Homem Trabalhador
Redação do Trabalhador no ENEM
“A educação é fundamental, é a chave para que o Brasil se torne de fato um país desenvolvido” (ROUSSEFF, Dilma. 2010). Ideia atraente em palavras e, disto, decorre a falsificação da realidade, bem como o seu mau-uso nesta mesma realidade.
Falando em realidade, nos atentemos a ela. Sábado e domingo, fiscalizando o Enem, deparei-me com o seguinte paradoxo: o trabalhador quer mudar de vida através da educação (nada mais bonito de se constatar). Entretanto, como mudará de vida através dela – da educação - se no dia anterior trabalhou o dia ou a noite inteira e, naqueles dois dias, estava diante de uma prova de 90 questões por dia (além da redação no domingo)?
Com a licença de uma amiga a qual comentei isto, reproduzirei parte de nossas trocas de ideias. Ao comentar o caso, ela me disse que “a pessoa tem que estar focada, mas não tem como desistir. A superação é maior do que a realidade permite, a pessoa tem que se superar pra depois não se arrepender”. Pois bem, “focada”, o “foco do indivíduo”, “a força de vontade”. Isto é o que o Capitalismo auxiliado pelo pensamento Liberal faz alguns pensarem, pensar que só depende da pessoa e, desta maneira, se consegue, heroísmo e dotado de grande força de vontade, se não consegue, preguiçoso e sem falta de vontade própria, não se superou, fracassado. A amiga também disse da negociação entre trabalhador e patrão. Como haver negociação favorável ao trabalhador se o mesmo se encontra em desigualdade. Como esperar conciliação se há interesses divergentes? O governo não deve esperar negociação, ou melhor, não deve esperar “a falsificação de uma falsa negociação”, uma falsa conciliação. Meu pai é empresário, e pelo que lhe conheço, sei que liberaria – até orgulhosamente – seu funcionário caso ele pedisse folga no dia anterior à prova para “preparar-se melhor”. Porém, e se um dia lhe ocorrer de não “conciliar” o seu interesse com o de seu trabalhador? E se o seu trabalhador não tiver audácia – sim, pois para alguns empresários, tal pedido seria encarado assim – de pedir-lhe a liberação? Não há conciliação de interesses entre patrões e empregados. Não há conciliação entre capital e trabalho. Não se deve esperar a boa vontade do empresário. Desta boa vontade, o “inferno” está cheio. O governo, que se propõe ao lado do trabalhador, deve, de fato, defender seus interesses.
Fracassados? Voltando a realidade daqueles dois dias, percebi que as duas senhoras que declararam ser trabalhadoras – uma, inclusive, trabalhando à noite inteira numa cozinha porque não atendida pelo patrão quando pediu uma “folga” – não estavam em mínimas condições físicas e psicológicas de fazer a prova. Sentadas na cadeira, lutavam pra manter os olhos abertos e fixos nas questões. No insucesso, uma delas entregou-se aos cochilos por várias vezes e a outra suspirava fundo, andava um pouco no corredor, ia ao banheiro, lavava o rosto – inclusive, me perguntando se, em algum lugar, conseguiria café, o que respondi em poucas (e dolorosas) palavras, como me foi incumbido, que não tinha conhecimento uma vez que era a primeira vez trabalhando ali.
O que constatei observando as duas senhoras é que não, estas duas senhoras e mais milhares de outros trabalhadores não são fracassados, já são vencedores somente ao se proporem mudar socialmente pela educação, não podendo ser culpabilizados pelas condições que não lhes eram favoráveis, como foram a mim quando fiz a prova, descansado, sem ter trabalhado no dia anterior ou em quaisquer outros dias, ou seja, minhas condições - e a de vários “concorrentes” das duas senhoras naquele dia - era de preparo físico e psicológico, além de, é claro, teórico. (Estou aqui falando somente da preparação física – e, até certo ponto, psicológica - do trabalhador que é o imediato do exame. A preparação em outro sentido, qual seja nos conteúdos, é algo mais complexo pra caber neste pequeno texto, mas igualmente importante.)
