Humanismo
Para termos o Humanismo, primeiro temos que estar convencidos de nossa própria humanidade. Quanto mais nos aproximamos da decadência, mais difícil isso se torna.
O conhecimento de humanismo é oriundo de raízes socialistas, que negam a necessidade de regeneração do homem como meio para tornar a pessoa boa e superar sua corrupção inata.
Deve-se cultivar uma perspectiva antropocêntrica, própria do humanismo, que deveria determinar toda questão de lógica e de ética na esfera dos poderes temporais.
embora o veneno do humanismo continue a ensurdecer a alguns nos tempos em que vivemos, a voz continua clamando no deserto e asseverando que: “O homem não é a medida de todas as coisas, não! - O antigo filósofo Protágoras se enganou redondamente”.
Cadê o espírito de solidariedade e de humanismo? Onde o sonho dessa tal de igualdade, de autonomia e de liberdade? Agora é cada um por si, e quem por todos? Cadê a coordenadoria de políticas públicas, o serviço social de assistência gratuita, os defensores da ordem e dos direitos humanos por mais justiça e dignidade, numa época como esta, onde o mundo inteiro está desmoronando?
É inacreditável perceber que em um mundo com um turbilhão de informações, a propaganda do lixo da politicagem barata e da imagem de campanhas publicitárias, ainda imperam. Será a vida apenas um palco para promover ações de empreendedorismo e das classes desfavorecidas? Porque se de outro modo, o objetivo é proporcionar uma reflexão e disseminação da cultura, não vai ser através de todo este lixo que iremos conseguir... ninguém aqui está mais na idade média para servir de cobaia de políticas alternativas que, quando muito, só visam lucros e visibilidade através das mídias. Até quando vamos ter que nos calar diante da tirania e da opressão social, entre nós mesmos, os da própria espécie? Para quem carregamos todas estas postagens de terceiros nas costas e por que? Do que se riem vocês? Estão de fato felizes? Qual é o motivo da gargalhada, nesta política de raiva, pandemias e crise?
Triste fim o nosso, nesta viagem através de ruínas, quando todo o esforço deveria voltar-se para a reflexão da essência, está voltado para o desrespeito a vida.
Num abismo ruiu o humanismo,
Perpetuou-se o sacrilégio,
Entre o maligno e a bondade,
Um eterno conflito cego.
Tudo se trata de solidariedade, humanismo. Nós vamos procurar balsas no mar e guiá-las para a liberdade.
"Alguns são contra! Mas, a porta do mundo para o humanismo e a felicidade ainda é Nosso Senhor Jesus Cristo...Salvador!"
É triste ver multidões em igrejas claramente orientadas por humanismo (satisfação de desejos egoístas), existencialismo (sentimentos como cerne da vida) e materialismo (benefício material baseado em humanismo e existencialismo), e não pelo Evangelho, onde Deus é o centro de tudo.
O pior do ser humano é quando externamente luta pelo humanismo e igualdade social, enquanto, por dentro se auto-abnega das diferenças que não lhes convém. E quando isso transborda externamente, o tal ser se torna uma entre as mais terríveis criaturas que já pisaram no mundo.
O humanismo do século XIV fora uma corrente filosófica que colocava os seres humanos como os mais importantes numa relação ou escala de prioridades, no centro do mundo. Foi através do movimento humanista que surgiu o Renascimento.
Quando foi que permitimos o robotismo reinar e o humanismo acabar? Vendam nossos olhos e tapam nossos ouvidos e bocas porque estamos estagnados. Viramos presa fácil de um ciclo vicioso onde o se importar deu lugar ao ignorar. Queremos revolução, mas não praticamos a ação e mudanças seguem paradas sem reação.
Movimento do mundo
O movimento do mundo é o capitalismo
Fica em segundo plano o humanismo
E em alguns países é o comunismo
Um mundo obscuro com disputas
E quanta gente sem ter a labuta
Para sobreviver sem uma culpa
O mundo pertence a elite global
O resto é escravidão em geral
É pouca gente com salário especial
Muita gente ganha o mínimo dos mínimos
NORMA SILVEIRA
-2022