel rosário
Qual faz palpitar a devoção da gente
Suplicas! as badaladas do rogo diário
Aliança. O sino bate fervorosamente
Seu planger o tom de estuo cenário
Onde a fé vibra numa toada presente
Dentro d’alma bimbalha a esperança
Num hino do coração em confiança
Para o espírito cheio de fraternidade
Ribomba o sino da Capela, é batida
De crença, onde a paixão é acolhida
Nos aflorando o amor e benignidade...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
29 janeiro, 2022, 17’04” – Araguari, MG
Texto Antigo
Caminha placidamente entre o ruído e a pressa. Lembra-te de que a paz pode residir no silêncio. Sem renunciares a ti mesmo, esforça-te por seres amigo de todos. Diz a tua verdade quietamente, claramente. Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes; cada um deles tem também uma vida que contar. Evita os ruidosos e os agressivos, porque eles denigrem o espírito. Se te comparares com os outros, podes converter-te num homem vão e amargurado: sempre haverá perto de ti alguém melhor ou pior do que tu. Alegra-te tanto com as tuas realizações como com os teus projectos.
Ama o teu trabalho, mesmo que ele seja humilde; pois é o tesouro da tua vida. Sê prudente nos teus negócios, porque no mundo abundam pessoas sem escrúpulos. Mas que esta convicção não te impeça de reconhecer a virtude; há muitas pessoas que lutam por ideais formosos e, em toda a parte, a vida está cheia de heroísmo. Sê tu mesmo. Sobretudo, não pretendas dissimular as tuas inclinações. Não sejas cínico no amor, porque quando aparecem a aridez e o desencanto no rosto, isso converte-se em algo tão perene como a erva.
Aceita com serenidade o cortejo dos anos, e renuncia sem reservas aos dons da juventude. Fortalece o teu espírito, para que não te destruam desgraças inesperadas. Mas não inventes falsos infortúnios. Muitas vezes o medo é resultado da fadiga e da solidão. Sem esqueceres uma justa disciplina, sê benigno para ti mesmo. Não és mais do que uma criatura no universo, mas não és menos que as árvores ou as estrelas: tens direito a estar aqui.
Vive em paz com Deus, seja como for que O imagines; entre os teus trabalhos e aspirações, mantém-te em paz com a tua alma, apesar da ruidosa confusão da vida. Apesar das tuas falsidades, das tuas lutas penosas e dos sonhos arruinados, a Terra continua a ser bela. Sê cuidadoso. Luta por seres feliz.
(Inscrição datada do ano de 1692. Foi encontrada numa sepultura, na velha igreja de S. Paulo de Baltimore - hoje já não se pensa que seja esta a origem, mas assim é mais bonito...) "
O Cristianismo em si não salva ninguém, pois em si é uma religião igual a outras! Quem salva é Jesus Cristo! A verdadeira igreja é aquela que não é religião, mas que é igreja por estar em Jesus Cristo! A igreja de Filadélfia é a verdadeira igreja!