Ideias
Não peço que gostem de mim,mesmo que as idéias, atitudes e pensamentos tenham 10.000 KM de distância, simplismente me respeite.
Procure se interessar, assim surgirão ideias: Mesmo que os problemas sejam muito difíceis, tentando-se solucionar com entusiasmo aparecerão meios para resolvê-los.
A infancia é mais do que uma ótima parte da vida, é um lapso de ideias em progressiva ascenssão, que cada vez é mais retarda por esteriótipos, modinhas e televisão...
Sou um cogitador de ideias, mais não tenho medo de falar por errar. Tenho medo de não conseguir as palavras certas.
Criticar um filme é fácil, dífícil é apenas esperar as idéias surgirem, criá-las e expô-las ao mundo para apreciação e debate.
Já faz certo tempo que eu não consigo ordenar as ideias, não consigo fechar os olhos e me desligar do mundo. A verdade é que o tempo passou e, levou com ele, tudo o que eu queria que ainda estivesse aqui.
Idéias, valores, sabedoria, todas adquiridas e para quê? Se o homem não me deixa evoluir. E 'ter' tem mais valor que 'construir'.
O dia que as pessoas aprenderem que relacionamento é quando duas pessoas se unem para somar ideias, compatilharem das mesmas vontades e crescerem juntas, quem sabe assim alcançarão o verdadeiro Amor.
Que geralmente retoma a tese, sintetizando as idéias gerais do texto ou propondo soluções para o problema discutido. Mais raramente, a conclusão pode vir na forma de interrogação ou representada por um elemento-surpresa. No caso da interrogação, ela é meramente retórica e deve já ter sido respondida pelo texto. O elemento surpresa consiste quase sempre em uma citação científica, filosófica ou literária, em uma formulação irônica ou em uma idéia reveladora que surpreenda o leitor e, ao mesmo tempo, dê novos significados ao texto.
Que o teatro seja uma forma alternativa de ensino e aprendizagem, é inegável. A escola sempre teve muito a aprender com o teatro, assim como este, de certa forma, e em linguagem própria, complementa o trabalho de gerações de educadores, preocupados com a formação plena do ser humano. (conclusão)
Quisera as aulas também pudessem ter o encanto do teatro: a riqueza dos cenários, o cuidado com os figurinos, o envolvimento da música, o brilho da iluminação, a perfeição do texto e a vibração do público. Vamos ao teatro! (elemento-supresa)
(Teatro e escola: o papel do educador: Ciley Cleto, professora de Português).
Atenção: a linguagem do texto dissertativo-argumentativo costuma ser impessoal, objetiva e denotativa. Mais raramente, entretanto, há a combinação da objetividade com recursos poéticos, como metáforas e alegorias. Predominam formas verbais no presente do indicativo e emprega-se o padrão culto e formal da língua.
O Parágrafo
Além da estrutura global do texto dissertativo-argumentativo, é importante conhecer a estrutura de uma de suas unidades básicas: o parágrafo.
Parágrafo é uma unidade de texto organizada em torno de uma idéia-núcleo, que é desenvolvida por idéias secundárias. O parágrafo pode ser formado por uma ou mais frases, sendo seu tamanho variável. No texto dissertativo-argumentativo, os parágrafos devem estar todos relacionados com a tese ou idéia principal do texto, geralmente apresentada na introdução.
Embora existam diferentes formas de organização de parágrafos, os textos dissertativo-argumentativos e alguns gêneros jornalísticos apresentam uma estrutura-padrão. Essa estrutura consiste em três partes: a idéia-núcleo, as idéias secundárias (que desenvolvem a idéia-núcleo), a conclusão. Em parágrafos curtos, é raro haver conclusão.
A seguir, apresentarei um espelho de correção de redação. A faixa de valores dos itens analisados sofre alteração a cada concurso, os aspectos macroestruturais e microestruturais são variáveis na maneira como são expostos. No entanto, os espelhos não fogem ao padrão pré-determinado.
ESPELHO DA AVALIAÇÃO DA PROVA DISCURSIVA - MODELO CESPE/UnB
O branco do papel
Acordei hoje com uma enorme vontade de escrever. Escrever sobre tudo. As idéias fervilhavam em minha mente com tanta velocidade que os meus gestos não acompanhavam.
Há uma vida com tantas experiências, uma gama de acontecimentos comuns, incomuns, pitorescos. Há sonhos que foram vividos e que estão por se viver.
Há personagens, idéias, desejos, acontecimentos e cenas que podem ser transcritas para o papel com muito bom humor.
Acordei hoje com uma enorme vontade de escrever, mas cadê?
Olho para o branco do papel que me afronta e não consigo delinear uma linha sequer.
Olho para o branco do papel e penso em fazer um origami, mas lembrei-me, de repente, que não aprendi esta milenar arte japonesa.
Olho para o branco do papel e sei que nenhum sabão o faria tão branco.
Olho para o branco do papel e penso que o reciclado é nobre em sua função de reaproveitamento, mas por isso não é tão branco.
O branco do papel me afronta.
Quero compartilhar o meu amor pela escrita, quero compartilhar pensamentos transformados em frases, mas o branco do papel me afronta.
Penso que talvez não seja o branco do papel, mas o branco da minha massa cinzenta é que esteja rindo-se de mim em afronta.
Quero jogar fora o papel branco que me afronta, mas não posso porque não devo desperdiçar. Ele continua branco, vou guardar. Lembro-me também que não posso amassá-lo porque é virtual, assim como o lápis que são, na verdade, meus dedos coordenando a ordem das letras e formando palavras.
O branco do papel continua tão branco no fundo com letras negras em linhas retas. As letras contam experiências, sonhos, desejos, virtudes e faltas.
As letras contam pessoas, amizades e borram o branco do papel com vida.
O branco do papel continuará sempre, se escrevermos, ao fundo; se não escrevermos em sua totalidade. Mas não escrever é não deixar uma estória e não ser.
Lucia Carmen Peixoto Fonseca
E nada matava a fome, porque o buraco não era no estômago, era na loucura que rondava as idéias e suas implicações.
Sou alguém cheio de sonhos, vontades, manias, ideias, ideais, confusões, ambições... Mas sou alguém que não tem ninguém.
Às vezes me perco nos meus próprios sentimentos, nas minhas próprias idéias e no tempo.
E eu acho que se perder é o melhor caminho para se encontrar e entender as coisas.
Onde vou parar ...
Quero inversão de papéis!
Seja eu e me deixe ser você.
Troquemos as ideias
Troquemos o paladar, a língua ...
Deixe o sangue fluir
O amor brotar
Que borbulhe as alegria
Não seja efêmera a felicidade.
Se deleite os sentimentos
Pois nublados já és a Lua que semeia na noite.
Que clareie o dia e estenda pelos nossos dias
Sorrisos doces como esse belo dia!