Além disso, constatei também que não se pode restringir algo que se propõe – e deve ser de fato – universal: o acesso à educação. Não falo da igualmente ridícula “concorrência em igualdade de condições”. No acesso à educação que se pretende universal, não há concorrência, caso contrário e obviamente, não é universal. Falo, pelo menos neste pequeno texto e mais imediatamente, de um caso dentre as diversas condições desfavoráveis ao trabalhador no acesso à educação, condições estas, falsificadas por frases de efeito, ideais e raras histórias de “superação pessoal”.
Mais uma vez, voltando à realidade, a trabalhadora que tentou ficar acordada o tempo todo, por fim e vencida pelo cansaço, desiste de terminar a prova, desiste no meio de sua redação. Frustrada e cabisbaixa, desenha, cochila, desenha, cochila, desenha, coch... E o governo, que se diz preocupado tanto com a educação - encarando-a como indispensável pr’uma mudança social - quanto com os trabalhadores – haja vista que o Partido dos TRABALHADORES está à sua frente – nada faz nesta lamentável situação. Contraditório, não?
O TRABALHO DO DEUS TRIÚNO E DA IGREJA
Primeiro de maio é o Dia do Trabalhador,
Que me faz lembrar do Deus Criador.
Sendo Triúno, trabalham juntos, não é centralizador,
Um lindo universo criou, que proclama seu poder e amor!
Falando de Si e do Pai, Jesus Cristo afirmou:
"Meu Pai trabalha até agora, e Eu trabalho também".
Se Deus trabalha, trabalho é coisa boa,
Errado, meu amigo, é viver atoa!
Podemos nos perguntar: Qual o trabalho de Deus?
Deus, em santo amor, cria, sustenta e a tudo governa;
Não cai uma folha no chão sem sua permissão;
A História humana dirigirá até sua completa consumação.
O maior trabalho de Deus é a obra da Salvação.
Seu Único e Amado Filho, encarnado, à terra enviou,
O qual por três anos, por todo lugar o Evangelho pregou,
Mas foi na cruz que sua Obra Maior por nós realizou:
Jesus, substituto nosso se fez;
Nossos pecados sobre si tomou,
Nosso castigo em nosso lugar sofreu,
E a Justiça Divina por completo satisfez!
Sepultado, por três dias no túmulo ficou,
Mas ao terceiro dia, com glória ressurgiu;
Quarenta dias na terra ainda ficou,
E a fé dos Seus discípulos solidificou!
Mas o trabalho de Jesus Cristo nisto não parou:
Ainda na terra, o Consolador, enviar, prometeu;
Assunto aos céus e, à direita do Pai, exaltado,
Noite e dia, junto ao Pai, por nós tem clamado!
Dias depois, por ocasião da festa de Pentecostes,
A promessa do envio do Consolador cumpriu:
Aos Seus discípulos com o Espírito Santo batizou,
Com Poder capacitou, pro Evangelho pregar em todo lugar!
Igreja, desperta! É tempo de Trabalhar e trabalhar!
Crente, desperta! É tempo do Evangelho anunciar!
Que neste Dia do Trabalhador, lembremos do nosso Senhor,
Que na Sua seara nos mandou trabalhar enquanto a noite não chegar!
Para finalizar, uma coisa importante quero lembrar:
Deus é um Justo Patrão, e ao trabalhador fiel recompensará.
Daí Paulo, o maior dos Apóstolos, nos exortar:
Sedes firmes, constantes e sempre abundantes na Obra do Senhor!
SEJA GENTIL!!!
Atrás de todo trabalhador, seja ele empresário, colaborador ou autônomo…
Existe um Ser Humano, assim como você, apenas querendo cumprir o compromisso que lhe foi dado, ficar em Paz e se possível, ser Feliz
Não adianta tentar motivar um trabalhador sem melhorar sua condição de ganho.
Piso, parede e teto em boas condições.
Com uma frequência sempre maior, a vida do trabalhador é transformada num inferno, porque as organizações das empresas se preocupam em multiplicar a quantidade de produtos, mas não dão a mínima para a felicidade de quem os produz.
No Brasil é tanto bolsa isso, bolsa aquilo... Pé de meia... Que o trabalhador está ficando de bolsos vazios e descalço enquanto as meias sem pares vão sendo jogadas fora!
