Idoso

Cerca de 100 frases e pensamentos: Idoso

A vida é difícil. Quando eu vejo um idoso, me pergunto como ele conseguiu chegar até lá.

Saber envelhecer é a grande sabedoria da vida. Quando se é idoso, é preciso ser mais ativo do que na juventude e o trabalho segue sendo a melhor forma de ocupar o tempo ocioso.

⁠Todo idoso carrega o acúmulo de pulsões e neuroses, de perdas e compensações, de dor e amor. Todo idoso tem uma trajetória repleta de emoções e um oceano infinito de canções.

O Idoso que é bondoso não espera que lhe abram os caminhos e sim abre seu caminho para os outros.

Quanto mais idoso vamos ficando,mais preocupados com o tempo que passa rapidamente e com ele com muita sorte só nós resta as lembranças,porque na maioria das vezes até os jovens nos deixam para um lado como se fossemos algo que estorva,algo que já está ultrapassado...descartável.

Só quem é Corinthians sabe o que é ser criança, adolescente, idoso ou estar beirando os 30... E mesmo assim, carregar 109 anos no peito!

Perto de Tóquio vivia um grande samurai, já idoso, que agora se dedicava a ensinar o zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.

Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação: esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para reparar os erros cometidos, contra-atacava com velocidade fulminante.

O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta. Conhecendo a reputação do samurai, estava ali para derrotá-lo, e aumentar sua fama. Todos os estudantes se manifestaram contra a ideia, mas o velho aceitou o desafio.

Foram todos para a praça da cidade, e o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos, ofendendo inclusive seus familiares. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se.

Desapontados pelo fato de o mestre aceitar tantos insultos e provocações, os alunos perguntaram:
- “Como o senhor pode suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?”
- Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente? - perguntou o Samurai.
- A quem tentou entregá-lo - respondeu um dos discípulos.
- O mesmo vale para a inveja, a raiva, e os insultos - disse o mestre e continuou – “quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo.”

Uma das causas mais influentes da infelicidade é a inveja. Falar de inveja é falar de comparação. Quando uma pessoa se compara a outra e se sente inferior em algum aspecto, está com inveja. A inveja é a vivência de um sentimento interior sob a forma de frustração, de tristeza, de mal-estar, por nos sentirmos menos do que outros, por não sermos o que os outros são. É o desequilibro íntimo oriundo de um sentimento de inferioridade, fruto da comparação que se faz em relação à outra pessoa em algum aspecto específico.

Quanto maior for o complexo de inferioridade de uma pessoa mais combustível é liberado para aumentar a chama da inveja, naturalmente, para àquelas pessoas que são fracas. A verdade é que muitas pessoas não estão preparadas para administrar suas próprias frustrações e ficam absortas pela fúria quando as coisas não saem como planejaram.

Tem fotografias que não foram publicadas porque as câmeras não conseguiram captar. Foram registradas no coração, na memória e arrancam um riso largo. Elas serão flores da nossa velhice.

Ame, respeite e admire os idosos, pois se você tiver sorte, mas muita sorte mesmo, um dia poderá ser um.

Feliz e sábio é aquele que vive a vida de tal forma que o passar dos anos não lhe tira outra coisa, senão o frescor da pele.

Quando olho um idoso, não vejo uma pessoa com vários anos, mas sim, vários anos, histórias, conhecimentos e conselhos, em uma única pessoa.

No homem idoso a persistência da curiosidade de espírito e da abertura ao mundo é um sinal de juventude duradoura.

A irresponsabilidade não tem idade

A diferença de um adolescente para um idoso é: o adolescente acha que tem todo tempo do mundo para curtir a vida, o idoso tem certeza de que lhe resta pouco tempo.

