Homem versos Mulher
Se é valente, como é, para morrer a um homem que luta contra preconceitos, é ainda bravo para recusar briga e ainda recusar se render ao usurpador.
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. (Gálatas 6.7)
Nada prova de forma tão conclusiva a capacidade de um homem conduzir os outros como o que ele faz dia a dia para se guiar.
É cada homem idiota e machista que a gente encontra por aí que quando chega em casa tem até que fazer uma oração.
Com efeito, o homem corajoso não é aquele que realiza corajosamente todos os atos da vida. É o aluno que, apesar da repugnância, obriga-se a levantar para procurar uma palavra no dicionário, que acaba sua tarefa apesar do desejo de descansar, que termina a leitura de uma página tediosa.
Sua capacidade de análise e de juízo está assentada sobre o seu coração. Por isso, o homem de má vontade é também um homem com debilitada capacidade de raciocinar sobre a realidade.
A inteligência é imparcial: nenhum homem é seu inimigo; nenhum é seu amigo. Todos são seus professores.
‘’Quanto maior for a elevação da inteligência de um homem mais ele terá dúvidas e questionamentos sobre a vida, ao contrário do ignorante que finge saber de todas as questões e ter todas as respostas para todos os assuntos. Um homem inteligente sabe que é ignorante e limitado da sua capacidade por isso busca evolução, já o homem ignorante vive em uma bolha e é incapaz de evoluir e prosperar para a elevação do seu ser’’.
"Que espécie de homem é então o senhor? Pede-me que seja sensato e comporta-se da maneira mais insensata que se pode imaginar"
"A cabeça do homem comum está abarrotada de idéias recebidas por inércia, compreendidas pela metade, desvirtualizadas, abarrotada, portanto, de pseudo-ideias."
Muitos adolescentes se acham invencíveis. Não como o Super-Homem, mas no sentido que te leva a pensar que pode deixar seus sonhos para amanhã.
"O homem procura adotar para si mesmo, da maneira que melhor convém, uma imagem do mundo simplificada e inteligível, depois tenta substituir por esse seu pequeno cosmo o mundo real em que vive, sobrepujando este último."