Honra
O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra.
A verdade que honra e dignifica é aquela que dizemos mesmo quando nos prejudica e depõe contra nós... afinal, quando é fácil fazê-lo, até um grande mentiroso diz a verdade.
Pessoas pequenas vivem a derrubar os outros no chão, pessoas grandes te darão um lugar de honra na sua mesa e no seu coração.
Não o temor a Deus, mas a manutenção de nosso sentimento de honra e de obedecer à própria consciência. As pessoas seriam muito mais nobres e melhores se, no fim de cada dia, pudessem rever o próprio comportamento e pesar o que fizeram de bom e de mau. Automaticamente tentariam melhorar a cada manhã e, depois de algum tempo, com certeza realizariam muita coisa. Todo mundo pode seguir essa receita, não custa nada e é utilíssima. Os que não sabem terão que descobrir por experiência própria que uma consciência tranquila dá forças às pessoas.
Não há vergonha tão grande que faça o mais nobre imperador da Terra abaixar a cabeça ou honra tão grande que faça o mais miserável dos homens andar de cabeça erguida.
Nota: Adaptação de um trecho do livro "Príncipe Caspian" de C.S. Lewis.
O tolo busca prestígio imerecido, precedência entre os monges, autoridade sobre mosteiros e honra entre chefes de família.
O maior tesouro que quero deixar de herança para os meus filhos, netos e bisnetos é a minha honra, integridade e caráter.
Jogam leis e princípios no vácuo da ignorância e fazem falir a honra e o direito, os que renegam deveres.
A honra existe para criar soldados para a guerra, onde os patriotas se encontram para matar e morrer.