Idosos
Já com relação ao desenvolvimento humano – que não caminha necessariamente aliado ao desenvolvimento econômico – a minha sugestão consiste na mera observação da forma com a qual uma sociedade (seja ela um pequeno núcleo familiar, um condomínio, uma rua, um bairro, um município, um estado ou um país inteiro) lida com aqueles que são mais fracos, respectivamente: as crianças, os enfermos e os velhos; como são cuidados; como são acalentados. E, nesse quesito, o Poder Público brasileiro representa o que existe de mais retrógrado em direitos humanos e cidadania, demonstrando profunda indiferença ao próximo.
Envelhecer com alegria é aceitar que seu tempo de juventude foram bem vividos,apesar dos percalços no meio da caminhada,é reconhecer que envelhecer é benção que nem todos tem de chegar a ver as marcas do tempo em cada linha do seu rosto,envelhecer é caminhar mais devagar sem muita pressa,pois viver cada minuto é precioso daqui pra frente.
A vida tem momentos difíceis a serem superados, e os mais habilitados a dar boas sugestões são os idosos.
Algumas pessoas envelhecem com 18 anos, outras já nascem idosas. Mas existem aquelas com um brilho pueril tão intenso que o tempo mão ousa se aproximar. Essas apesar das rugas e das pálpebras caídas, permanecem crianças, por toda vida, e não se engane com seu tom de voz baixinho, é apenas um peculiar cuidado pra não assustar os passarinhos.
O Coração do Cuidador.
No Coração do Cuidador, há muito amor armazenado, muito carinho encaixotado, muita ternura para doação.
Cada toque, cada sorriso, cada olhar, cada palavra não dita, só o Coração do Cuidador consegue decifrar.
Ah, o Coração do Cuidador se preocupa com cada detalhe, com o Universo que é a nossa pessoa cuidada, para nós ela é única nesse mundo e isso a faz tão especial que nossos dias nunca mais serão os mesmos.
No Coração de um Cuidador também mora o medo, porque agora nós pertencemos ao mundo de alguém e como nós gostamos de cuidar, queremos que tudo seja perfeito dentro das nossas imperfeições.
Cuidamos do amor de alguém, algo tão precioso que nossa condição humana nos limita a entender a profundidade dessa situação.
O Coração de um Cuidador também fica apavorado na eminência de uma emergência, nesse momento, o Coração do Cuidador se achega a Deus, ora, faz prece, promessa barganha, tenta com todas suas forças que tudo saia conforme julgamos ser o correto.
E por fim o Coração do Cuidador se desmonta, quando a despedida deixa de ser um medo e se torna um fato, agora falta uma peça, uma peça que coloria nossos dias, que nos dava esperança, que nos motivava e nos fazia ofertar sempre o nosso melhor...
E então o Coração do Cuidador chora... chora dolorido, chora sofrido...
Nesse momento é o Coração do Cuidador que precisa de cuidados, e é aí que nosso coração é cuidado pelo Cuidador Divino, Ele com toda sabedoria, toda destreza de um artista cola cada pedacinho desse coração quebrado, mas Ele deixa claro, que nunca mais seremos iguais, agora seremos melhores porque estamos de alguma maneira mais perto D'Ele, agora temos no céu um pedaço de nós.
Dedicado ao "Meu Belo" Waldemar Lúcio Martins.
A velhice chega, muitas vezes de forma sutil, avançando em passos lentos. Quando nos damos conta, o tempo parece ter encurtado, as pessoas se foram e as vozes silenciaram. A solidão se instala, a falta de alguém para conversar, um ombro amigo para desabafar, uma voz amiga para orientar. O tempo voa, e é essencial valorizar cada momento e cada conexão humana ao longo da jornada da vida.
Uma oportunidade de sonhar
Conheci a dona Sandra
Que vem correndo do trabalho pra não se Atrasar
Todo dia uma luta
Pra ela conseguir trabalhar e estudar
Quase consigo ouvi-la respirar
Mas nunca a vi resmungar
Ela tinha um sonho
na enfermagem queria se formar
Mas como uma típica mulher brasileira
Cedo teve que trabalhar
para seus filhos poder criar
E na casa de família ela foi parar
Ela tem olhos de quem não desanima
Uma voz serena que parece cantiga
E mãos que parecem mãos de quem os seus netos acaricia
Enquanto escreve a matéria do dia
Ela transborda amor e alegria
E uma humildade e gentileza que nos contagia
Mas se engana a dona Sandra
Quando diz que o sonho era de quando ela era nova
Pois pra crescer é só plantar uma semente e regar a planta
Somos eternas crianças,
mesmo quando passamos da adolescência e maturidade pois tais indicadores ainda que espontâneos reiteram que somos limitados e aprendizes constantemente brincando com nossas debilidades ainda que adultos porém morreremos todos adultos idosos de agir infantil...
A vida é mesmo engraçada, só entrega os segredos do caminho, ao final do percurso, quando o tempo já é curto e os ouvidos muito jovens para ouvir experiências.
Não sou orgulhoso, é que cai tantas vezes que eu tive que me virar sozinho e aprendi a não depender de ninguém.
Eu nunca tinha me dado conta do que as pessoas idosas têm de suportar! (...) Mas não acredito que um lobo vá me comer. Eu devo estar muito seca e dura. Isso já é um conforto.
