Igreja
A Igreja Primitiva, Os Pais da Igreja e o Papado.
Alguns Católicos romanos e neo-calvinistas: “A igreja primitiva sempre reconheceu o bispo de Roma como o primaz e o cabeça da igreja”.
Igreja Primitiva e Pais da Igreja:
"...Como Verbo de Deus tem a primazia entre os seres celestes, espirituais e invisíveis, a tivesse também entre os seres visíveis e corporais, e para que, ao assumir em si esta primazia e ao tornar-se cabeça da Igreja, atraísse a si todas as coisas, no tempo oportuno". Irineu de Lyon, Cont. Heresias, Livro III. XVI.VI
"Por isso, sendo Cristo cabeça da igreja, a ponto de Cristo e a Igreja formarem um só corpo". Orígenes, Contra Celso LXXIX
"Pois o marido é o cabeça da esposa, como também Cristo é o cabeça da Igreja; e Ele é o Salvador do corpo". Clemente de Alexandria, Strom, Livro IV. VIII
"Como Cristo é Cabeça da Igreja e o salvador do Corpo. Como a Igreja está sujeita a Cristo". João Crisóstomo, Homilia XX
"É Ele mesmo (Cristo) a cabeça da Igreja, como nos ensinam nas santas Escrituras, aos servos da verdade". Atanásio de Alexandria, Contra idolatria XLI
"Assim como Cristo é a Cabeça da Igreja que constitui seu Corpo e está destinada a participar de seu reino e da glória eterna". Agostinho, Doutrina cristã XXXVII. LV
“Aprendemos noutro lugar ser Cristo Cabeça da Igreja, segundo as palavras do Apóstolo: E ele o pôs acima de tudo, como Cabeça da Igreja”. Basílio de Cesaréia, Sobre o Espírito Santo IX
Quanto mais estudo sobre os Pais da Igreja, mais protestante me torno.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Antes de buscar o crescimento da igreja, busque os fundamentos bíblicos; pois crescimento sem os fundamentos da palavra estão desalinhados com Deus.
Em Atos 2.47, diz que a igreja de Jerusalém “caía na graça do povo”; hoje, para nossa tristeza, algumas igrejas caem na boca do povo.
Uma igreja que só tenha entretenimento para oferecer, deve orar pedindo a Deus que nunca abra um circo do seu lado.
Um Resumo dos Pais Apologistas
Geralmente os pais da Igreja são classificados em três categorias principais: Pais Apostólicos, Apologistas e Teólogos. Há ainda outras classificações dos Pais da Igreja, como: Pais Gregos, Pais Latinos, Pais do Deserto, etc. Em uma publicação passada falei sobre os Pais Apostólicos e hoje falarei um pouco dos Pais Apologistas e os Pais Teólogos.
Os Pais Apologistas
O segundo grupo de Pais da Igreja foi formado pelos Apologistas. Os Apologistas foram aqueles líderes da Igreja Antiga que tiveram em seus ministérios o grande objetivo de defender a Fé Cristã. Naquele tempo as verdades bíblicas começaram a ser atacadas ferozmente por heresias que misturavam filosofia grega, judaísmo e formas de paganismo oriental. Esses ataques vinham tanto de fora da Igreja como de dentro da Igreja. Então os Apologistas combateram conceitos errados como o gnosticismo, o maniqueísmo, o neoplatonismo, o marcionismo, o ebionismo, etc.
Portanto, enquanto os Pais Apostólicos produziram materiais focados na vida devocional da Igreja, os Apologistas produziram materiais para preparar os cristãos ao embate da defesa da fé. O período dos Pais Apologistas durou entre 150 e 300 d.C.
Entre os principais Apologistas, temos:
Justino Mártir: foi uma pessoa versada em muitas filosofias, mas que encontrou a verdade nas Escrituras. Depois de sua conversão, Justino Mártir dedicou sua vida a apresentar a superioridade do Cristianismo sobre qualquer filosofia ou religião. Ele ficou conhecido como “Justino Mártir” pelo fato de ter sido martirizado em Roma por não negar sua fé em Cristo.
Irineu: foi bispo de Lyon e um grande defensor da Fé Cristã diante dos ataques do gnosticismo. Irineu foi martirizado por causa de sua fé provavelmente no início do segundo século.