Quando o Trabalhador se organiza para exigir humanidade dos exploradores: são discriminados e denominados socialistas, querem que o escravo moderno aceite sua condição sem reivindicar melhorias - e para finalizar - usam a religião que mantém o pobre no comodismo a espera do paraíso em outro mundo.
Mas existe um paraíso pra quem não luta pela vida!?
Durante longas décadas fomos acorrentados por [um] sistema sob o qual nenhum trabalhador podia abandonar o trabalho por sua própria vontade. E o regulamento do passaporte também prendia todos a lugares específicos. E a moradia, que não podia ser vendida, nem trocada, nem alugada.
Mundo distópico, onde corruptos com posses são tratados com honra, mas o trabalhador honrado é tratado como corrupto; onde homens perversos são coroados como reis e tiranos são chamados de vossas excelências, mas os verdadeiros heróis e benfeitores são mortos e esquecidos; onde valoriza-se mais a quantidade das coisas, quando o real valor está na qualidade; onde a aparência é mais estimada do que o caráter.
Mas, incongruentemente questiona-se a Deus o porquê de tantas injustiças.
Numa sociedade sem valores, o honrado trabalhador sem recursos é tratado como corrupto, mas o corrupto com recursos é tratado com honra.
A VIDA DO PROFESSOR
Merece todas as homenagens
Exemplo de trabalhador
Não lembre-se apenas dele
No Dia do Professor
Pense na luta suada
Trabalhando sem valor.
Esse tempo de pandemia
Não tem hora de trabalhar
Dando suas aulas remotas
E tem que se desdobrar
Vai até meia a noite
Precisando planejar.
Muitos não valorizam
O trabalho dedicado
E se cobra seus direitos
Ainda é criticado
E o professor se cala
Pra não ser prejudicado.
Professor é o alicerce
Para qualquer formação
Querendo fazer o melhor
Na luta da educação
Ele trabalha com amor
E toda dedicação.
Imagine a luta árdua
Nesse tempo de pandemia
Esquece até da casa
Vivendo nessa agonia
Para fazer seu papel
Não tem hora e nem dia.
E chegara os desafios
Precisando se transformar
Correndo atrás de recursos
Para poder trabalhar
Era um tal de links
Para se conectar.
Imagine as plataformas
Muitos nem tinham noção
A correria maluca
Não faltou motivação
A noite o cansaço acumulado
Mas precisava de motivação.
Queridos lustres colegas
Aos que estão aposentados
Nossa luta foi grande
Sempre fomos dedicados
Aos que estão na luta
Sejam todos homenageados.
Autoria- Irá Rodrigues
Bom dia!
O nosso dia amanheceu lindo... É um dia especial: dia 1º de maio, dia do Trabalhador/a, Dia do Trabalho, Dia de São José Operário, feriado no Brasil... Como é bom se ocupar, ter uma profissão, ter um trabalho... Neste dia, gratidão a Deus por todos os trabalhadores/as! Umas prece especial pelos desempregados, que tanto necessitam de um trabalho...Feliz dia!
O nordeste não é para os fracos
É pra cabra macho, mulher arretada, povo trabalhador
Quem não conhece a tua história
Nem reconhece a tua luta
Não conhece o seu real valor.
Nunca entendi porque os demonizadores do empregador, vendem-se como defensores do trabalhador. Esse é um dos raros casos em que a virtude é corrompida.
O ódio ao empregador estende-se ao trabalhador. Ou é razoável que alguém queira colher frutos de uma árvore atacando sua raiz?
Não perca sua família para o seu trabalho
Todo trabalhador tem que ter limites.
Existe aquele trabalhador que faria de tudo para está com sua família e existe aquele que tem condições de ficar e não fica, se mata de trabalhar, sente mais saudade do trabalho do que de casa, bem, pelo menos é o que parece, mediante as atitudes.
Perde-se muito tempo para perceber que a finalidade é viver para família e não para o trabalho, isso quando percebem.
Pessoas que se matam de trabalhar, não notam quando outro está mal, não ver de perto os filhos crescerem, perde o mais importante da vida, o aconchego do lar.
Família é prioridade é aconchego, amor e respeito.
"Quem procura trabalho é trabalhador
Quem procura sofrimento é sofredor
A verdade é rompante
Nada tem de elegante
A verdade não doura a dor"
☆Haredita Angel