Ídolos
Quais são alguns ídolos do mundo corporativo, por exemplo? Dinheiro e poder certamente estão no topo da lista. Mas não nos esqueçamos de que um ídolo é algo bom que transformamos em algo supremo. Lucros e influência corporativa, se administrados com sabedoria, são meios saudáveis para um fim benéfico. São vitais para a criação de produtos novos e úteis aos clientes, oferecendo um retorno adequado ao dinheiro dos investidores e pagando bem aos funcionários pelo trabalho que fazem. Da mesma forma, o salário é uma recompensa adequada aos esforços feitos por alguém e é necessário ao sustento da pessoa e sua família. Mas ele não é nossa identidade, nossa salvação, nem mesmo nossa fonte de segurança e consolo.
Quando colocamos nossa esperança em um ídolo, estamos dizendo a nós mesmos: "Se eu tivesse aquilo, tudo seria perfeito; só assim minha vida teria valor'. Ora, se alguma coisa é nossa 'salvação", temos de tê-la, portanto ela se torna inegociável. Se as circunstâncias ameaçam tirá-la de nós, ficamos paralisados por um medo incontrolável; se algo ou alguém a tira de nós, ardemos de ódio e lutamos contra a sensação de desespero.
Tudo que afasta nosso coração de Deus deve ser abandonado. O dinheiro é o ídolo de muitos. O amor ao dinheiro e o desejo de possuir riquezas são a corrente de ouro que os prende a Satanás. Há outros que idolatram a fama e a honra humana. A vida de comodidade egoísta e sem responsabilidades também funciona como um ídolo para outras pessoas. Mas essas amarras que escravizam devem ser cortadas. Não podemos ser metade do Senhor e metade do mundo. Não somos filhos de Deus a menos que o sejamos completa e inteiramente.
E eu não vim pra disputar quem que tem mais ou menos fã
Meu ídolo não tem Facebook nem Instagram (...)
Nessa guerra de hype, cegos pelo ego
Foge, porque é aí que a bomba explode
Se afogando nos likes dentro do calabouço
Eles despreza belas obras e segue o falso esboço
Evoluir sem abandonar os ídolos e os mitos é quase impossível. Mas sempre é bom pensar: Enquanto não nos sentirmos plenos sempre seremos escravos. São João nos revela que podemos ter - plenitude e graça:
“Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça.” (João 1.16)
Deus primeiro proibiu ter ídolos, em seguida ter imagens desses ídolos, não disse que toda imagem é de ídolo. Se fosse assim Ele não teria mando fazer imagens, muitos menos escrever na Bíblia!
Segue dois exemplos:
Êxodo 25,18 Farás dois querubins de ouro; nas duas extremidades da tampa da Arca da Aliança..
Êxodo 37,9 Os querubins, com as faces voltadas um para o outro...
O que é um ídolo? A idolatria é a ideia de um deus falso no lugar do Deus verdadeiro. Pode ser qualquer coisa que nos afasta de Jesus. Uma pessoa, um vício, a vaidade, o apego às coisas materiais, como o dinheiro ou o sexo, entre outros. Na religião, ao invés dos santos que nos une a Jesus, é proposto um outro como divino no lugar de Jesus, como é no Budismo em que o divino é Buda e assim é no Islamismo, Hinduísmo etc.
Deus proibiu ter ídolos e ter imagens desses ídolos, nunca disse que toda imagem é de ídolos. Se fosse assim, o próprio Deus não teria mando fazer imagem alguma como está na Bíblia.
Desde os tempos de Zico, o eterno ídolo que encantou multidões com sua habilidade e carisma, até os dias atuais, o Flamengo sempre carregou a chama da esperança e da vitória. Cada partida é uma celebração de cores e sons, onde o vermelho e o preto se misturam em uma dança vibrante nas arquibancadas.
Vivemos sob a tirania das aparências, moldando nossos pensamentos com ídolos e signos incutidos pela mídia contemporânea.
MARADONA
Nos gramados foi lendário
Ídolo do futebol.
Porém abusou do álcool
De drogas foi usuário.
No Boca, extraordinário!
Na Copa, os dribles seus
Entortavam europeus.
Hoje fecha-se a cortina
Ele deixa a Argentina
Pra jogar bola com Deus.
Portugal não é um país de cristianismo! Mas é um país de ídolos. É um país de Idolatria! Vem para o Senhor Portugal! Aí se tu viesses! Como seria grande a tua paz!
Podemos seguir as modas do mundo, seguir nossos ídolos e cada um dizer que tem a sua verdade, mas, na fronteira da vida, a única verdade a ser seguida é a alma que se Une a Deus na Eternidade!