Ideias
Sou a metamorfose. Metamorfose das idéias, de comportamento, de frases e efeitos. Sou tudo o que eu qero ser no instante agora. Descarto o que nao me convém e 'me apego facilmente ao que desperta o meu desejo' faço de cada dia o melhor.
Amo a vida, amo viver, amo cada detalhe que me faz sentir a vibração positiva dos dias. A vibração negativa? A ignoro. Passo por cima e se duvidar, transformo-a no que seja positivo.
Esse é meu lema, viver sempre intensamente bem. O proximo tombo sempre vai ser pior do que o ultimo, viver de otimismo é melhor do qe viver sem nada.
Não sou contra o desenvolvimento, muito pelo contrário, sou contra as ideias, promessas e leis que não saem do PAPEL!
É fiquei aqui parado esperando elas,mas nada delas chegarem ! Onde andam ideias,cade vocês palavras que não saem da mente,quem dirá do coração ..
não consigo não pensar, não escrever, não expor. tenho milhões de ideias a mil dentro de mim. elas não param. passam de um lado para o outro da cabeça e só sossegam quando ganham vida no papel. elas querem ser registradas para sempre em algum lugar, não importa qual seja. elas querem permanecer, querem ficar. querem ser 'pra sempre'..assim como todo aquele sentimento bom que fica dentro da gente, meio de cantinho, quietinho. que uma hora ou outra se mostra, às vezes se mostra demais, fica metido a sabe tudo e não quer ir embora e ninguém quer que vá embora. fica bonito. fica. fica. irradia e fica. alguns dizem que ele tem o poder de acender a luz da alma, assim mostra o caminho no escuro, outros dizem que o que brilha mesmo são os olhos, outros o sorriso, enfim pelo que me parece o negocio é pura luz. dizem que aquece no frio e no calor. dizem que é puro e se for, é amor.
B.
E nesta valsa bailão ideias e ideologias, e aquele que pouco sabes de sua própria existência jamais entenderá a magia!
Doque adianta ter a cabeça cheias de idéias se a alma é vazia, melhor do que nascer é aprender a viver, coisa que muitos ainda não sabem, tenho tudo o que posso mas não tenho o que quero, tenho vontade de lutar e não encontro forças, vontade de chegar longe e não sair do lugar.
Eu não tenho sonhos, só lampejos de idéias.
De vez em quando esse lampejo encontra a uma oportunidade.
Eles se namoram e as coisas acontecem.
E o calor amarelado quase que vermelho pingando de seu rosto... como de supetão as idéias dão as mãos e fazem um círculo em forma de neve... mas como se agora a pouco estava tão quente e fervendo. O frio... ah o frio congela quem escreve e escuta o silêncio dos flocos de neve como se fossem renda aqui no nordeste. Mais agora eles ganham cores, infinitas cores iguaizinhas as estrelas do céu e tem um cintilamento sem igual.
Já faz certo tempo que eu não consigo ordenar as ideias, não consigo fechar os olhos e me desligar do mundo. A verdade é que o tempo passou e, levou com ele, tudo o que eu queria que ainda estivesse aqui.
Idéias, valores, sabedoria, todas adquiridas e para quê? Se o homem não me deixa evoluir. E 'ter' tem mais valor que 'construir'.
O dia que as pessoas aprenderem que relacionamento é quando duas pessoas se unem para somar ideias, compatilharem das mesmas vontades e crescerem juntas, quem sabe assim alcançarão o verdadeiro Amor.
Que geralmente retoma a tese, sintetizando as idéias gerais do texto ou propondo soluções para o problema discutido. Mais raramente, a conclusão pode vir na forma de interrogação ou representada por um elemento-surpresa. No caso da interrogação, ela é meramente retórica e deve já ter sido respondida pelo texto. O elemento surpresa consiste quase sempre em uma citação científica, filosófica ou literária, em uma formulação irônica ou em uma idéia reveladora que surpreenda o leitor e, ao mesmo tempo, dê novos significados ao texto.
Que o teatro seja uma forma alternativa de ensino e aprendizagem, é inegável. A escola sempre teve muito a aprender com o teatro, assim como este, de certa forma, e em linguagem própria, complementa o trabalho de gerações de educadores, preocupados com a formação plena do ser humano. (conclusão)
Quisera as aulas também pudessem ter o encanto do teatro: a riqueza dos cenários, o cuidado com os figurinos, o envolvimento da música, o brilho da iluminação, a perfeição do texto e a vibração do público. Vamos ao teatro! (elemento-supresa)
(Teatro e escola: o papel do educador: Ciley Cleto, professora de Português).
Atenção: a linguagem do texto dissertativo-argumentativo costuma ser impessoal, objetiva e denotativa. Mais raramente, entretanto, há a combinação da objetividade com recursos poéticos, como metáforas e alegorias. Predominam formas verbais no presente do indicativo e emprega-se o padrão culto e formal da língua.
O Parágrafo
Além da estrutura global do texto dissertativo-argumentativo, é importante conhecer a estrutura de uma de suas unidades básicas: o parágrafo.
Parágrafo é uma unidade de texto organizada em torno de uma idéia-núcleo, que é desenvolvida por idéias secundárias. O parágrafo pode ser formado por uma ou mais frases, sendo seu tamanho variável. No texto dissertativo-argumentativo, os parágrafos devem estar todos relacionados com a tese ou idéia principal do texto, geralmente apresentada na introdução.
Embora existam diferentes formas de organização de parágrafos, os textos dissertativo-argumentativos e alguns gêneros jornalísticos apresentam uma estrutura-padrão. Essa estrutura consiste em três partes: a idéia-núcleo, as idéias secundárias (que desenvolvem a idéia-núcleo), a conclusão. Em parágrafos curtos, é raro haver conclusão.
A seguir, apresentarei um espelho de correção de redação. A faixa de valores dos itens analisados sofre alteração a cada concurso, os aspectos macroestruturais e microestruturais são variáveis na maneira como são expostos. No entanto, os espelhos não fogem ao padrão pré-determinado.
ESPELHO DA AVALIAÇÃO DA PROVA DISCURSIVA - MODELO CESPE/UnB
Estou confuso,
Não consigo parar e colocar minhas ideias em ordem,
Quero fazer uma coisa,
Mas ao mesmo tempo não sei se é o certo.
Não quero mais sofrer por coisas desnecessárias,
Não quero chorar em vão,
Uma parte de mim quer arriscar,
Outra parte quer escapar.
Pássaros ultrapassam meu caminho,
Rios de sangue percorrem o meu ser,
Sinto que minha cabeça é uma bomba-relógio,
Que está preste a explodir.
Uma parte de mim quer acordar,
Outra quer continuar dormindo,
Para não acordar e ver,
Estes problemas que tanto me aflige.
Não sei se é o certo desistir,
Não sei se devo persistir,
Sinto que minhas forças estão acabando,
E que não conseguirei abraçar o meu destino.
Uma parte de mim quer viver,
Outra parte quer morrer,
Para esquecer estes destroços de vida,
Que formam um quebra-cabeça confuso,
Para esquecer estes estilhaços de sentimentos,
Que me enlouquecem sem ao menos...
Existir.