MINHA MOCIDADE
Dizem que suave é o coração de um jovem,
Pois ainda não aprendeu a se ferir,
Não foi corrompido pelo dia a dia imóvel
E nem viu os sonhos se despedaçarem.
Ser jovem é cativar a inocência;
É ter, nos olhos, esperanças.
A juventude é a idade das utopias,
É o tempo de se saber invencível,
Imortal.
Depois que ela passa,
Passamos o resto da vida
Procurando respostas,
Sem sabermos, ao menos,
Que apenas isto nos basta:
Ser jovem,
Mesmo que de pele enrugada.
Aos 5 anos, vivemos o auge da infância, temos sonhos lindos e profissões escolhidas por amor para o nosso futuro.
Aos 10 anos, mais ou menos, vivemos o começo da transição para a adolescência, começamos a ter olhos para o que nos atrai, mas ainda queremos brincar com nossos brinquedos, de vez em quando. A fantasia lentamente começa a dizer adeus.
Aos 15 anos, é possível que já tenhamos chorado por alguém, já reclamamos de alguma injustiça na correção de uma prova, já cabulamos umas aulas, já tivemos alguma perda significativa na vida, queremos aparecer mais, forçar uma maturidade que não existe e fazemos os mais velhos rirem da nossa ingenuidade ...
Aos 20 anos pensamos apenas em curtição e estudos para uma vocação. Estamos "no auge" do mercado de trabalho, cheios de sonhos adultos, expectativas de ser alguém na vida, acreditamos na meritocracia e sabemos que o caminho que escolhemos é o caminho das nossas vidas ..... somos tão cheios de certezas...
Aos 25 anos nos damos conta que nem tudo é tão simples, colecionamos algumas frustrações na vida, mas ainda temos gás pra correr atrás. Ainda queremos curtição, farra, mas também temos as nossas responsabilidades e quem ainda não mora sozinho está louco para ter seu espaço.
Aos 30 a gente começa a cansar. Nosso biorritmo começa a alterar, a gente ainda quer se divertir, mas começa a optar pelos divertimentos menos cansativos. Passamos a dar mais atenção para nós mesmos e alguns, também nessa fase, conhecem a responsabilidade de ter filhos.
Aos 35 a gente só quer que a nossa rotina transcorra sem grandes novidades ou problemas, queremos nossos boletos pagos, queremos que os filhos sejam cooperativos e que a paz no dia a dia seja nossa companheira.
Aos 40 entramos num momento de questionamento sobre nossa vida, nossos sonhos, o que queremos levar adiante ou não, definimos aquilo que podemos evitar e aquilo que não temos como dizer Não. Reavaliamos carreira, relacionamentos, saúde, fé. Inevitavelmente, os questionamentos chegam para nós perto dessa idade.
Dos 45 pra frente é apenas chute, já que hoje eu tenho 37 anos. Mas eu diria que em algum momento, a gente passa a olhar os outros com mais compaixão, a gente passa a entender que a vida é feita de ciclos, que não podemos mudar as pessoas mas somente a nós mesmos, passamos a ser mais altruístas, ajudamos os filhos adultos, oramos por eles e até por quem não conhecemos, concentramos sabedoria em pílulas diárias que os mais jovens não entendem, vivemos a vida numa câmera mais lenta, somos conscientes dos nossos problemas de saúde e tomamos mais remédios para manter o corpo em ordem, aceitamos a necessidade de algumas dietas, fazemos o nosso melhor mas sabemos que algumas vezes ainda vai faltar alguma coisa e também está tudo bem, aceitamos que nossa juventude passou mas que a gente viveu o que podia como podia, e lembramos com carinho e nostalgia o que vivemos antes... com certeza existe muito mais aqui, mas eu só vou saber depois...
Quem quiser complementar, fique à vontade desde que seja respeitoso, por gentileza.
Quarentena na 'melhor idade'
Viramos passarinhos,
presos sozinhos,
vulneráveis em nossas gaiolas.
Não adianta termos as chaves das portas...
O que é uma faculdade comunitária? Bem, já ouviram muitas coisas. Que é faculdade de fracassados para adolescentes problemáticos, alunos atrasados nos estudos, divorciados de meia-idade e idosos que querem manter a mente ativa ao se aproximar da eternidade.
Haverá um dia em que o continente Europeu se tornara um lugar ultrapassado, pensado apenas por idosos.
Minha audição é falha,
Levo a bengala na mão,
Já vivi oitenta anos,
Já perdi tanto irmão,
Vivo fazendo lambança,
Ajo como uma criança,
Dos filhos levo sermão.
A solidão do Idoso é ingrata. Pensamos muito, sonhamos pouco, amamos demais. Se recebermos mais carinho, Ahhh!! tudo isto minimiza.
A vida desliza rápido como um skate. Você envelhece e o skate segue veloz nos pés de um jovem que um dia você foi. Max Pensador
Envelhecer não é tão somente perder a juventude, mas também uma possibilidade de pensar em um outro modo de vida.
- Relacionados
- 43 frases sobre idosos que celebram a terceira idade
- Poemas sobre idosos (versos de reflexão e homenagem)
- Lares Idosos
- Respeito ao idoso: frases e textos sobre honrar os mais velhos
- Dia do Idoso: frases para celebrar a melhor idade com carinho
- Textos de homenagem ao idoso com mensagens de reflexão
- Citações sobre idosos para redação (de filósofos e pensadores)