Ideias
Umas das maiores motivações para seguir criando novas idéias, é ver as antigas sendo abertamente copiadas. Isso apenas mostra o quão boas foram e o quanto melhor podemos fazer!
Como cangurus, as idéias pulam de um campo ao outro, numa velocidade de gato. Traiçoeiras de tão ágeis!
Todo idiota é inteligente apenas para defender as ideias alheias por reconhecer que é burro o bastante para não ter suas próprias ideias.
A inteligência vem a partir da construção de ideias por meio de palavras, pensamentos, e o próprio agir.
Não abro mão de um momento só meu, para colocar as idéias em ordem e para ponderar sobre o que realmente importa pra mim.
Acorda com a cabeça pesada e o corpo cansado,
Senta na beirada da cama pra pôr as ideias no lugar.
Levanta devagar e calça os chinelos,
Vai tropeçando até o banheiro,
Se olha no espelho.
Pelo que podia enxergar:
Cabelos desgrenhados,
Rosto amassado,
Inchado e feio.
Talvez fosse menos doloroso se não pudesse vê-lo.
Reprime um choro.
Escova os dentes e sai dali rapidamente.
Na cozinha seu reflexo está em todos os lugares:
Nos vidros da janela,
Nas colheres,
E até no brilho da panela
Que desejou não saber lavar tão bem.
Mais um talento inútil
Daqueles que todo mundo tem.
No reflexo da geladeira pôde ver
Seu corpo torto,
Roupas desalinhadas,
Amassadas...
Um aspecto doentio e feio.
Passa a manteiga no pão e sai dali rapidamente.
Livre de reflexos, na sala, poderia finalmente descansar.
Ligou então a televisão pra se distrair.
Doce ilusão.
Pessoas bonitas à exaustão.
Perdeu a fome.
Se entregou.
O desânimo venceu.
Era na escuridão, no mais profundo silêncio, que suas ideias fluíam, pois era como se as imagens saíssem da cabeça, e os sons, do ouvido, preenchendo então, de imaginação, aquele lugar.
"Forças mórbidas
Idéias desastradas
Fetiches fulos
Frases clichês
Dias repetitivos
Cores desbotadas
Músicas desafinadas
Poema torto
Versos xucros
Mente velha
Coração retrô
E todos dos detalhes
De uma vida pacata
De um mês sem graça
Nos olhos de quem nos veem
E ainda dizem
Que esnobamos a vida
Porque por mais que ela seja
Nessa forma torta
Ainda sorrimos diante de todos os defeitos
E achamos lindo a graça
Dessa vida sem graça
Pois temos a felicidade amor
de viver em nosso canto
As coisas simples
De todo nosso amor
Pois com você meu amor
Na vista dos outros
O que é feio e sem gosto
Para mim
Se torna do mais perfeito e bom gosto
com o simples toque do seu amor"
Sejamos todos evolução
Não podemos desprezar a força das ideias, não podemos desprezar a força de um povo, não se pode negar o direito de sonhar das pessoas. De tempos em tempos, vivemos momentos de pacificação e de revoluções no mundo, mas o mais importante é que a história nos mostra que é necessário para a evolução das pessoas e de um país. No Brasil não é diferente, somos um país jovem, considerado um adolescente se comparado há países europeus, por isso não seria justo comparar tais lugares, pois ainda devemos passar por muita coisa para nos considerarmos um gigante amadurecido.
Temos algumas cidades com quinhentos outras com trezentos, poucas com cem, e muitas, mas muitas com menos de cem anos ou talvez metade disso. Por isso comparações com cidades milenares é absurda, mas é feita devida a evolução que atingimos e a velocidade com que as informações chegam até nós. Mas a evolução das cidades não se dá apenas pela sua estrutura, seu desenvolvimento industrial, mas sim pela evolução mental da sua população, pela liberdade de pensamento e de expressão nela contida. Antes de criticarmos a cidade devemos criticar a nossa “própria” estrutura.
Um povo deve ser medido pela sua cultura e não pelo tamanho de seus prédios, devemos sempre nos perguntar o que fazer para melhorarmos, nesse exato momento convido a se perguntar, quantos eventos culturais existem na sua cidade, quais são o apoio, os projetos nesta área, teatro, musica, feira do livro, artes plásticas em geral, ou nada vem sendo feito. Pergunto em quantas destas atividades você como pessoa esta envolvida?
