Ideia de Estado
Um dia um homem teve a brilhante idéia de transformar palavras em amor e do maior peso ou dor o seu melhor anestésico.
"Como podeis vós comprar ou vender o céu, o calor, a terra? A Idéia nos parece estranha.
Se nós possuímos a frescura do ar e os espelhamentos da água, de que maneira poderá V. Excia. comprá-los?
Cada pedaço desta terra é sagrado para meu povo. Cada espinho luminoso do pinheiro, cada rio areento, cada bruma nos bosques, cada clareira, cada zoeira de insetos é sagrado na lembrança e na vivência de meu povo. A seiva que corre nas árvores lembra meu povo.
Os mortos dos homens brancos esquecem onde nasceram, já que vão passear dentre as estrelas.
Nossos mortos jamais esquecem esta terra magnífica, pois, ela é a mãe do homem vermelho. Nós somos uma parte da terra e ela faz parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia, são nossos irmãos. As cristas rochosas, os aromas das pradarias, o calor de nossos cavalos e o homem – todos são da mesma família.
Assim, o Grande Chefe de Washington, mandando dizer que quer comprar nossa terra, ele está pedindo demais a nós. Manda o Grande Chefe dizer que nos reservará lugares onde poderemos viver, confortavelmente entre nós. Ele será nosso pai e, nós, seus filhos. Pensaremos, portanto, na vossa oferta de comprar nossa terra. Mas, não será fácil. Pois, esta terra, para nós, é sagrada.
A água cintilante que corre nos riachos e rios não é só água, mas também, o sangue de nossos ancestrais. Se nós vendermos a terra, vós direis a seus filhos que ela é sagrada e que, cada reflexo das águas claras dos lagos fala dos fatos e das lembranças dentro da vida de meu povo. O murmúrio da água é a voz do pai do meu pai.
Os rios são nossos irmãos. Eles saciam nossa sede. Os rios levam nossas canoas e nutrem nossos filhos. Se nós vendermos nossa terra, vós deveis vos lembrar e ensinar a seus filhos que os rios são nossos irmãos e os vossos, e vós deveis doravante dar aos rios a ternura que mostrais para um irmão.
Sabemos que o homem branco não entende de nossos costumes. Um pedaço de terra parece, a ele, o pedaço da terra vizinho, pois é um estranho que chega, às escuras, e se apossa da terra de que tem necessidade.
A terra não é sua irmã, mas sua inimiga, e uma vez conquistada, o homem branco vai mais longe. Ele abandona o jazigo de seus avós e isso não o aborrece. Ele tira a terra de seus filhos, e isso não o aborrece. O túmulo de seus avós e o patrimônio de seus filhos caem no esquecimento. Ele trata sua mãe, a terra, e seu irmão, o céu, como mercadorias de comprar, a pilhar, a vender como carneiros ou pérolas brilhantes. Seu apetite arrasará a terra e não deixará nela mais que um deserto.
Não sei, nossos costumes são diferentes dos vossos. As imagens de vossas cidades faz mal aos olhos do homem vermelho. Mas, talvez isso pode ser porque o homem vermelho é um selvagem e não entende.
Não há mais lugar calmo nas cidades do homem branco. Não há lugar para ouvir as folhas caindo na primavera, ou para ouvir a zoeira das asas de um inseto. Mas, talvez, isso pode ser porque sou um selvagem e não compreendo. A barulheira parece estourar os ouvidos. E que interesse tem-se em viver se o homem não pode ouvir o grito solitário do corvo noturno ou o coaxar das rãs ao redor de um acude, à noite? Eu sou vermelho, e não entendo. O Índio prefere o doce barulho do vento, lançando-se como uma flecha sobre o espelho de um lago, e o aroma do vento, dele mesmo, molhado pela chuva do dia, ou perfumado pelo pinheiro mando.
O ar é precioso ao homem vermelho, pois todas as coisas participam do mesmo sopro – o animal, a árvore, o homem, eles dividem, todos, o mesmo sopro. O homem branco parece não lembrar do ar que respira. Mas se nós vendermos nossa terra, vós deveis vos lembrar que o ar nos é precioso e que o ar dá seu espírito a todos que ele faz viver. O vento, que deu a nosso avô o primeiro fôlego, recebeu, também, seu último suspiro. E se nós vendermos nossa terra, vós deveis separá-la e a ter como sagrada, como um lugar onde até mesmo o homem branco poderá sentir o vento, adoçado pelas flores dos pinheiros.
