Humanidade
Há mais mistérios entre o céu e a terra do que os grandes mistérios da humanidade. São dois mundos incognoscíveis, uma vez que estes mistérios nos ultrapassam, deixando inerte a nossa vã filosofia.
Sob o nível circunstancial da humanidade, está a água do mar sobre o nível exato da terra para servir de ensinamento à consciência inexata do homem. Onde a "medida", é o peso exato e nivelador para as consequências.
É engraçado como funciona a humanidade. Todo mundo reclama de falta de amor mas despreza e afasta aqueles que querem o teu bem!
A Esperança da Humanidade
A vida política, porém, veio como um trovão desviar-me dos meus trabalhos. Regressei uma vez mais à multidão.
A multidão humana foi a maior lição da minha vida. Posso chegar a ela com a inerente timidez do poeta, com o receio do tímido; mas, uma vez no seu seio, sinto-me transfigurado. Sou parte da essencial maioria, sou mais uma folha da grande árvore humana.
Solidão e multidão continuarão a ser deveres elementares do poeta do nosso tempo. Na solidão, a minha vida enriqueceu-se com a batalha da ondulação no litoral chileno. Intrigaram-me e apaixonaram-me as águas combatentes e os penhascos combatidos, a multiplicação da vida oceânica, a impecável formação dos «pássaros errantes», o esplendor da espuma marítima.
Mas aprendi muito mais com a grande maré das vidas, com a ternura vista em milhares de olhos que me viam ao mesmo tempo. Pode esta mensagem não ser possível a todos os poetas, mas quem a tenha sentido guardá-la-á no coração, desenvolvendo-a na sua obra.
É memorável e desvanecedor para o poeta ter encarnado para muitos homens, durante um minuto, a esperança.
Pablo Neruda, in "Confesso que Vivi"
Na minha incompletude, vacilo. Dentro da minha humanidade, peco. Carrego cada erro e cada farpa. No todo ninguém é tão feio, nem tão bonito.
O essencial para conviver com essa humanidade é apostar alto com a paciência. Sempre negando que concorda e concordando que discorda.
Lex: No universo dos gibis, quando você está destinado a salvar a humanidade, você está destinado a ficar sozinho.
Quando a humanidade
deixar de olhar
o própio umbigo,
vai passar a enxergar
a simplicidade nas
comunidades carentes...
esse é o verdadeiro
Natal!
A humanidade encontra-se em evolução contínua, e isto inclui voltar atrás, inclui enxergar além daquilo que se pode ver, e inclui pensar.
"Dessonhe" se for necessário. Sonhe novamente, e "dessonhe".
"Dessonhar" não é para qualquer um. "Dessonhar" pede coragem de admitir que aquele sonho não tem mais o porquê de ser sonhado. Então, "dessonhe", se for o caso.
Que graça teria a vida, se não fosse pelos sonhos, e "dessonhos"? Pelos amores e desamores, pelas curas e pelas dores?
O mundo está precisando de um abraco coletivo da humanidade. Por isso está tão solitário e carente. As pessoas se perderam e tentam se encontrar mesmo esbarrando-se entre si...
Após meio século de experiência, sei que a humanidade não pode ser libertada senão pela não-violência. Se bem entendi, é esta a lição central do cristianismo.
A humanidade começa a regredir quando as coisas feitas por interesse são mais incríveis do que as coisas feitas por amor.
Parece que o mal está pretendendo dominar a humanidade.
Tempo de rezar muito, pedindo a interferência de Deus.
Senhor, afasta o mal da humanidade !