Orígenes: nasceu e cresceu no importante centro teológico de Alexandria, mas nos últimos anos de sua vida viveu em Cesaréia. Orígenes tinha um comprometimento muito grande com a suficiência das Escrituras, e por isso ele acabou desenvolvendo uma ferramenta incrível para o estudo Bíblico. Essa obra foi chamada de Hexapla, e basicamente era uma versão do Antigo Testamento que trazia o texto hebraico acompanhado de sua transliteração em carácteres gregos e mais quatro traduções gregas. Orígenes também foi severamente perseguido por causa de sua fé.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Uma igreja que não se importa com as suas crianças, em um futuro próximo terá adultos que também não se importarão com ela.
Devemos sempre nos perguntar: Quem nos trouxe até aqui? Estamos aqui hoje por quê? A igreja que usamos para nos mover foi edificada pelos nossos antepassados. Antes de nós eles trabalharam, eles pregaram, eles evangelizaram, eles discipularam, eles construíram etc... Portanto, não remova os marcos antigos (Pv 22.28).
Enquanto a igreja continuar celebrando talentos e não o caráter, ela sempre estará embaraçada em escândalos.
Existe uma diferença gritante entre uma Igreja evangélica e uma seita evangélica. As seitas defendem os seus lideres e os ensinos deles canonicamente, independente do que eles façam, e não falam quase nada de Jesus ou das Escrituras. Toda seita tem a cara do seu líder e trabalham para glorificar sua denominação/líderes e disseminar seus ensinos. Já a Igreja verdadeira tem a face de Jesus, trabalha para ensinar a Sã Doutrina e glorificar o nome de Cristo!
Muita gente ainda não consegue diferenciar Igreja de igreja! Outro erro é confundir desigrejados (grupo de pessoas que não congregam e nem cultuam Deus na instituição ou com outras pessoas) de desinstitucionalizados (grupo de pessoas que congregam e cultuam a Deus fora de uma instituição).
Mas vamos lá:
O templo é o espaço onde a Igreja (gente) se reúne. O CNPJ é natureza jurídica e legal da Igreja (gente) no mundo. O estatuto social é o meio pelo qual a Igreja (gente) se relaciona interna e externamente na sociedade. A denominação é a identificação da Igreja (gente). Os santos (Igreja gente) são o corpo de Cristo pelo qual Deus se move no mundo.
A Igreja Primitiva Era Carismática
Testemunho dos cristãos primitivos sobre os carismas na Igreja pós-apostólica:
- Justino de Roma (100-165 d.C.).
"Entre nós, com efeito, até o presente existem carismas proféticos. De onde, vós mesmos deveis compreender que os de antes que existiam em vosso povo, passaram para nós". (Justino de Roma, Diálogo com Trifão 82.1).
Em seu trabalho chamado The Second Apology of Justin, ele fala da capacidade dos cristãos em seus dias de expulsar demônios e ministrar a cura.
- Irineu de Lyon (130-202 d.C.) Bispo de Lyon e fora discípulo do apóstolo João.
"alguns expulsam os demônios, com tanta certeza e verdade, que, muitas vezes, os que foram libertos destes espíritos maus creram e entraram na Igreja; outros têm o conhecimento do futuro, visões e oráculos proféticos; outros impõem as mãos sobre os doentes e lhes restituem a saúde; e como dissemos, também alguns mortos ressuscitaram e ficaram conosco por muitos anos. E que mais? Não é possível dizer o número de carismas que, no mundo inteiro, a Igreja recebeu de Deus, no nome de Jesus Cristo, crucificado sob Pôncio Pilatos e que distribui todos os dias em prol dos homens, a ninguém enganando e não exigindo dinheiro de ninguém". (Irineu de Lyon Contras as Heresias 32.4)
- Tertuliano (160-240 d.C.).
Em Um Tratado sobre a Alma, Tertuliano diz: “Por reconhecermos o charismata espiritual, ou dons, também obtemos em mérito o dom profético”. Em Contra Marcião, Tertuliano revela tanto seu conhecimento em falar em línguas quanto sua crença de que os dons sobrenaturais do Espírito eram um sinal de ortodoxia. Assim, no terceiro século os dons espirituais ainda eram proeminentes na Igreja. Deve-se notar também que Tertuliano não prevê nenhuma cessação dos dons do Espírito.