Nós pensaremos, portanto, na vossa oferta de comprar nossas terras. Mas, se decidirmos aceitá-la, eu porei uma condição: o homem branco deve tratar os animais selvagens como irmãos.
Eu sou um selvagem e não conheço outra maneira de viver. Vi mais de mil bisontes apodrecendo nos campos, abandonados pelo homem branco, que os abateu de um trem que passava. Eu sou um selvagem que não compreende como o "cavalo de ferro", largando fumaça, pode ser mais importante que o bisonte que nós matamos só para viver.
O que é o homem sem os animais? Se todos os animais desaparecerem, o homem morrerá dentro de uma grande solidão. Assim, o que aconteceu com os animais, acontecerá, brevemente aos homens. Todas as coisas dependem uma das outras.
Vós deveis ensinar a seus filhos que o chão que eles pisam é feito das cinzas de nossos avós. Dizei a vossos filhos, para que eles respeitem a terra, que ela foi enriquecida pelas vidas de nossa raça. Ensinai a vossos filhos aquilo que ensinamos aos nossos: que a terra é nossa mãe. Tudo que acontecer a à terra, acontecerá aos filhos da terra. Se os homens cospem no chão eles cospem sobre eles mesmos. Ao menos, sabemos isto: a terra não é do homem; o homem pertence à terra. Isto, nós sabemos. Todas as coisas são como o sangue que une a mesma família. Todas as coisas são dependentes. Tudo aquilo que acontece à terra, acontece ao filho da terra. Não foi o homem que teceu a teia de sua vida; ele não passa de um fio dessa teia. Tudo o que ele fizer para essa teia, ele o faz para si mesmo.
Mesmo o homem branco, com quem Deus passeia e conversa como dois amigos em comuns, não pode fugir do destino comum. Depois de tudo, nós, talvez, sejamos irmãos. Veremos. Há uma coisa que sabemos, e que o homem branco descobrirá, talvez um dia: é que nosso Deus é o mesmo Deus. Podeis pensar, agora, em possuir a nossa terra como quereis; mas vós não podereis. É o Deus do homem, e sua piedade é igual para o homem vermelho e branco.
Esta terra lhe é preciosa, e danificá-la é acumular de desprezo seu Criador. Os brancos também desaparecerão; talvez mais cedo que todas as outras tribos. Contaminai vosso leito, e vós sereis sufocados, numa noite, nos vossos próprios detritos.
Morrendo, vós tereis um brilho esplendoroso, ardente, com a força do Deus que vos trouxe até esta terra e que, em virtude de qualquer propósito determinado, voz fez dominar esta terra e o homem vermelho. Esse destino é um mistério para nós, pois não entendemos porque os bisontes são massacrados, os cavalos selvagens são domados, os refúgios das florestas impregnam-se da fumaça de muitos homens, e a vista das colinas floridas manchadas pelos fios que por elas passam.
Onde estão as noites? Desaparecidas. Onde a águia? Desaparecida. O fim da vida é o início da sobrevivência."
(Tradução de Júlio Geraldo Andrade Arantes)
[Carta do Cacique Seatle ao presidente dos Estados Unidos, Franklin Pierce – 1854]
Derrota nos permite poupar anos de ilusão em torno da idéia de que somos bons e podemos continuar assim
Minha história é complicada assim como eu, tem gente que entende, tem gente que não e nem faz ideia.
A ideia de mundo subjetivo fez de nós um bando de sardinhas enlatadas, que precisa viver do mesmo jeito, basear-se nos mesmos exemplos, ser idêntico em seu caminhar. Mas eu não quero ser feliz como todo mundo. Eu quero ser feliz de verdade.
As pessoas inteligentes mudam de ideia constantemente. Isso significa que elas pensam. E quando a gente pensa, novas ideias surgem. Novas opiniões. Diferente daqueles que não mudam nunca de opinião. Aqueles que não costumam pensar.
A coisa mais divina que há no mundo, é viver cada segundo como nunca mais? Essa ideia de viver o presente esta matando os adolescentes... porque eles entende errado e vão ate o seus limites. Bebem ate cair, danças ate as pernas não aguentar mais.. pensando que vão morrer amanhã, de tanto medo de morrer amanhã, que acabam se matando hoje.