Na cultura chinesa quando uma criança nasce geram lágrimas, mas quando morre um idoso geram felicidades, mas porque ? Porque dizem os antigos que o mundo a cada vez mais atual é pior de se viver, hipocrisia, ganância, infelicidade, infidelidade, coisas que só um homem de verdade reconhece; duvidam de ti, da tua capacidade, mas esquecem que um homem não se faz por tamanho, nem idade, assim geram problemas por pequenas causas; pergunte a um indio ou fazendeiro se eles tem vontade de sair de onde vivem, jamais, pois vivem com liberdade. Já dizia chorão que as coisas mais lindas da vida são feitas nos momentos de liberdade, me questiono sobre isso, mas quando vejo o luar, lembro que também tem o amanhecer, e que a cada dia tudo pode se melhorar, mas o difícil é manter a calma, pois somos humanos, errar não é humano, depende de quem erra, esperamos pela vida, mas infelizmente vivemos nessa guerra. Vejo e admiro um samurai dos filmes chinês, lutam 1 contra 100 e vencem, porque eu não iria vencer a batalha do dia a dia sozinho? Humano, sonhador, errei e tropecei na vida, mas sou grato por Deus, meu Senhor, que a cada tropeço me levanta, assim como uma árvore linda um dia já foi uma planta, tudo começando de baixo, começando aos poucos, plantando a felicidade, mas sem colocar pesadelos nos sonhos dos outros, um guerreiro compreende tudo à sua volta, o desejo de errar não mais existe, somente a paz o interessa, o desejo de viver me faz feliz, mas viver calmo, sem muita pressa, apreciando o sorriso do mendigo que pouco tem, apreciando o olhar do idoso que já viveu bastante, e admirando o olhar de um bebe que tem muito a aprender, acho que nesse mundo não passo de um zé alguém, o qual não sabe pra onde ir, mas deseja um lugar melhor, onde possa ouvir os pássaros cantando, e um belo por do sol à brilhar

Respeitemos aos idosos

O idoso é aquele ser que está prestes a nascer de novo!
Em seu rosto, cada marca que traz, revela uma estrada percorrida;
Uma alegria, um sofrimento, um filho criado, um neto formado...
O idoso é uma árvore de sabedoria e bondade;
É aquele que sabe lhe acarinhar diante suas necessidades.
É aquele que vai lhe dizer:
_ Não siga por esse caminho, você não se dará bem! Eu já vivi isso!
É uma fonte de vida inesgotável embora muitos pensem o contrário.
O idoso é aquele ser que está mais próximo de Deus, assim como as crianças!
Ele tem sempre boas histórias para contar.
Viveu em épocas melhores, ou piores...
Época de boas colheitas, nazismo ou ditadura...
Ele saiu vivo e ficou para a semente, sempre dando bons frutos.
Se não houver mais idosos em nosso planeta
É sinal de que o ser humano não está vivendo nada bem!
Mas graças a Deus teremos muitas cabecinhas brancas e floridas
Para nos contagiar de alegria e paz.

Como é bom e tranquilo ser solteiro (a), pobre e idoso (a), por que quem vem à nós e o nosso reino, é porque realmente nos amam e querem ficar conosco, sem qualquer outro interesse a não ser a felicidade de amar e ser amado (a).

"Não tenho medo de ficar idoso, tenho medo de envelhecer."

Em meio a tantos rostos e fisionomias um semblante me chamou a atenção;
um idoso cheio de rugas, com pouca vida aparente e muita vida na memória.

Fitava-me com o olhar de criança sábia, a idade pesava no corpo mas aqueles olhos transpareciam juventude, olhar de quem é capaz de apreciar com muita calma a dimensão de um tempo ilusório.
A certeza da morte iminente só aumentava o tamanho de seus dias que eram lúcidos e intensos, ele vivia o presente de tal maneira que sua existência era plena e infinita a cada instante. Sua alma emanava energia branda, reflexo da leveza de uma consciência tranquila.
Os anos enalteceram sua sabedoria a tal ponto, que aquele senhor não precisou sussurrar nenhuma palavra, para me narrar toda a beleza de uma vida!

A forma como tratamos as pessoas
determina nosso caráter.
Um boa tarde a um idoso, a retribuição de um sorriso,
uma resposta positiva a quem pede um conselho,
um elogio de estímulo...nos ensinam que todos somos
iguais e merecedores de atenção além de, apressar
nosso desenvolvimento como seres que aqui viemos
para aprender lições de humildade e honradez.

É o teu alguém que acontece em mim como se não tivesse acontecido nada. É o idoso que vou sendo cada vez que a idade celebra mais um ano. É despertar com os teus sorrisos os sorrisos que ainda não ousas. São antídotos fora do alcance da fala. São botões de emergência preguiçosos. São braços entrelançados no peito.