- Novaciano (210-280 d.C.).
"É ele [o Espírito Santo] que coloca profetas na igreja, instrui mestres, dirige línguas, dá poderes e curas, faz obras maravilhosas... e organiza todos os dons que existem dos carismas; e assim fazendo a igreja do Senhor, em toda a parte, e em tudo, aperfeiçoado e completado”.
- Orígenes (185-284 d.C.).
Em seu trabalho, Contra Celso, ele se refere à crítica de Celso às declarações proféticas e defende profetizar e falar em línguas. Orígenes, em seu comentário de Romanos 8:26, vincula a oração no Espírito à oração em línguas. Orígenes foi o primeiro dos pais da igreja primitiva a expressar preocupação de que os ministérios sobrenaturais do Espírito estivessem diminuindo na Igreja. Ele viu isso como resultado da falta de santidade entre os cristãos, e não da vontade de Deus.
- Agostinho (354-430 d.C.).
Na sua obra A Cidade de Deus, Agostinho fala de curas e milagres que observou em primeira mão e depois diz: "Estou tão pressionado pela promessa de terminar esta obra que não posso registar todos os milagres que conheço".
Portando, cuidado com os cessacionistas, pois essa é uma heresia de origem ateísta, e quem tem penetrado aos poucos dentro da Igreja de Cristo.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Se a igreja atual sonha em ter os mesmos resultados da igreja primitiva, teremos que ter os mesmos valores dela.
No primeiro século a Igreja foi inaugurada, no decorrer dos séculos ela foi deformada, no século XVI ela foi reformada, no Século XVIII ela foi avivada, atualmente ela está conformada.
A Condição
Nenhuma igreja, nenhum ministério ou nenhum líder, pode pressupor soberbamente que nunca sofrerá juízo divino. Seja igreja, seja pessoa, pois "para com Deus não há acepção de pessoas". Rm 2.11.
Romanos 11.21-22: Porque, se Deus NÃO POUPOU os RAMOS NATURAIS, TEME que não te poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, SE PERMANECERES na sua benignidade; de outra maneira também tu serás CORTADO.
...SE PERMANECERES... (João 15.1-10)
Paulo faz uma solene advertência a todos os crentes gentios, a todas as igrejas e denominações.
...TAMBÉM TU SERÁS CORTADO...
1. Existe a terrível possibilidade de Deus repudiar ou "cortar" qualquer indivíduo, ministério, igreja ou grupos de igrejas que não "PERMANECEM na sua benignidade", na fé apostólica e nos padrões de justiça do Reino de Deus descritos no Novo Testamento (v.22).
2. Se Deus não poupou Israel, não poupará qualquer igreja, ministério ou líder (v. 21), se rejeitarem os caminhos de Deus e se confirmarem com esse mundo (Rm 12.2); Logo, todas as igrejas cristãs devem "temer" (v. 21), tendo em mente tanto "a bondade", como "a severidade de Deus", e tudo fazendo para continuarem na fé e na Sã Doutrina.
Portanto, repito: Nenhuma igreja, nenhum ministério ou líder, pode pressupor confiadamente que nunca sofrerá juízo divino. Seja igreja, seja pessoa, pois “para com Deus não há acepção de pessoas”. Rm 2.11.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Curiosamente muitos ortodoxos modernos defendem uma crença considerada heterodoxa pela igreja primitiva. Uma vez salvo, sempre salvo (calvinismo), foi uma das colunas doutrinárias do gnosticismo, considerada uma heresia e amplamente combatida nos primórdios da cristandade.
Examinemos o que dizem alguns heterodoxos. Eles se servem desses textos para quase suprimir o livre-arbítrio, argumentando que há naturezas perdidas, incapazes de salvação, e outras que estão salvas e são incapazes de se perder.
Orígenes (185-253), Tratado sobre os Princípios, 215
Vejo muitas verdades do Evangelho sendo pregada, cantada e cobrada dos membros na igreja por líderes que não manifestam essas mesmas verdades na vida.
Quando uma Igreja retém a verdade do Evangelho temendo a reação da sociedade, essa igreja já não é mais a Igreja de Cristo.