Homem Palavra
"O Que Te Faz Amarelo"
Talvez o homem pense no fim
porque o fim é a única coisa
que ele acredita conhecer.
O erro parece concreto.
A queda parece próxima.
A dor sempre encontra um jeito
de bater primeiro na porta.
Mas a fé…
a fé é estranha.
Ela nasce justamente
onde os olhos não alcançam.
É a coragem de enxergar jardim
em uma terra ainda seca.
E talvez por isso
devamos pensar no bom.
Não por ilusão.
Mas porque a alma também se alimenta.
Quem passa a vida
conversando com a escuridão
acaba aprendendo sua língua.
Mas quem procura beleza,
mesmo em dias partidos,
começa lentamente
a produzir luz.
Van Gogh encontrou o amarelo
e transformou solidão em sol.
Mozart encontrou melodias
e fez o silêncio respirar.
Há pessoas que encontram o mar.
Outras encontram livros.
Algumas encontram alguém.
E existem aquelas
que encontram pequenos instantes
capazes de impedir
o coração de desistir.
Talvez viver seja isso:
descobrir o que te ilumina
e proteger isso do mundo.
Porque no instante
em que você encontra
o que te faz feliz…
a vida inteira
fica mais brilhante.
Como descobrir se o marido trai? Olha, homem é bicho burro. Deixa rastros em tudo o que faz. Só não descobre se não quiser.
Se um homem não pode corresponder aos sonhos e anseios de uma mulher deixe-a livre. Porque em algum lugar do tempo ou da vida ela encontrará aquele que pode e quer assumir todos os riscos.
Quando uma mulher conhece um homem ela deixa de querer o moleque e quando uma mulher conhece uma mulher ela pode deixar de querer um homem.
A potência intelectual de um homem se mede pela dose de humor que ele é capaz de usar.
Nota: Citação atribuída. Autoria não confirmada.
...Mais“O dia em que uma máquina substituir a inteligência humana será o dia em que o homem já tiver desistido de pensar.”
O homem é naturalmente livre e quer sê-lo, mas sua natureza é tal que se amolda facilmente à educação que recebe
O homem nasce bárbaro. Redime-se da condição de besta cultivando-se. A cultura nos transforma em pessoas; e tanto mais, quanto maior for a cultura. Por isso, a Grécia pôde chamar o resto do mundo de bárbaro. A ignorância é rude e
grosseira. E até a sabedoria é áspera quando carece de polimento. Não é apenas a inteligência que devemos apurar, mas também nossos desejos e principalmente nossa conversa. Alguns exibem um esmero natural tanto nas qualidades interiores quanto nas exteriores, tanto nos conceitos quanto nas palavras, tanto no adorno corporal (que é como a casca) quanto nos dons espirituais (o fruto). Já outros são tão brutos que embaçam tudo, até suas qualidades superiores, com um intolerável desasseio bárbaro.
Comportar-se sempre como se fosse observado.
Um homem atento percebe que é ou será visto. Sabe que as paredes têm ouvidos e que o que é malfeito acaba por ser conhecido. Mesmo quando está só, comporta-se como estivesse à vista de todos, e sabe que tudo será conhecido. Considera agora como testemunhas aqueles que pela notícia o serão depois. Não se incomoda de ser observado até dentro e sua casa aquele que deseja que todos o notem.
A matemática, senhora que ensina o homem a ser simples e modesto, é a base de todas as ciências e de todas as artes.
Para o homem, a mais alta realização é ser capaz de fazer.
Lembre-se de você mesmo, sempre e em toda parte.
Se você sabe que isso é mal e, apesar de tudo, o faz, comete um pecado difícil de redimir.
O verdadeiro sinal de que um homem é bom é ele amar seu pai e sua mãe.
Só ajude aquele que não é um ocioso.
Não julgue um homem pelo que falam dele.
Junte a compreensão do Oriente e o saber do Ocidente, e em seguida, busque.
Se quiser aprender a amar, comece pelos animais; eles são mais sensíveis.
Durma pouco sem se queixar.
Vale mais ser temporariamente um egoísta do que nunca ser justo.
Ensinando aos outros, você mesmo aprenderá.
Feliz aquele que tem uma alma. Feliz aquele que não a tem. Infelicidade e sofrimento para aquele que só tem a semente dela.
A esperança inquebrantável é força.
A esperança mesclada de dúvida é covardia.
A esperança mesclada de temor é fraqueza.
Aqui não há russos, nem ingleses, nem judeus ou cristãos. Há somente homens que perseguem a mesma meta: tornarem-se capazes de ser.
Nenhum homem pode banhar-se no mesmo rio duas vezes... Pois na segunda vez o rio não é mais o mesmo nem tão pouco o homem.
A liberdade do homem não é um mal, mas um bem. O mal está no uso dessa liberdade para fins afastados do bem superior. O que não se pode deixar de considerar é que toda e qualquer posição que negue a possibilidade de uma retribuição extraterrena coloca o homem em situação de máxima perplexidade, que só o pode levar do pessimismo ao desespero.