A resposta creio, que seja a mesma de todas as pessoas, não temos tempo, preciso pagar as contas, tem que se correr atrás do dinheiro, então como criticar quem está no poder e nada faz, se nós como pessoas não fazemos por merecer?
Criticamos governantes por fazerem pouco caso da educação, da saúde, da segurança, da cultura, mas analisando de uma forma coerente, também não fazemos o mesmo ao não nos envolvermos, ao escolher apenas assistir o que acontece no país? Que direito temos de exigir quando não exigimos de nós mesmos, talvez todos e não somente os políticos, devessem dar um passo a mais para a evolução do país, a revolução da cultura, da educação, uma onda arrasadora que nos lava-se de toda hipocrisia e fizesse com que fossemos visto com outros olhos perante o mundo.
Mas para isso acontecer é necessário mais que uma ideia, mais que uma conversa de bar, uma corrente na internet, é necessário agir, sair da inércia e se levantar, fazer com que as vozes sejam o martelo que derruba os pilares corroídos de uma sociedade. E que sejam as mesmas vozes que ajudem a construir bases sólidas, abrindo uma nova perspectiva de sociedade, que se importe, evoluída intelectualmente, não dependente de opiniões obscuras e de interesses.
Pode ser um processo doloroso, que leve tempo para se tornar real, mas tem que ser feito, devemos todos estar cientes desta transição, pois se hoje respiramos a poluição de fabricas e palavras, também temos o direito de respirar a esperança e a cultura de uma nação.
Sejamos todos a mudança, a diferença e a esperança que tanto almejamos, e tudo será tão natural que não seremos lembrados por uma ou duas coisas, mas sim por ser um país multicultural.
O que veste minhas ideias
Quem me conhece, seja a fio ou a primeira vista, confirma que não abro mão de um certo acessório. É de se estranhar me ver na rua sem algo cobrindo minha cabeça, prendendo minhas ideias.
O apego as toucas talvez tenha vindo do frio do interior de São Paulo. Confesso que não sei ao certo quando surgiu minha afeição por bonés, , mas sei precisar quando surgiu a paixão por chapéus. Na falta de possibilidade do uso do boné e da touca. Passei a usar chapéu quando o boné ou a touca eram marginalizados, censurados, proibidos. Usava boné com roupas casuais, toucas com roupas de frio e chapéu para a formalidade do esporte fino. Me recordo, saudoso, do primeiro boné e do primeiro chapéu. O boné amarelo me dava personalidade. O chapéu que ganhei de um amigo no dia de meu aniversário de vinte e quatro anos me deixava mais velho (adora parecer mais velho quando usava ele com a barba grande).
Era bem fácil causar espanto entre os que me conheciam quando aparecia sem um dos acessórios amigos. Por vezes me deparei com a expressão “que milagre tu sem boné” ou ainda “cadê o chapéu?”. De fato, não gostava de sair á rua com minhas ideias “nuas”. Os adereços vestiam meus pensamentos e os continha presos e comportados enquanto praticava meu direito de ir e vir.
Algumas vezes ousava, saía com meus sentimentos pelados, com minhas ideias e pensamentos despidos. Mas não demorava muito já estava eu os privando de novo.
Lugar de deixar ideia desprovida de vestimenta é em casa. A praia de nudismo dos meus pensamentos, ideias e sentimentos é no litoral sul do meu quarto.
Nas ruas me protejo de mim mesmo. Nada saí de minha cabeça. Os acessórios são os vigilantes, as grades, o porteiro de escola infantil que não deixa ninguém sair sem autorização formal do pai. Nas ruas só deixo entrar em minha cuca o que quero. Uma vez guardado, processo, educo, alfabetizo. Para que, quando me deite para dormir, possa mergulhar junto com eles no fundo do meu quarto.
Quanto a esse corpo, sagrado templo das idéias, tentação das loucuras e fardo pesado dos incrédulos, descansa-o ao lado de qualquer homem, pois destes não sou nenhum pouco melhor. - fragmento do livro: O jovem da rua 4
Ficava sozinha, trabalhando com as próprias idéias, lendo as próprias entrelinhas. Prisioneira dos próprios sonhos, uma alma leve sendo levada pelo vento.
- Relacionados
- Positividade
- Frases de sucesso que vão te inspirar a crescer
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- Pôr do sol: frases curtas com ideias perfeitas para suas fotos
- Principais Ideias de Karl Marx
- Pensamentos de Heraclito: principais ideias e lições
- Mentes Grandes Discutem Ideias