A teoria do "acaso" é apenas uma tola ideia do homem, em sua tentativa obcecada de poder dar uma explicação para aquilo que não consegue compreender
- meu conselho e ajuda é como um cordão bilical que só nutri, minha palavra é gota, de idéia tenho mar.
Às vezes uma idéia simples no momento certo faz mais diferença que um plano minuciosamente elaborado!
Compaixão não é apenas um pensamento, uma mera ideia; compaixão é uma profunda mudança de valores, uma reviravolta interna-- quando somos incomodados e compelidos a ajudar imediatamente alguém que está sofrendo, agonizando-- não importando a distância, nem os obstáculos para ajudar o nosso próximo.
Tem ideia de como é doloroso, e torturador. Não ser correspondido.
Existem inúmeras dores, e não julgue alguém por simplesmente reclamar que está doendo demais por dentro. Há pessoas que lidam com a dor física melhor, e com a dor emocional se perde em lágrimas. Há pessoas que preferem tomar um tiro, ao invés de se machucar emocionalmente. Cada pessoa tem seu ponto fraco, algumas a dor física, outras a emocional, há algumas que nenhum nem outro, ou as duas.
Então antes de tudo saiba como dar amor as pessoas, seja fisicamente ou por meio de emoções, mas nem todas preferem a mesma que você. Deixe tudo bem claro antes de qualquer coisa. Ame verdadeiramente quem daria o céu e a terra por você, e saiba que é muito difícil achar pessoas assim, dispostas a não te torturar.
As pessoas não fazem ideia de como até uma simples declaração para que todos vejam, já faria muita diferença. Ou um simples "Oi meu amor" pela manhã, mesmo que estejam distante, ou quem sabe aquela declaração pelo meio da tarde, que muitas das vezes você não da valor e por isso considera que ele(a) também, aquelas palavras vergonhosas de dizer, as vezes não devemos ter vergonha de quem amamos e te digo mais, palavras sim fazem diferença, assim como palavras que machuca ou nos ofende, há palavras que nos deixam felizes e mais seguros de nós mesmos.
Sabe todo aquele ciumes do seu(a) namorado(a), muita das vezes é para chamar sua atenção, para que você prove que também o ama ou está sempre pensando em vocês. Sabe algumas palavras desnecessárias que saem da boca pra fora, ou por simples mensagens. Muita das vezes é por falta da suas palavras.
Nós só podemos viver em paz, quando deixarmos as bobagens de lado, a timidez, o medo, entre outras coisas que atrapalha a felicidade. Fazer o que incomoda ele(a) só vai dar e trazer mais dor a vocês. E se não consegue parar de dizer algumas bobagens que machucam vocês, diga coisas que cure todos os machucados de vocês.
Seja feliz, seja besta e seja bobo; seja fresca as vezes; tenha medos e tenha sonhos; tenha desejo e seja desejado, diga palavras, escute-as também, de valor ao que diz e ouve; ame e seja amada; brigue e conserte; provoque, mas de prazer; xingue e demonstre carinho; confie e seja fiel mesmo brigados; mude o que outras pessoas podem tentar mudar; seja verdadeiro e seja sincera; tenha prazer em dizer tudo, tenha o prazer de ouvir e entender; lute pelo que é seu e não deixe que tomem, mas garanto que o que é seu, de fato ninguém separa; torne os dias mais limpos, mesmo quando estiverem chuvosos; explique-se e deixe que expliquem.
Ache seu lugar ao lado de quem você ama, e mostre o lugar de quem o ama, não viemos ao mundo para se perder, mas sim para saber como viver entre tanto caos.
Não tenho muito mais o que dizer, a não ser que nunca devemos sofrer, sem ao menos não se opor a entender. Veja rimou, e estou sorrindo por isso, mesmo que seja a mais simples das rimas.
Seja feliz em fazer alguém feliz, garanto que isso vai bastar e seu mundo vai mudar drasticamente. Obrigado por ler cada dessas palavras, fico feliz.
Foste no preto e no branco, e trouxeste na mente aquela ideia de mim. Já fazia seis anos, dos sorrisos benfeitos nos olhares, trejeitos e o coração nada ardil... Apego de zero a mil é paixão até o fim... amar tim-tim por tim-tim.
eai quando não quero aceitar uma idéia,
em alguns pontos começo a contrariar desnecessariamente #SQÑ neah, pq n faz meu tipo